Crise na coligação PT/PSB

Fundador do PT e da CUT no Amapá, o sindicalista e especialista em educação ambiental Errolflyn Paixão foi traído mais uma vez pelo seu partido.

Decepcionado com a traição e a falta de respeito dos companheiros, Errolflyn protocolou hoje ofício no Tribunal Regional Eleitoral renunciando a vaga de candidato a segundo suplente do segundo candidato ao Senado da coligação PT/PSB, Marcos Roberto.

Errolflyn conta que durante todo o processo de escolha dos candidatos da coligação ficou acertado que ele seria o primeiro suplente de João Alberto Capiberibe (PSB). Para sua surpresa ontem ficou sabendo que tinha sido inscrito no TRE como segundo suplente de Marcos Roberto. “Não tenho nada contra o companheiro Marcos, mas isso que fizeram comigo é um desrespeito. Não vou admitir que ninguém me faça de boneco. A minha vida é pautada no respeito, na sinceridade, na política séria”, disse ele ao blog.

Errolflyn lembrou que em 2006 foi lançado ao governo para atender capricho dos deputados Joel Banha e Dalva Figueiredo.
O PT apoiava a reeleição de Waldez Góes (PDT).
Impedido de coligar com o PDT, o PT para não coligar com o PSB – que tinha João Alberto Capiberibe como candidato ao governo – usou a estratégia de lançar um “candidato-faz-de-conta”. E este foi Errolflyn, que acabou sendo rotulado de candidato laranja. “Fui muito chacoalhado na eleição de 2006 por causa disso“, queixou-se.
Sem nenhuma estrutura, sem nenhum apoio dos companheiros e contando apenas com a propaganda no rádio e na televisão, ainda conseguiu a façanha de ter mais de cinco mil votos, chegando inclusive a a ser o terceiro candidato mais votado em algumas cidades do interior. “Isso me credenciava a ser candidato a vereador em 2008″, disse. Mas quando chegou 2008 a cúpula do partido pediu a Errolflyn que abrisse mão de sua candidatura a vereança em favor de Luizinho, garantindo a ele que por esse gesto seria o principal candidato do partido a deputado federal em 2010.
Errolflyn acreditou nos companheiros. Não só abriu mão da candidatura como ajudou a eleger  Luizinho.

Chega 2010 e Errolflyn é convencido a desistir da candidatura de deputado federal em favor de Marcivânia. Em troca seria o primeiro suplente na chapa de João Alberto Capiberibe ao Senado.
Só foi saber que em vez de ser primeiro suplente de Capi foi inscrito como segundo suplente de Marcos Roberto ontem quando teve acesso à ata entregue pela coligação ao TRE com o pedido de registro de candidaturas. “Fui confiar nos companheiros e dei com os burros n’água”, lamentou.

Errolflyn foi um dos maiores defensores da coligação do PT com o PSB.
Decepcionado e abalado com mais este golpe, ele desabafou ao blog:
Não vou ser serviçal político de ninguém. Tenho estudo, tenho meu emprego, sou funcionário federal, não dependo de mandato político de ninguém. O que eu quero é respeito e sinceridade”.

Ao final da entrevista, Errolflyn disse que apesar de tudo vai trabalhar pela eleição de Camilo Capiberibe (PSB)  ao governo do Estado.

  • cilene almeida. Tu achas que a Dilma vai subir no palanque do PSDB e PMDB(Jorge Amanajás) e no do PP e DEM(Pedro Paulo). Acho que tem de repensar o que falaste. Quanto a Dalva, essa não tem escolha e jamais vai subir no palanque oficial de PP e DEM.

    • Depois de ver Lula de abraços e sorrisos com Collor e Sarney, constatei que na política tudo é possível.

    • Meu caro,
      Vc está meio confuso, mas eu vou tentar clarear as tuas idéias. A chapa da Dilma tem o PMDB na vice, o PP apoia da Dilma e é apoiado pela Dalva e pela Nilza, elas estavam na conença~de camisa 11 e tudo. Vc não le os blog’s ou os jornais? O PSB quer o PT por causa do tempo de tv que eles podem oferecer, vc não lembra do que o Capi fez com a Dalva em 2002? fez campanha contra ela na cara dura, apoiou o Waldez agora fica por ai dizendo que não são da harmonia. Só quem não conhece os Capiberibes é quem os compra. O Erroflyn deve ter sangue de barata ou então tem alguma coisa que ainda não foi publicizada.
      Mas se ele quer assim, que assim seja. Cada um tem o que merece.

  • Aprendi com meu pai que era um simples agricultor um lição que levo pra toda vida. Disse ele certa tarde de outubro em conversa regada a garapa(na cidade caldo de cana): Meus filhos quando estivarem visitando uma casa e forem maltratados no café da manhã, não esperem o almoço. Um homem precisa ter sangue nas veias e não se prestar a certas situações. Quem muito se abaixa o fiofó aparece.

  • Alcinéa, sou amapaense, professor aposentado e observando o início da campanha política peço, se for possível publicar no seu sítio o texto: “Abaixo as oligarquias.” Saudações tucujus.

    ABAIXO AS OLIGARQUIAS

    Sentado em um dos bancos da Praça do Ferreira, aqui em Fortaleza, pude observar um político candidato a governador, fazendo questão de cumprimentar os passantes e até mendigos. Lembrei-me que trata-se de um homem que nunca é visto em público e raramente na TV.
    Fiquei então imaginando que não existe época mais oportuna para se ver a hipocrisia humana do que no período da política. Em busca do voto, os homens descem de seus altares e se apequenam.. Igualam-se aos mais humilde cidadãos. Esse comportamento execrável é típico dos grupos políticos – de todos – em busca do poder porque ele traz prestigio, riqueza e abre as portas de altos negócios, nem sempre honestos.
    Graças ao regime democrático, com todas as suas mazelas, é que a linha política do nosso ainda
    novo Estado tem sido uma só: a subida de um grupo ao poder e a descida de outro. Desse diapasão não se escapa.
    No Amapá, como de resto no país, a disputa entre esses grupos é responsável pela alternância nos cargos majoritários até nos menos votados, desde a época do ex-Território. É preciso notar, entretanto, que a política amapaense trilha um caminho perigoso: o domínio das oligarquias familiares, onde os caciques lançam familiares, parentes e aderentes na sucessão dos cargos como se a nossa terra fosse o feudo desse donatário. Isso cerceia a iniciativa de quem poderia lançar-se na vida pública e injetar novo ânimo no cenário político regional.
    Qual é o seu resultado: o trabalho do legislador não vai além daquilo que podemos comparar com um mostruário onde passamos, olhamos e de quatro em quatro anos damos uma paradinha obrigatória, nas cabines eleitorais. É um trabalho sem profundidade e com curto prazo de validade.
    Quando estão no governo, os cargos são loteados num fisiologismo descarado e sem critérios técnicos, sempre em busca de apoio.
    Por osmose, é o que acontece na Assembléia onde não há discussão relevante e de interesse coletivo. A oposição sobrevive graças aos ditames democráticos. A Câmara Municipal prima pela mesmice esgotada e sem participação popular, como deveria ter.
    Observa-se que, enquanto os políticos se atrapalham em acusações de desvios e clientelismo, a sociedade amapaense aprendeu a não mais esperar. Por conta disso o comércio cresce e se torna forte, a industria é pequena, mas se desenvolve, a agricultura, claudicante, se diversifica e as pessoas estudam e se preparam para os desafios do dia-a-dia.
    Tenho dito em outros artigos que a sociedade amapaense sempre foi dinâmica, estudiosa e renovadora, ignorando os discursos dos políticos profissionais, repetitivos e cansativos
    O Amapá tem acolhido, ao longo de sua história, milhares de migrantes que aqui construíram uma coletividade que trabalha e avança, formando uma etnicidade fundamental para a boa convivência neste rinoão do país.

    Fortaleza,CE, Julho/10

  • Tem muita gente aqui munida de preconceitos e pré potencia.O nome de Santana é bem melhor para a coligação, respeito o Erroflyn mais niguem obrigou ele a se presta aquilo em 2006, ele foi na corda de Dalva e Joel fio já era. E de forma alguma isso abala a alinça, foi uma decisão do PT, e lá no PT os companheiros podem expresa seus descontentamento, a não ser no grupo de Dalva lá e bico calado se não entrega o cargo.

  • Como dizem os antigos: “Existem mais coisas entre o céu e a terra, do que a nossa vã filosofia…” Mas eu não entendo o Erroflyn, eu o conheço e sei que ele é uma bom militante. Mas esse papo de jogar m…no ventilador e depois sair com um paninho úmido limpando tudo, é demais.
    Se a indiguinação que ele passa no texto, está morando no seu coração, recomendo que ele procure um médico, o mais urgente possível, pois está correndo sério risco de infartar.
    O PSB não vai dar chance nenhuma pros caras do PT, tem gente ai fazendo o maior furdunço em blog no twitter, mas no fundo sabe que é só enchame. O PSB quer mesmo é o tempo de tv que o PT lhe pode dar. Por isso a Dalva e a Nilza estão fechadinhas com o PP e a Dilma e o Sarney tem espaço garatindo nos dois palanques, só não sobe se não quiser.
    Pôxa Erroflyn, esperava uma decisão real da sua parte. Larga esse povo de mão, eles não vão te dar espaço, novamente vc vai servir de bucha pra eles. Tu já vistes o Capiroto ter respeito ou consideração por alguém?? Luz pra vc!

  • Meu mano !Dá um tempo Errolflyn, olha só! qndo tu te prestou a ser “Laranja” todo mundo já sabia, tu é um cara descartável dentro do grupo do Beiçola, então mano pega teus panos de bunda, compra uma cadeira de macarrão aquela q balança pra lá e pra cá, põe o pijama de bolinhas vermelhinhas e fica só com o escuta fuxico ligado no radinho de pilha. Porq daqui pra frente mano, tu e um 0(zero) a ESQUERDA é a mesma coisa!!! Vaza pro PSOL peqno !

  • vejo que isso é uma sacanagem. E é uma tristeza em ver que tem essas coisas que acontecem e que no fundo não terá nada a fazer…

  • Ela sabia que era uma laranja madura na beira da estrada. Com diz a música “tá bichada Zé ou tem marimbondo no pé”.É isso quem não se respeita não merece ser respeitado.
    Mulek, que acha que o o Erroflyn errou duas vezes. Primeiro em 2006 ao aceitar, agora em 2010 ao não aceitar.

  • Só a titulo de esclarecimento onde você colocou “Mas quando chegou 2008 a cúpula do partido pediu a Errolflyn que abrisse mão de sua candidatura a vereança em favor de Luizinho, garantindo a ele que por esse gesto seria o principal candidato do partido a deputado federal em 2010”. Não foi o Partido e sim o Grupo no qual ele faz parte dentro do PT que é Liderado pelo Deputado Joel Banha. Blz obrigado!

  • TA AEEE O QUE VOCÊ QUERIA, NO PSB E COBRA COMENDO COBRA, ISSO E SO O COMEÇO DAS BRIGAS POR PODER NO PSB SO TEM UMA PESSOA QUE MANDA AS OUTRAS SÃO TODAS CORDEIRINHOS, MARIONETES AGORA NÃO ADIANTA RECLAMAR FOI ENTRAR EM NINHO DE COBRA, IMPOSSIVEL NÃO SAIR PICADO.

    O TITANIQUE TA INDO P FUNDO DE VE

  • Errolflym, vc só tá pagando pelo mal que fez ao Amapá. Ver a sua cara no PSB era nojento, ajudou o PT a entregar o governo nas mãos dessa turma. Isso que vc tá recebendo é pouco para o que merece.

    • Minha Filha quem entregou o Governo na mão dessas pessoas não foi o Errolflynn e nem o PT. E simj o PSB que em 2002 apoiou Waldez Góes a Governador no segundo turno, esqueceu minha cara. Em 2006 só rolou o troco!

  • O que vejo é uma crise entre os “companheiros” do PT, e não crise na Coligação PT/PSB. Parece matéria sensacionalista, eu hein!

  • Gente, todo mundo sabe que o Camilo é candidato sem vontade própria. Após o anuncio de seu nome como pré-candidato ao governo ele postou no twitter que não seria candidato ao governo de fato. Essa candidatura se concretizou devido a arrogância do próprio João Capiberibe. Prioridade do PSB é eleger Capi senador. O Capi mandou o Camilo ser candidato ao governo e ele obedeceu. O Capi é arrogante até com o próprio filho. Camilo na verdade queria se reeleger daputado estadual. Lembrem dos 4 anos que o PT foi vice do Capi. Quem o PSB apoiou no segundo turno entre Waldez e Dalva em 2002? Será que o PT acha mesmo que o PSB vai abrir espaço político? Por que será que o PSOL não quis mais entrar nessa coligação? porque o Capi só queria o PSOL se o Randolfe fosse coordenar a campanha e o Clécio fosse candidato a deputado estadual. Por isso é que o PSOL caiu fora. O PSOL está fazendo o jogo certo. Muitos militantes do PT apoiaram a coligação com o PSB porque o PT não poderia ficar dependendo do governo, sobrevivendo de cargos. Mas será que vai ser diferente com o PSB? Claro que não. Ora! quem é o candidato ao senado do PT? Alguém o conhece? Quem é Dora Nascimento? O que fizeram com o Erroflyn? Qual a posição do Camilo nas últimas pesquisas? Pense bem PT!

    • Nossa que analise! deve ser um um analista político.mais meio fora da realidade, meu amigo eleição é imprevissivel cada eleição e cada eleição. O Randolfe busca viabilidade política se não PSOL acaba aqui.Águas passadas não movem muinhos são outras épocas com uma militancia muito mais madura e politizada a Dalva já era no PT se não se cuidar vai perder para aquela menina de Santana A ROXINHA MARCIVÂNIA

    • amigao! Camilo teve 49% dos votos nas ultimas eleicoes 🙂 ou seja, uma candidatura mais do que justa! so pra lembrar aos outros! o gov. do PSB nao foi tao ruim assim ne 🙂 abracao!

  • Dá um tempo Errolflyn. Vc foi laranja do PT pra não coligar com o PSB nas eleições de 2006 e agora quer ser primeiro suplente do Capi. Menos, menos.

  • ao final Eroflin disse que apesar da situação em que foi colocado, vai firme no apoio a Camilo 40. Mundico, não adianta. É DILMA LÁ E CAMILO CÁ.

  • coneceço o erroflin e coicidentemente encontrei com ele e sua esposa na UNIMED pela parte da tarde do dia 05 do corrente mês. Erroflin falou-me da situação em que estava e disse que a culpa não era do PSB e sim dos companheiros do PT.

  • Isso me parece coisa de quem quer ocupar a mídia. Se estivesse tão magoado assim não teria afirmado que vai a judar o Camilo. SEM NECESSIDADE……

  • Esse é o PSB velho de guerra. São craques nesse tipo de “estratégia”. Mais um do PT que abandona o barco no meio do rio.

  • Se eles fazem isso com pessos de dentro da propia coligação “alvará” o que essa coligação não vai fazer com o povo Amapaense se ganharem as eleições!!!

    • ja deu prova suficiente que ja fez muito, e agora vai fazer muito mais! Pelo menos no governo do capi, nao matavam nossos bebes por falta de estrutura e de seriedade na conducao da saude! Se informe, conheca o gov. do PSB/PT e vc mudara de opiniao. A nao ser que vc seja “Ligado” a grupos que alienaram sua opiniao! Preste atencao, eu nao afirmei, ok!

  • O Camilo, perdeu meu voto quando preteriu coligar com o PSOL, para ficar com o PT. O aliado de sempre do PSB foi o Randolfe e seu grupo. OpPT até hoje faz parte do governo e foi contra o Camilo em 2008. Por isso, voto Lucas14, Capi e Randolfe Senadores. Não interessa essa estória dele ter sido assessor do HOMI. Voto nele e pronto. Voto de protesto.

  • Hum,…hum… gritou, gritou e gritou e se sentiu passado para trás anos e anos, com tantas promessas,… mas resolveu fazer parte da FARINHA. Não é uma gracinha issooo?.

    AO LER O INICIO DO TEXTO, PERCEBI UM “COMPANHEIRO”, QUE NÃO ESQUECEU O PASSADO E ESTAVA SE REBELANDO, OU MELHOR, SE VALORIZANDO, ao finalizar a leitura me surpreendi,… percebi que faz parte da FARINHA e vai continuar NO MESMO SACO.

  • É cada uma de alguns “companhaieros” que tem deixado muita gente de “bôca aberta”. Mas em politica tem coisa que acontence que a gente se esforça e não entende. Erroflyn tem recebido muitos telefones de solidariedade afinal é fundador do PT no Amapá.

  • Não é preciso dizer quer a Dilma nada mais é que uma subservente de Sarney, não foi a toa toa que mentiu para a nação inteira, com maior cinismo, que não se encontrou com a Secretária da Receita Federal para proteger a familia Sarney; vamos esperar coisa boa de um governo desse? Pensei que fosse só o Maluf que tinha cara de pau, para mentir descaradamente.

  • Prezada Ellen,

    Posso até concordar com você quanto as críticas de traição ao Errolflyn. Agora vir falar da Dilma…
    Você quer um candidato sorridente, vote no Sílvio Santos. Competência não se mede pela simpatia, senão Didi dos trapalhões seria o melhor presidente do Brasil. Você deveria fazer críticas a José Serra que defende a elite separatista de São Paulo e odeia quem mora no Norte e Nordeste do Brasil. Quer saber mais sobre José Serra leia o Blog do Paulo Henrique Amorim “www.conversaafiada.com.br”.

    Um abraço!

  • Isso é só o começo, não me admiro nada dessa mudança na ata, eles se aproveitam da situação de que não haveria mais tempo para renegociar. Isso é a cara dos “pessebistas”. REPITO: ISSO É SÓ O COMEÇO.

    Não voto nesse pessoal nem que dependesse deles. Nem em DILMA. Quem é Dilma/
    Alguém viu essa mulher sorrir durante sua gestão como Ministra. Tenho pavor de gente assim. A mesma coisa é o Camilo. QUEM NÃO CONHECE QUE COMPRE.

    • FHC deu a Vale pra pagar a dívida externa…
      Não se adimire que Serra faça também essa doação só que com a Petrobras.
      Quem é ou quer ser funcionário público tem que fazer campanha contra o Serra. Já tenho até a frase: qualquer um, menos Serra..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *