Deputada estadual Liliane Abreu é alvo de operação da PF deflagrada hoje

A PF cumpriu nesta terça-feira (14) mandados expedidos pelo TRE, em representação feita pela Procuradoria Regional Eleitoral contra a deputada estadual Liliane Abreu, esposa do  prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.
Filiada ao PV, Liliane foi eleita deputada estadual pela coligação PT/PCdoB/PV com 7.202 votos (1,68% dos votos válidos). Na Assembleia ela é membro de cinco comissões, entre as quais a Comissão de Ética.

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Macapá (2) e Tartarugalzinho (5), dentre eles, na sede da prefeitura daquele município.

De acordo com a Polícia Federal a  investigação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) apura indícios de promoção de campanha ilícita na última eleição para cargo eletivo na Assembleia Legislativa do Amapá, baseado em promessas de vantagem pessoal e coação de trabalhadores de duas empresas com condicionamento de votos.

O município firmou contrato com uma empresa, no mês de junho de 2022, para pavimentação asfáltica na cidade no valor de  mais de 11 milhões de reais.

Uma outra empresa foi constituída em setembro de 2022, pouco antes das eleições, por um funcionário da prefeitura de Tartarugalzinho, lotado na secretaria de administração do município.

Segundo a PF a investigação identificou que o tal funcionário selecionava algumas pessoas cadastradas junto ao SIME do município para trabalharem nas empresas, no mesmo canteiro de obras.

A investigação verificou indícios que empregados contratados para a realização da obra foram utilizados em divulgação de atos de gestão municipal e para a compulsória participação em atos de campanha, como bandeiradas, caminhadas e distribuição de panfletos e de propaganda eleitoral da então candidata à deputada estadual. Apurou também indícios de que os empregados eram coagidos – sob pena de terem o ponto cortado-  para participarem de reuniões, bandeiradas, passeatas e caminhadas, bem como para se comprometerem a votar e dar apoio à candidata ao cargo de deputada estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *