Ex-governador Pedro Paulo bancava viagens de parentes com dinheiro público

“Mãos Limpas”: ex-governador Pedro Paulo Dias e outros dois são denunciados

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) ofertou denúncia em desfavor do ex-governador, Pedro Paulo Dias de Carvalho, Lívia Bruna GatProva_passagenso de Melo e Luiz Henrique Freitas de Carvalho. A denúncia é resultado das investigações da Operação “Mãos Limpas”, deflagrada pela Polícia Federal, em setembro de 2010, e cujos documentos foram fornecidos pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF/AP). Os acusados estão envolvidos no desvio de dinheiro público para compra de passagens aéreas para pessoas sem vínculo com o serviço público.

Consta da Notícia Fato nº 0000896-94.2014.8.03.0001 que, em 2009, o então vice-governador e secretário de Saúde do Estado, Pedro Paulo Dias, e a servidora da Secretaria de Saúde (Sesa), Lívia Gato, na época, apontada como sua amante, utilizaram recursos públicos para comprar passagens aéreas, no trecho Belém/Macapá, para Luiz Henrique, filho do então gestor, e para sua namorada. Segundo o que foi apurado, ao menos Luiz Henrique sabia que as passagens, emitidas em seus nomes, foram compradas com recursos da Sesa. 

O fato está comprovado na transcrição das interceptações telefônicas promovidas pela Polícia Federal, e outros documentos, anexados. “A materialidade é inconteste, pois ficou comprovada pelas diligências da PF, que as passagens foram pagas com recursos da Sesa, conforme consta no relatório, tendo custado, cada uma, o valor de R$ 767,00”, cita a denúncia.

“É lamentável que recursos públicos da Sesa tenham sido usados para emissão de passagens aéreas para o filho do secretário e sua namorada, quando à época pacientes esperavam na fila por uma passagem para tratamento fora do domicílio”, destacou o promotor de defesa da Saúde, André Araújo.

(Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *