Moção de repúdio ao senador José Sarney

No Amapá a  Conferência Estadual de Comunicação aprovou na manhã de hoje  uma moção de repúdio ao presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), acusado de cercear a liberdade de expressão ao mover mais de cem ações contra blogueiros e jornalistas durante a campanha eleitoral de 2006.
Um jornalista que faz parte do grupo de Sarney, revoltado com a aprovação, deu um cotoco para a platéia.

Eis o texto aprovado:

“MOÇÃO DE REPÚDIO

Existem aqui no Estado do Amapá diversos jornalistas e blogueiros que estão com pendências econômicas na justiça devido a esse tipo de ações judiciais movidas pelo Senador José Sarney. A jornalista Alcinéa Cavalcante deve cerca de R$ 2,5 milhões por ter publicado a foto de uma charge com o símbolo, nascido em 2006, do movimento Xô Sarney criado pela Sociedade Civil.  Outros jornalistas e blogueiros do Estado também vivem a mesma situação de ver seus minguados recursos serem bloqueados para pagar pesadas multas impostas pela ação do Senador.

Nós, participantes da I Conferência Estadual de Comunicação do Amapá, vimos por meio desta, manifestar através desta moção, nosso repúdio ao senador José Sarney por patrocinar o cerceamento da liberdade de expressão  de blogs e  meios de comunicação do Estado do Amapá.”

A grande maioria levantou o crachá votando a favor da moção de repúdio e em defesa da liberdade de expressão
A grande maioria levantou o crachá votando a favor da moção de repúdio e em defesa da liberdade de expressão

  • Pingback: Blogueira é condenada a pagar indenização a médico | Tecnoblog – Playrage

  • Pingback: Lista de blogs processados ou ameaçados juridicamente | Livros e Afins

  • Pingback: BLOG CELLA » Blog Archive » Liberdade de expressão no Brasil?

  • Pingback: Lista de blogs processados ou ameaçados juridicamente — QueroTerUmBlog.com!

  • Pingback: Internet e direitos do consumidor « Meme de Carbono

  • Pingback: Blogueira é condenada a pagar indenização a médico - Bem vindo!

  • Pingback: Blogueira é condenada a pagar indenização a médico | Etc

  • P/CARLA MENDONÇA TANTA HIPOCRESIA DE SUA PARTE COMIGO É PORQUE EU FALO A VERDADE NÃO ADIANTA TENTAR MASCARAR A VERDADE POIS O POVO NÃO VAI SE DEIXAR LEVAR PELA MENTIRA CARLA PRESTA TENÇÃO NO QUE EU VOU DIZER
    O DESAFIO EU JÁ FREQUENTEI MAS SAI DELA PORQUE NA ELEIÇÃO DE 2006 QUANDO PERGUNTADO EM QUEM EU VOTARIA DISSE MEU CANDIDATO É LEURY FARIAS E O PROFESSOR NÃO GOSTOU DA RESPOSTA PENSAVA QUE PORQUE EU FREQUENTAVA O CURSINHO EU ERA OBRIGADO HÁ VOTAR NO JORGE AMANAJÁS ESSE PROFESSOR ME CHAMOU E ME DISSE QUE EU TINHA QUE VOTAR NO JORGE QUANDO FUI COLOCADO NA PAREDE ME SENTI NA OBRIGAÇÃO DE ABANDONAR O CURSINHO CARLA VC É IGUAL HÁ ELES PENSA QUE PODE MANDAR NA VONTADE DOS OUTROS

    • Noturno quanta falta de convicção,Cadê a prova disso? querido, não tem então não é verdade, porque isso não ocorre lá, porque já estudo lá à dois anos batalhando o vestibular, a sua falta de ponderação é notória, então já que ocorreu isso com você porque então não gravou e denunciou ao TRE quanta falta de veracidade a sua querido, mas entendo seu lado porque você quer difamar o jorge. Gente sem ter o que fazer e que se sente ameaçado e incomodado faz isso, quer um conselho deixe o Jorge em paz com seus projetos e trabalhos não coloque veneno nas coisas, já que você não estuda lá procure exigir seus direitos do candidato que você votou ele já fez algum projeto do tipo para lhe ajudar não? então faça isso e se incomode menos com pré-candidatos, calúnias e difamações o povo já tá cansado, só se julga quando se conhece ou quando se prova o que está falando.
      E outra falar mal dos outros e iventar se tornou uam coisa tão “HOSTIL”, que é um tipo de atitude que não soa bem mais.
      PROVA DISSO é o LULA tem tanta coisa ruim dele e o povo mais ainda do lado dele.

    • “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
      torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente,
      ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
      a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela
      tampouco a sociedade muda.”

      PAULO FREIRE

    • “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
      torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente,
      ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
      a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela
      tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire

  • Tico Bauhaus disse:

    ADMIRO-ME É DELE, PSEUDO INTELECTUAL DE BOSTA!!!

    Nota de repúdio é pouco. Ele merece os últimos dias de sua vida é num cárcere.

    Agora admiro-me é dele que pousa de intelectual, sabichão, sabido…

    Nada contra a quem defende seus interesses pessoais, políticos e econômicos, mas dá uma de otário, abestado, deslambido, baba ovo, lambe bota, cínico é brincadeira!? O que adiante ler tantos livros e ter um comportamento desse? Sinceramente, caiu no meu conceito, não vale nada!

    Ah! Intelectual… Recomendo como livro de cabeceira: “Honoráveis Bandidos…!”

    Tô me referindo ao Riginaldo Borges, irmão do Gilvam Borges (PMDB-AP), que mostrou um cotoco ao público da I Coferência Estadual, quando foi aprovado uma moção de repúdio à JOSÉ SARNEY por cercear a LIBERDADE DE EXPRESSÃO de jornalistas amapaenses por publicar denuncias contra ele, nas eleições de 2006, que, aliás, tudo que fora divulgado à época (2006), veio à tona em 2009. Leia-se Atos Secretos e outras patifarias do senhor dos Aneis da aliança maldita . Pelo amor de Deus, nos livre desse homem perverso.

    Tem um monte de jornalistas amapaenses respondendo processos impagáveis promovidos por José Sarney (PMDB-AP). “Ele diz” que os processos não foram movidos por ele, me engana que gosto.

    Admiro-me desses pseudos intelectuais de bostas, que estão nas TV’s, rádios, impressos no Estado do Amapá… Não valem o que o “GATO ENTERRA”.

    O que é de vocês tá guardado. Deus não dorme no ponto. Um dia vcs vão prestar conta com Ele.

    P.S.: Ah! quase esqueci: JOSÉ SARNEY (PMDB-AP), por favor, não estrague o meu NATAL e ANO NOVO. Por favor, NÃO APAREÇA NA TELEVISÃO COM AQUELE BIGO RIDÍCULO “FELICITANDO” NATAL E ANO NOVO para quem mora no Estado do Amapá. Por favor, não apareça por aqui. Ninguem merece ouví-lo no almoço de família.

    POR FAVOR, POR FAVOR, POR FAVOR, NÃO APAREÇA POR AQUI!!!

    Fim de papo!

    (Tico Bauhaus)

  • Parece que estamos vivendo na ditadura militar ou num desses países governado pelos loucos que querem para sempre governar um país. Hoje estamos presos numa malha de hipocresia e falsidades. Enquanto alguns defendem “seus políticos” em seus veículos de imprensa o povo sofre o calor do descaso e pena seus ouvidos em escutar o “progresso” que esses “jornalistas cabo-eleitoral” promovem $$$

  • Fico impressionada com o baixo nível de discussão de algumas pessoas, umas que não entendem que a temática é intertextual e por isso o “Noturno” apenas fez relação do caso do Aroldo Santos com o do Lobato, que ambos defendem políticos. E, pior demonstra um preconceito enorme em relação a escrita. Pois bem, no momento em que ela corrigiu o outro dizendo que era preciso que ele fosse alfabetizado ela mostrou uma incrivel ignorância pois além de usar uma crase antes do verbo no infinitivo (à escrever) ainda indicou o Desafio como lugar pra ser alfabetizado, como se só o Jorge Amanajás proporcionasse educação no nosso estado. Os outros são aqueles que não se veem como classe trabalhadora e esquece de seus princípios e coletividade pra agradar ao “cara da vez”. Infelizmente é isso que vemos trabalhadores defendendo os seus opressores e o pior disso tudo é que não ocorre apenas com os jornalistas, ocorre também com professores, policias e assim por diante. O que fala alto é o oportunismo e o dinheiro.

  • Alcinea o seu amigo LUCAS (ATO SECRETO) sabe que você detona o chefinho dele (SARNEY) aqui direto no seu BLOG?

    isso cheira mal cuidado!

  • Ninguém conseguiu tirar o nome dos processos.Até porque todos que foram presos pela Policia Federal,foram indiciados pelo menos em 4 crimes.Quando alguém conseguir se livrar de algum processo, seria de bom alvitre que seja publicada a decisão judicial.Por enquanto ainda não vi nenhuma.

  • O Voney,votou como Jornalista ou como presidente do Conselho de Jornalismo.Para quem está atento,são coisas diferente.

  • Voltei a caixinha de comentários do blog para oedir desculpas ao presidente Volney. Recebi a informaçao de uma pessoa que considero isenta que estava na Conecom. Errei por nao ter ligado antes ao Volnei.

    • O Presidente Volney do Sindicato dos Jornalistas assinou sim a lista de apoio necessária para que a moção fosse posta em votação em plenário, mas na hora de levantar o crachá para votar na moção deu cãimbra no braço dele e ele não votou, apenas assinou para que fosse permito que a moção fosse à plenária, como previa o regimento.

  • todos viram jornalista Volnei se absteve, ele nao votou em favor de repudio a Sarney, quem sabe pra nao desagradarr um lado que tava olhando pra ele, povo do governo, mas aí que tá porque teve gente do governo quie votou em favor da moção.

  • O presidente Volney não votou nem a favor e nem contra. Ele se absteve. O que não deixa de ser uma atitude lamentável. Correu do pau na hora H. Nós vimos.

  • O LOBATO FALOU NO PROGRAMA DELE QUE EM UMA PESQUISA ENCOMENDADA PARA CONSUMO O JORGE DESAFIO TEM APROVAÇÃO DO POVO DE 28 PONTOS PERCENTUAIS (…) SE O T.R.E PRESTA ATENÇÃO TIRA O PROGRAMA DO AR POQUE ELE TA FAZENDO CAMPANHA DESCARADA PARA O JORGINHO T.R.E FIQUE ATENTO

    • NOTURNO a sua falta de veracidade e convicção em seus comentários são dignas de repúdio pare de choramingar e falar asneira aprenda primeiro à escrever porque você não procura o Desafio para ter umas aulas de alfabetização você nem sabe escrever o português direito vai estudar que você tá precisando o assunto em pauta aqui nem se trata disso, dá para perceber o quanto você está incomodado com o crescimento do Deputado Jorge Amanajás que diga-se é de se esperar porque o cara merece ser o Governador deste Estado.

      • Caro Carla Mendonça,

        Antes de espinafrar os outros, é bom que possamos dar exemplo. Logo, tão logo haja anuncio de aulas de pontuação e acentuação no curso de português do DESAFIO, passe a frequentá-las com assiduidade. Você, assim como o NOTURNO, estão carecendo.

        • Fernando Bernardo

          Você é o noturno pseudo auhauahauhauh olha a do cara presta atenção ela errou só para o NOTURNO não se sentir ruim, ela quis fazer ironia e errou na pontuação só para tirar ONDA com a tua cara e a DELE.

          • Ô “calouro”,
            seu comentário lê (e muito mal), por si só. És tão alfabetizado quanto o “noturno” e a Carla. Parabéns para você. E mais, meu nome está assinado! Eu assino o que escrevo. Eu sou livre!!! Paz para você (e uma gramática também)!

        • ô Fernando pare de se incomodar e defender homem ou seja lá o que for esse NOTURNO você nem conhece ele e fica defendendo aff!, e mais se eu não fosse alfabetizado não estaria nem respodendo este comentário que resposta mais hipócrita a sua que pelo que eu percebo deve ficar catando milho ai no teclado só para não ter um errinho de português FALA SÉRIO!!!!!!!!

      • Assistencialismo, Carla Mendonça, que promove um candidato, não merece voto de ninguém. Os impostos são recolhidos para que haja investimentos sociais. Absolutamente a maioria dos nossos políticos são de péssima qualidade, não possuem projetos consistentes para médio e longo prazo. Amapá ainda está por descobrir a roda e é o estado menos desenvolvido do Brasil. Não se contente com pouco, alíás, este é o mal da grande maioria, não tem ambição e ainda elogia quem deveria promover a cidadania das pessoas, mas no fundo não passam de oportunistas.

      • Minha cara,
        o fundamento de todo político, é apenas uma coisa…
        “O fim de tudo e a essência de tudo no estado, é o poder.E quem não for homem bastante para encarar de frente está verdade, renuncie á política. O mais sublime dever moral do estado, não é guardar á justiça e nem sustentar á moral. É aumentar o seu próprio poder”.

        Rui Barbosa.

    • O Jorge Amanajás é a melhor opção para governar o Estado, não é porque ele faz parte da harmonia, que ele é igual aos outros políticos, quem diz isso fala besteira porque cada pessoa é única, tem suas limitações, não se pode dizer que fulano rouba dinheiro do povo, que ciclano compra voto, que o outro que faz parte do mesmo grupo faz a mesma coisa. Política é assim no final das contas todos tem que se reunir e fazer alguma coisa pelo estado porque querendo ou não estão interligados, agora dizer que todos são iguais isso é repugnante. Cada qual tem sua personalidade, cada qual tem seu modo de governar, seja roubando, trocando favores, entre outras coisas. Mas não se pode julgar sem conhecer.
      Eu acompanho os trabalhos que o jorge já veio desenvolvendo durantes seus 12 anos de mandato,cria projetos, busca soluções, não mede esforços e digo ainda e continuo dizendo ele merece como pessoa, como político, como educador,como empreendedor, como trabalhador que é, tá aonde tá até hoje, ele chegou por méritos próprios, eu como educadora sei a importância de ter como ponta pé inicial buscar mudanças partindo da Educação e isso é uma coisa que ele investe mesmo em projetos voltados para a educação para ajudar o povo, se hoje ele pensou em beneficiar o povo humilde partindo da educação é porque sabe e tem consciência de que é disso que o povo precisa, a saúde e a educação são coisas primordiais na vida do ser humano, é preciso saber reconhecer seus trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela educação. Pois é a partir daí que mudanças vão surgir mais não são todos que estão no poder que pensam assim porque querem ver o nosso povo burro, ignorante para continuar comprando seu voto e deixar que lhe enganem com promessas falsas que nem se concretizam quando estão no poder.
      Hoje, nenhum país pode considerar-se civilizado se não fornecer à todos os seus cidadãos uma
      Educação de qualidade. E isto não é apenas por solidariedade, é também porque é o mais racional a fazer porque o conhecimento e a inteligência dos seus cidadãos é o que de mais valor um país tem, e o talento e o gênio não escolhem classes sociais.
      Um sistema em que apenas as elites têm acesso à educação é um sistema pior porque nesse sistema pessoas muito mais inteligentes do que os que pertencem às Elites não podem desenvolver todo o seu potencial, porque são à partida excluídos.
      Parabéns Professor Jorge Amanajás você está no caminho certo acredito no seu potencial, você com certeza vai chegar aonde almeja, você merece, eu como EDUCADORA que sou reconheço que você está no caminho certo.

      • Aline,
        concordo com tudo que disse, sobre a importância da educação com um povo.Mais voltando um pouco no tempo, quero lembrar das palavras do grande ditador alemão Adolf Hitler, chamado por Winston Churchill (1º Ministro Britânico), de “A Besta”.
        Disse Hitler:
        “Uma nação não só vive de pão. Uma nação também vive de cultura. E uma nação sem cultura, jamais poderá ser uma grande nação”.
        E tudo não passou de uma enganação.E o povo alemão engoliu.Porque no final o ditador alemão só objetivava o poder.Ao meu ver esse Desafio não passa de um curral eleitoreiro.

  • NEA o presidente da OAB FALOU NO PROGRAMA DO MELO QUE O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA EO PRESIDENTE DA CAMARA QUE SÃO PRESIDIDAS PELA FAMILIA AMNAJÁS ESTÃO INTEREÇADOS NA ELEIÇÃO DA OAB TENTANDO COMPRAR VOTOS DE VARIOS ADVOGADOS QUE NÃO GOSTARAM DA ATITUDE DOS PARLAMENTARES ISSO CHEIRA HÁ 2010 ESSES AMANAJÁS PENSAM QUE SÃO DONOS DO NOSSO ESTADO ESSE ESTADO QUE ELES AJUDARAM HÁ DESTRUIR JUNTO COM HÁ HARMONIA
    EM 2010 ELES VÃO TER O TROCO DO POVO QUE VAI ACABAR COM A POSE DELES BANDO DE CORRUPTOS

    • NOTURNO o seu desespero com relação ao Jorge é relevável, ao invés de ficar jogando seu veneno aqui nele, vá estudar, aprenda a escrever o português direito ou procure trabalhar logo para o seu candidato seja lá qual for porque o Jorge já está no prelúdio de sua caminhada, então não se preocupe com ele preocupe-se em trabalhar para eleger o seu candidatinho porque camarão que dorme a maré leva e o desespero atrapalha apenas à vocês.

  • O Aroldo Santos ou Haroldo Santos,foi um dos presos junto com o seu patrão dono de Televisão em Operação da Policia Federal.Tenho dito que os apaixonados pelo Sarney no Amapá,todos,mas todos mesmo tem problemas com a Justiça.Certamente o Sarney prometeu a ele(s) que irá dar um jeito.Quando chega as eleições é só o homem chegar e eles trocam o voto no mesmo momento.Como diz o Chico Terra,tá acabando.

    • VC tem razão, José Luiz, inclusive não só o Haroldo Santos, o Carlos Pororoca, conseguiu tirar o nome dele do processo. Algrém sabe me responder quem conseguiu mais essa proeza?

  • E agora?! Há pessoas que falaram que viram o Volney levantar o crachá e há pessoas que falaram que viram que Volney não levantou o crachá. Quase três horas depois, todas as pessoas continuam sustentando o que falaram. Só em um ponto falam a mesma coisa: que viram a
    assinatura de Volney na moção.
    Obs.: Ele já falou o que fez, em um comentário abaixo.

  • Toma-te!

    Essa doeu no estômogado do Sarney e daqueles que defendem o coronel.

    Eu não pude estar no último dia da Conferencia por conta de assuntos políticos, mas me falaram que o Reginaldo Borges ficou desesperado com a Moção e soltou os cachorros, foi vaiado e mostrou cotoco para o público.

    Isso é muito feio vindo de alguém que se acha “âncora” do radiojornalismo no estado.

    Ah! que isso eles estão desesperados”

    Vamos agradecer o Lula, por ter convocado a Conferencia, esse momento é importante, tá comendo o bigodudo e os poderosos da comunicação só pelas beiras.

    Tão quebrando as pernas dos coronéis da mídia nesse país!

  • Volney, apesar de não concordar com a postura sua ligada a esse grupo da harmonia k desgraça o povo do Amapá e o exercício pleno do bom jornalismo. Nesse ponto reconheço k vc votou na moção de repúdio a Sarney. Torço para k este ato sirva de reflexão pra VC.

  • Esclarecimento: Alcilene não se deixe emprenhar pelo ouvindo. Vamos checar toda informação antes de divulgar. A injustiça é o grande mau da humanidade hoje. Não só votei favorável como assinei a moção. Aliás, quando a minha amiga Alcinéa Cavalvante começou e enfrentar os processo, eu, Volney, fui o único a defendê-la e prestar todo o apoio, divulgando carta aberta à população amapaense, defendendo a liberdade de expressão e indo aos tribunais tentando reverter as pesadas multas. O mal por si se destrói e isso pode ser maldade.

  • Olha aquele radialista, como é mesmo o nome da peça. A lembrei Aroldo Santos, ficou louco da vida com a aprovação da munição ao Sarney. Pode!!!!!

  • Pelo menos na imprensa, nem tudo está perdido no Amapá. Ainda há os que estão ao lado da defesa dos direitos da sociedade contra a harmonia burra e a imprensa amestrada que nos acorrenta ao atraso. É claro que a turma do jabá não iria gostar de ver a fonte secando. Mas que vai, isso vai. E quando se estabelecer a verdade ficarão, como diz a dona Maria do Curralinho: ” Com a cara ingilhada na ilharga da parede” de tanta vergonha.

  • Pingback: Tweets that mention Alcinéa Cavalcante » Moção de repúdio ao senador José Sarney -- Topsy.com

  • É talvez por conta dessa moção que o Haroldo Santos estava revoltadíssimo no programa da 99,1 FM. Ele deve ser um daqueles que não gostou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *