A equipe do governo Clécio

Na sexta-feira, 13, o governador Clécio Luís empossou 49  gestores que irão conduzir as secretarias, autarquias, agências, fundações e institutos estaduais. O time ainda não está completo. Falta, por exemplo, nomear e empossar secretário de Estado da Segurança Pública, dentre outros.

Veja os que já tomaram posse:

1. Sandra Casimiro –  Secretaria de Estado de Educação
É pedagoga formada pela Universidade Federal do Amapá com especialização nas áreas de Coordenação Pedagógica e Avaliação e Planejamento de Políticas Públicas.
Sandra é servidora pública do Governo do Estado e da Prefeitura de Macapá. Ao longo de sua carreira, foi secretária e subsecretária de Educação de Macapá e atuou como coordenadora do Plano Municipal de Educação de Macapá.

2.  Jesus Vidal – Secretaria de Estado de Fazenda
Economista, bacharel em Direito, especialista em Gestão Fazendária e Direito Tributário, é servidor de carreira da Secretaria de Estado de Fazenda, como fiscal de Tributos. Foi secretário de finanças na Prefeitura de Macapá, de 2015 a 2020, e secretário de Fazenda da Prefeitura de Santana, em 2020 e 2021.

 3. Silvana Vedovelli – Secretaria de Estado de Saúde
É enfermeira, com especialização nas áreas de Obstetrícia e Gestão em Planejamento e Recursos do SUS. Foi secretária de saúde de Macapá e coordenadora do enfrentamento à Covid-19 na capital.
Ao longo de sua carreira, Vedovelli reuniu vasta experiência no trabalho junto às mulheres, crianças e no atendimento às necessidades básicas de saúde no Amapá. 

4. Cel. Adilton de Araújo Corrêa – Comandante-Geral da Polícia Militar:
Com mais de 25 anos na carreira militar, já exerceu as funções de comandante do 4º Batalhão (Santana), 11º Batalhão (Vale do Jari) e 13º Batalhão (Mazagão). Na Polícia Militar, também foi diretor-adjunto de pessoal; corregedor-adjunto e presidente do Conselho de Ética.  Foi chefe do Gabinete de Segurança Institucional,em 2022. 

5.Nair Mota Dias – Controladoria-Geral do Estado (CGE)
Com bacharel em Ciências Contábeis e mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas, é servidora efetiva do quadro técnico da Unifap. Em sua experiência na Prefeitura de Macapá, foi controladora-geral e secretária municipal de Transparência. 

6. Coronel Alexandre Veríssimo – Comandante-Geral do Corpo De Bombeiros Do Amapá:
Sua trajetória no Corpo de Bombeiros iniciou em 1994. Ao longo desse período na corporação, foi comandante da Companhia de Comando e Serviço; do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; da 1ª Companhia do Comando Operacional da Capital; e subcomandante dos Batalhões de Busca e Salvamento e Combate a Incêndio.
Também foi chefe da Divisão de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil; do Centro de Comunicação Social; e diretor de Inteligência e Operações.

7. Secretaria de Estado de Comunicação: Ilziane Launé
Graduada em Comunicação Social, é jornalista e pós-graduanda em Gestão Corporativa e Tecnologia. Já atuou como repórter de TV, de rádio, de jornal impresso e internet. Foi assessora de comunicação no Tribunal de Contas do Estado, no Tribunal Regional Eleitoral, no Tribunal de Justiça do Amapá. Também foi secretária de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

8. Gabinete Civil: Richard Madureira Da Silva
É administrador e já atuou como assessor parlamentar do Senado Federal; no Gabinete do senador Davi Alcolumbre e como diretor-presidente da Fundação Bioparque da Amazônia.
Já foi secretário municipal de Assistência Social e de Cultura e secretário de Estado de Turismo. Em Santana, já cumpriu mandato como vereador, foi secretário municipal nas pastas de Assistência Social e de Comunicação, além de coordenador municipal de Juventude. 

9. Secretaria do Bem Estar Animal: Laudenice Monteiro
Realiza trabalho filantrópico com animais desde 1999. É empreendedora e fundadora da ONG Anjos Protetores, uma das principais organizações do estado voltada ao resgate e doações de animais. Criada há mais de 10 anos, a ONG, já resgatou, tratou e doou mais de mil animais.  

10. Gabinete de Segurança Institucional (GSI): Cel. Elvis Murilo Lau De Azevedo
Dentre as principais funções exercidas na Polícia Militar do Amapá, estão: subcomandante do Batalhão de Radiopatrulhamento Motorizado-BRPM e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Também foi comandante do 8°Batalhão (zona sul de Macapá); corregedor-geral; corregedor-adjunto; chefe-adjunto do gabinete Militar da Sejusp; assessor jurídico militar do comandante-geral e, atualmente, chefe da Assessoria Jurídica da PMAP. 

11. Secretaria de Estado de Planejamento: Jorge Pires
É advogado, especialista em Direito Educacional e mestrando em Gestão Pública. É professor universitário e já ministrou as disciplinas de Direito Civil, Direito Empresarial e Direito do Consumidor. Atuou como secretário de Governo da Prefeitura de Macapá (2016 a 2020).

12. Secretaria de Meio Ambiente: Taísa Mendonça
Advogada, pós-graduada em Processo Civil e Direito do Trabalho.  Foi corregedora-geral e procuradora-geral da Prefeitura de Macapá e assessora de gabinete da vice-presidência do Tribunal de Justiça do Amapá.

13. Secretaria de Estado de Infraestrutura: David Covre
Arquiteto e urbanista, especialista em Estruturas e Fundações. Sua experiência tem ênfase em projetos e obras. Foi secretário de obras da Prefeitura de Macapá em 2019 e 2020, período em que esteve à frente de um dos principais programas de gestão. 

14. Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá- Hemoap: diretor-presidente Eldren Silva Lage
Formado em Biomedicina e especialista em Vigilância em Saúde, é servidor de carreira do Governo do Amapá e da Prefeitura de Macapá. Foi coordenador de controle da malária, dengue e vigilância em saúde do estado, ainda como coordenador de laboratório, subsecretário de atenção à saúde e secretário municipal de saúde de Macapá.

15. Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap): diretor-presidente Cirilo Simões Filho
É administrador, pós-graduado em Agenciamento de Inovação Tecnológica. Professor universitário e consultor empresarial. Foi gestor em instituições de ensino superior. Também atuou como coordenador no Amapá da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi diretor do Departamento de Informática da Unifap e assessor especial na Prefeitura Municipal de Macapá.

16. Secretaria de Estado de Cultura: Clícia Vieira Di Miceli
Geógrafa, professora da rede estadual, mestre em Estudos de Fronteira, com ênfase em Relação Cultural. Atua como produtora cultural de espetáculos artísticos com olhar no fortalecimento da identidade regional há 15 anos.

17. Fundação Saúde: Gisela Cezimbra
Graduada em Enfermagem, é especialista em processos educacionais na Saúde. Atuou por 13 anos como enfermeira assistencialista em Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal. Também foi coordenadora de cirurgia por videolaparoscopia em um hospital da rede privada do Amapá. Toda a carreira profissional oportunizou a experiência de secretária de Saúde da Prefeitura de Macapá.

18. Secretaria de Estado de Transporte: Valdinei Amanajás
É advogado  pós-graduado em direito previdenciário. Ao longo de sua carreira, já atuou pelos movimentos sindical, eleitoral e na área empresarial. Na administração pública, já esteve à frente da Procuradoria Jurídica da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e da Empresa Municipal de Transportes Urbanos de Macapá (EMTU). Também foi secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional e diretor-presidente da Caesa.

19. Rádio Difusora de Macapá: Ana Girlene Oliveira
Jornalista, policial civil, com especialização em Políticas Públicas. É fundadora e apresentadora do programa de rádio Café com Notícia. Atuou em comunicação institucional na Câmara dos Deputados e, nos últimos dez anos, no Ministério Público do Amapá. 

20. Junta Comercial do Amapá: Alberto Alcolumbre
É advogado desde 2004, com pós-graduação em Direito do Trabalho. Já atuou nas áreas Civil, Trabalhista, do Consumidor, Eleitoral e Criminal e foi chefe de núcleo na Defensoria Pública do Amapá.

21: Secretaria de Estado de Assistência Social: Aline Gurgel
Bacharel em Direito com especialização em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades. Já foi vereadora de Macapá, secretária de Mulheres do Amapá e deputada federal, sendo coordenadora da bancada federal do Amapá.
Na Câmara Federal, foi vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família, além de coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância na Região Norte.

22. Secretaria de Mobilização e Participação Popular: Dejalma Espírito Santo
É Administrador e articulador político. Em sua experiência profissional, foi tesoureiro da Pastoral da Criança, e, na Prefeitura de Macapá, foi secretário de Mobilização Popular, de Coordenação das Prefeituras e subsecretário de Governo. 

23. Departamento Estadual de Trânsito: Rorinaldo Gonçalves
Bacharel em Direito, ingressou na Polícia Militar do Amapá em 1989, onde construiu sólida carreira. Atualmente, é agente credenciado e instrutor de trânsito e examinador de prova prática. Foi coordenador da Operação Lei Seca
Atuou no Detran como assessor técnico de Processos Administrativos de Suspensão/Cassação de CNH e presidente da Comissão de Defesa Prévia.

24.Sistema Integrado do Atendimento ao Cidadão (Super Fácil): Renata Apóstolo Santana
Graduada em Pedagogia, tem mais de 20 anos de experiência na área. Foi professora da Educação Básica no Estado, já atuou como secretária Municipal dos Direitos da Mulher de Pedra Branca do Amapari; foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; e secretária de Estado de Políticas Para Mulheres do Amapá. 

25. Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel): José Rudney Cunha
É bacharel em Recursos Humanos, em Ciências Políticas e em Administração em Marketing. Já foi secretário de Estado de Desporto e Lazer, responsável por coordenar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do esporte amapaense. Já trabalhou como secretário parlamentar, consultor político, e secretário de gabinete na Assembleia Legislativa.

26. Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres: Adrianna Ramos
Advogada, especialista em Direito Penal e Processo Penal. É defensora e ativista dos direitos da mulher. Em sua carreira, já foi procuradora titular da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Macapá, fundadora da Associação das Mulheres Advogadas do Amapá e diretora de Assuntos Legislativos do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias/Amapá. Foi quatro vezes eleita como vereadora da capital amapaense. 

27. Polícia Científica: Marcos Aurélio Ferreira
É engenheiro civil, especialista em ciências forenses, perito criminal de carreira da Politec. Já foi pesquisador do laboratório de estruturas e materiais estruturais da escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Já atuou na Gestão Pública como secretário de obras de Pedra Branca do Amapari e foi coordenador da Polícia Científica, em Santana.

28. Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Amapá (Fcria): Luís Eduardo Garcez Oliveira
Advogado e administrador, é bacharel em Teologia, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Desenvolve ações voluntárias há mais de 10 anos no grupo Missão Jovem – do qual é líder – que atende de forma voluntária crianças e adolescentes. 

29. Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa): André dos Santos Abdon
É graduado em Engenharia Florestal.Tem experiência nas áreas de desenvolvimento e abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Macapá. Também foi diretor na Secretaria de Meio de Macapá. É funcionário público de carreira da Prefeitura de Macapá e deputado federal, sendo eleito por dois mandatos consecutivos no Amapá.

30. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR): Kelson de Freitas Vaz
É técnico agrícola, já atuou como técnico em extensão do projeto homem e meio ambiente na Amazônia – em Mazagão. Também desenvolveu um projeto de Manejo Florestal e Piscicultura, na localidade de Lontra da Pedreira, em Macapá. Já foi chefe do gabinete civil do Governo do Estado; gerente-geral do Projeto Castanha, na Região Sul do Amapá; secretário municipal do Meio Ambiente; e assessor parlamentar.

31. Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete): Ezequias Costa Ferreira
Bacharel em Administração, foi secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo; diretor-presidente da Fundação Bioparque da Amazônia.
Também já atuou em órgãos da Prefeitura de Macapá, como a Macapatur e a Procuradoria-Geral do Município. Foi membro dos Conselhos Estaduais do Trabalho, Emprego e Renda; e de Assistência Social.

32. Amapá Previdência – Amprev: Jocildo Silva Lemos
É graduado em Administração, com habilitação em Recursos Humanos. Já atuou na Gestão Pública, na Secretaria Municipal de Finanças de Macapá, como secretário e subsecretário da pasta; no Tribunal de Contas e na Assembleia Legislativa. Foi Conselheiro de Administração do Instituto de Previdência de Macapá (MacapaPrev).

33. Secretaria do Desenvolvimento das Cidades (SDC): Bruno D’Almeida Gomes dos Santos
Advogado, especialista em Direito Público. Na esfera pública, atuou como procurador jurídico da Macapá Previdência (MacaPaprev). Na cidade de Macapá, foi procurador da Câmara Municipal e, no período de maio de 2021 a maio de 2022, exerceu mandato de vereador 

34. Secretaria de Governo: Rodolfo Vale
Advogado, servidor do Ministério Público da União, tendo atuado como coordenador-executivo do Sindicato dos Servidores do Ministério Público da União.
No âmbito da gestão pública coordenou, em 2015, o Programa Minha Casa, Minha Vida na Prefeitura Municipal de Macapá. Foi secretário do Programa Macapá Luz e de Articulação Institucional, além de exercer a função de assessor parlamentar no Senado Federal.

35- Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS): Margarete Gomes
Farmacêutica e servidora do Governo do Amapá, é  mestre e doutora em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários e pós-doutora em Estudos de Fronteiras – Relações Internacionais.
É especialista em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas e em Gestão em Saúde Pública. Atuou como membro do Comitê Científico no âmbito do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp) durante a pandemia de covid-19.

36-  Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap): Dorival da Costa dos Santos
É bacharel em História e Direito, mestre em História Social e doutor em Sociologia e Direito. Possui vasta experiência em Gestão Pública: foi secretário de Governo de pastas como Segurança Pública, Planejamento e Turismo, além de diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá.

37 –  Escola de Administração Pública (EAP): Keuliciane Baia
Tem 29 anos na Gestão Pública e Privada, com destaque para Elaboração e Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa, Gestão de Contratos e Convênios e Captação de Recursos Federais.
Foi secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seed), gerente financeira na Secretaria de Estado de Administração e atuou na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). 

38 – Companhia de Água e Esgoto do Amapá – Jorge Emanoel Amanajás
É engenheiro civil, já foi secretário de Transportes do Estado do Amapá; secretário de Relações Institucionais; deputado estadual pelo Amapá por 3 mandatos consecutivos; presidente da Assembleia Legislativa; e presidente do Parlamento Amazônico.

39 – Secretaria Extraordinária de Políticas Para a Juventude (Sejuv) – Priscila Dos Santos Magno
Advogada, pós-graduanda em Direito Administrativo. Foi ativista do movimento estudantil e dirigente do Grêmio da Escola Estadual Professor José Barroso Tostes. Também exerceu a função de assessora técnica executiva na Prefeitura de Santana.

40 – Amapá Terras: Reneval Tupinambá
Graduado em Engenharia de Agrimensura, atuou no serviço público federal como Superintendente Substituto e coordenador da Superintendência do Patrimônio da União, e gerenciou unidades do Amapá Terras.
É perito da Justiça Federal e Estadual do Amapá, atuando na fiscalização, gestão e administração de contratos na iniciativa privada. 

41 – Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) –  Álvaro Renato Cavalcante
Médico veterinário, especialista em Defesa Agropecuária e em Processamento e Controle de Qualidade em Carnes, Leite, Ovos e Pescado. Foi coordenador da Agroindústria no Rurap, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amapá e diretor-presidente da Diagro. 

42 –  Secretaria da Transposição: Ane Marques
Possui formação em Ciências Biológicas com pós-graduação em Docência do Ensino Superior. É professora do Estado há 16 anos, servidora da Justiça Estadual há 10 anos, presidente do Sindicato dos Serventuários da Justiça do Amapá – Sinjap e coordenadora da Federação dos Trabalhadores do Judiciário dos Estados – Fenajud.

43 – Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec): Edivan Barros de Andrade
Historiador e Advogado, com treinamento em Expert Liminar. Mestre em Desenvolvimento Integrado Regional, pós-graduado em Direito Ambiental e políticas públicas e especialista em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental.
Foi superintendente do Ibama, secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo; e de Desenvolvimento Urbano e Habitacional; e secretário-adjunto de Governo da capital.

44 – Secretaria de Estado de Turismo: Anne Monte
É graduada em Administração e especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas; e em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi Subprefeita da Zona Sul de Macapá. Presidente da Associação de Microempresa e Empresas de Pequeno Porte da capital amapaense.

45 – Secretaria de Relações Internacionais: Lucas Abrahao
É bacharel em Relações Internacionais e analista de Comércio Exterior. pós-graduado em Gestão Pública e pós-graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Na Prefeitura de Macapá, já foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social.
É professor de cursinhos preparatórios. Em 2013, participou do Programa Novas Lideranças para a América Latina, com curso de Extensão em Economia Política pela Universidade de Santiago, no Chile.  

46- Paulo Lemos – secretário de Estado de Administração
É bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Amapá, com pós-graduação em Direito Processual, sendo professor efetivo da rede pública estadual.
Foi secretário municipal de Finanças e de Administração da Prefeitura de Macapá e foi eleito deputado estadual por dois mandatos. 

47- Jotávio Borges Gomes – secretário de Estado de Mineração
Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília e duas pós-graduações: Geofísica, pela Petrobrás, e Regulação de Serviços Públicos, pela FGV. Foi funcionário de carreira da Petrobrás, atuando no setor de Óleo e Gás por 40 anos.
Ao longo de sua carreira profissional, foi superintendente interino e gerente de Pesquisas da Agência Nacional de Mineração; especialista em Regulação e contratos de concessão da Indústria de Mineração e Energia; e gerente de Relacionamento com órgãos do governo e parceiros do setor privado em empresas de Mineração, Óleo e Gás.

48-Mônica Cristina da Silva Dias – secretária de Estado de Habitação
É graduada em Ciências Sociais, com mestrado em Saúde, Sociedade e Edemias. Já atuou como coordenadora municipal do Comitê Gestor do Programa Minha Casa, Minha Vida, de 2015 a 2017; como diretora-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento e Urbanização de Macapá, de 2017 a 2018; e como secretária municipal de Assistência Social de Macapá, de 2018 a 2020.
Também experiência nas áreas de Gestão Pública , Antropologia da Saúde, com ênfase em Saúde Indígena, Sociologia e Museologia.

49-Matheus Costa Pinto – diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá
Possui bacharelado em Administração e Direito. Tem 10 anos de experiência no comércio amapaense, com ênfase em áreas como Administração Financeira, Gestão Organizacional, Gerenciamento de Crises, Mediação e Conflito e Atendimento ao público. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.