Senador Randolfe participa em Portugal das comemorações do Bicentenário da independência do Brasil e dará aula na universidade de Coimbra

O senador do Amapá, Randolfe Rodrigues (Rede) desembarca no próximo dia 21 em Portugal para atividades em comemoração ao Bicentenário da independência do Brasil, junto com o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco.

Será o primeiro grande ato em comemoração aos 200 anos do Brasil independente. Os parlamentares irão a Coimbra tratar com o prefeito da cidade e com o reitor da Universidade, entre outros. Em seguida, vão a Lisboa, para encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Na universidade, Randolfe dará uma aula sobre o livro “Vozes do Brasil”, que traz 20 panfletos que circularam no país entre 1820 e 1824, período em que o Brasil lutou e consolidou a sua independência de Portugal.

“O livro é praticamente uma certidão de nascimento do Brasil”, explicou o senador que também é historiador. “Os panfletos tiram a política dos poderosos e ajudavam a construir uma esfera pública. Era uma ferramenta importante para levar temas políticos para todos os cidadãos, para formar opinião”, completou.

(Carla Ferreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *