Troféu Equinócio da Palavra

Corredor Literário na 49ª Expofeira entrega Troféu Equinócio da Palavra

Nesta quinta-feira, 6, na Tenda Multicultural da 49ª Expofeira Agropecuária do Amapá, às 20h, ocorrerá a cerimônia de entrega do Troféu Equinócio da Palavra, que este ano será concedido a 10 poetas e escritores representantes de entidades distintas. A solenidade contará com a presença do governador Camilo Capiberibe.

A Tenda Multicultura, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está funcionando todos os dias, com muita música, declamações, apresentações de teatro, palhaços, exposição literária, exposição fotográfica, uma minibiblioteca e muitas outras programações.

Troféu Equinócio da Palavra 2012

O Troféu Equinócio da Palavra nasceu em 2011, por meio de uma tomada de posição do governador Camilo Capiberibe, quanto a um segmento que tem atuado incansavelmente para conquistar leitores e mostrar o talento amapaense na escrita, a literatura.

Para esta segunda edição, a escolha se deu por intermédio de indicação da sociedade civil organizada em entidades que atuam no Estado do Amapá, formalizadas ou não, mas que tem conquistado um espaço de atuação importante na promoção da literatura.

Recebemos a indicação de vários poetas que estão começando no mundo da literatura, que mantêm encontros periódicos e ainda trocam poesia nas redes sociais, estimulando a internet como promotora do livro e da literatura. Ao lado da juventude, temos a poeta Glória Araújo, uma senhora que traz uma poesia que brinca com as temáticas e ousa nas metáforas. Isso demonstra o acerto da realização desse Corredor pelo governo estadual, para contribuir no processo de empoderamento desse setor”, explica a coordenadora do Corredor Literário e membro do grupo Abeporá das Palavras, Carla Nobre.

A professora Zaide Soledade, que representa o que há de melhor na esperança de um Amapá mais leitor, também será homenageada. Ela é uma intelectual que tem dedicado a sua vida para conquistar leitores, através da contação de histórias e de seu trabalho na Confraria Tucuju.

Os homenageados

– Aline Monteiro
– Glória Araújo
– Ibis Amazonas
– Janete Lacerda
– Jonas Teles
– Lara Utzig
– Luiz Alberto Guedes
– Lulih Rojanski
– Tiago Quingosta
– Zaide Soledade

(Texto: Rita Torrinha/Secult)

  • Inexprimível e desavergonhada a minha felicidade ao ler estes comentários da Ana Francelina, vulgo “mãe postiça” e da escritora, salve salve, Alcinéa Cavalcante. Ana, obrigado por sempre me apoiar e não ter medo nem das minhas poesias mais doentias. Risos. Não há muito que se falar de Alcinéa, que é esse corpo luminoso da nossa galáxia, brilho eterno né?!

    • Gostaria muito de publicar teus poemas no Chá das Cinco aqui do blog. Espero tua autorização ou então vou “fuxicar” para a Ana rssss

  • Parabéns pra todos, em especial para o meu filho “postiço” Tiago Quingosta, você merece garoto.

    • Então parabéns pra você também.
      Conheço algumas poesias do Tiago Quingosta e posso dizer que ele é muito talentoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *