MPE entra com 11 pedidos de impugnação de candidaturas no Amapá

No Amapá, o Ministério Público Eleitoral entrou com pedido de impuganação de onze registros de candidaturas, com base na Lei Ficha Limpa. São candidatos condenados em eleições anteriores por compra de votos, ex-gestores que tiveram suas contas julgadas como irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado e candidatos com condenação criminal.

A maioria dos pedidos de impugnação (sete) é por causa de compras de voto. Dentre eles está o ex-governador e ex-senador João Alberto Capiberibe (PSB), autor da Lei da Transparência e candidato ao Senado.

Eleito senador em 2002, depois de dois mandatos de governador, Capiberibe foi acusado, junto com sua mulher a deputada federal Janete Capiberibe, de comprar votos de duas eleitoras por 26 reais. Os dois tiveram seus mandatos cassados pelo TSE em abril de 2004. Por força de liminar continuaram nos cargos até setembro de 2005. O PSB atribui a cassação a uma manobra do senador José Sarney (PMDB-AP)

É o único candidato a majoritária que teve pedido de impugnação de registro de candidatura feito pelo Ministério Público Eleitoral. Os demais são candidatos a deputado federal e a deputado estadual. Um deles é o ex-presidente da Assembléia Legislativa, Fran Junior, condenado por compra de votos e improbidade administrativa.

A partir da notificação  os candidatos terão cinco dias para apresentar defesa. Os casos serão julgados pelo pleno do TRE até o dia 7 de agosto.

Procurado pelo blog, João Alberto Capiberibe disse que só vai se manifestar sobre o assunto depois que for notificado.

Leia também na Isto ÉEstadão e

  • Um desembargador estadual, deu uma declaração na TV, dizendo que a Lei da ficha limpa deveria valer sim, pq apoiada no princípio do direito judáico, onde a vontade popular é soberana, a Lei da Ficha limpa saiu das entranhas do povo. Ora se assim é, pq o TST não se baseia na vontade do povo do Amapá, que mais uma vez se manifestou positivamente a eleição de Capi e Janete. O povo do Amapá está sendo representado por um candidato que nunca elegeu, aliás esse cidãdão só faz titica. Disse quandfo perguntado sobre o nepotismo no brasil, que achava normal e legal nomear a mãe e a mulher como suas assessoras, pq sua mãe foi quem lhe pariu e a mulher dorme com ele. Isso sim é uma humilhação ao povo do Amapá. Disse na última campanha, que era amigo do presidente e que tudo que pedisse a ele o presidente não lhe negaria e vice-versa. Se é assim, se o presidente fizer uma besteira, ele vai encobrir as irregularidades do rei. Nós temos que acabar com esse tipo de políticos, que só governam e legislam para os amigos e o resto que se dane futebol clube. Vou fazer uma declaração, conheço um rapaz, que fez trabalho na minha casa de carpintaria, que me revelou que sua irmã, foi uma das pessoas que denunciou o Capi e a Janete, ele disse que, desde aquela época, ela recebe uma bolsa de um certo cidadão no valor de três mil reais. será que só eu sei disso? Acho que não. Nós continuamos num país, onde manda quem pode obdece quem tem Juízo. a escravidão só foi abolida teoricamente, pq as pessoas pobres continuam escravas e a divisão de renda só acontece entre os poderosos, e nós, povo, só ficamos sabendo disso, quando ouvimos as escutas telefonicas da polícia federal.

  • os atores do processo político deveriam sim se preocuparem mais com sua pospostas seus projetos e menos com impugnações. A decisão deve ser do povo nas urnas. Isso é democracia.

  • Alguem tem dúvida que a candidatura do capi será impugnada? Eu não tenho. A condenação pelos #doisvinteeseisreais criou uma barreira séria ao CAPI. Se não posso votar no meu candidato para o senado: #VotoNuloO!!! Só um não vai fazer diferença mas uma quantidade significativa irá chamar atenção para esse fato: como eleitor não preciso ter a minha consciência tutelada por nenhuma lei!
    Se dizem que estarei ajudando a eleger o candidato A ou B, melhor assim do que ser RANDHÔMICO! Dá para aturar o Pinico de ouro e o Talvés enquanto espero 2014!!!

  • Qualquer outro no lugar de capi e janete, ja tinham desistido. Eh muita perseguiao, na ditadura, na “Democracia” etc. Mas Deus retribui a persistencia com coisas boas, e eh isso que capi e janete vao ter nessas eleicoes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *