Batalha do FPE prossegue com esforço para a aprovação da “emenda Amapá”

Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (09), o substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA), com novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). No texto do substitutivo aprovado hoje, o Amapá perderá 25.69%.

Na reunião de líderes, realizada antes da votação no plenário, com muita pressão, Randolfe (líder do PSOL), conseguiu melhorar o texto do substitutivo e reduzir as perdas para o Estado.

No plenário, as articulações e a pressão continuaram. Para aumentar os ganhos do Amapá, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberibe (PSB-AP), apresentaram uma emenda. Batizada durante a votação como “emenda Amapá”, se aprovada representa um aumento de recursos para Estado e mais 13 unidades da federação.

A proposta será votada nesta quarta-feira (10), com o apoio de bancadas como a do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima. Além da “emenda Amapá”, mais 16 emendas referentes ao substitutivo serão votadas amanhã.

(Gisele Barbieri/Assessoria do senador Randolfe)

  • Como eu venho dizendo há dosi anos: tomamos na tarraqueta. Tiveram dois anos para brigar. Agora que o leite derramou, todo mundo quer juntar com colher. Deus me guarde de nossos políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *