Para os tucanos tucujus

Tá no sítio da Câmara dos Deputados:

PEC proíbe reeleição em mesa diretora de assembleias legislativas

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/09, do deputado Ratinho Junior (PSC-PR), que proíbe a reeleição para o mesmo cargo em mesa diretora de assembleias legislativas e de câmaras municipais, em uma mesma legislatura. Isso significa, por exemplo, que o presidente de uma câmara de vereadores não poderá ser novamente presidente no mesmo mandato.

Atualmente, a Constituição proíbe a recondução de deputados federais e senadores ao mesmo cargo na Mesa, em uma mesma legislatura. Ratinho Junior espera que o modelo seja aplicado nas assembleias legislativas e nas câmaras de vereadores.

“A proposta obriga as assembleias e as câmaras de vereadores a observar o saudável princípio já inscrito na Constituição. Contrariamente aos princípios democráticos, muitos municípios, inclusive capitais, veem o presidente ser reconduzido indefinidamente, sem qualquer interrupção, por mais de uma década”, afirma o deputado. (Leia mais)

No Amapá, Jorge Amanajás (PSDB) foi eleito e reeleito presidente da Assembléia Legislativa na mesma legislatura. Os vereadores tucanos Rilton Amanajás e Rato, presidentes das Câmaras de Vereadores de Macapá e Santana, respectivamente, anteciparam a eleição da mesa e já foram reeleitos para o biênio 2011-2012.

  • Siceramente esse Estado está das avessas, Aliás costumo dizer que por aqui tudo se pode fazer nos três poderes e nada vaza com grande repercursão, sabe porque todos os poderes jogam do mesmo lado ou seja comem do bolo sozinho, não podemos mais aguentar tanta cara de pau dessa politicagem, depois vão a imprensa dizer que o povo é o maior benficiado.

  • Os tucanos gostam demais de reeleição, no Brasil. Lembram do tucano maior, FHC, que pagou a maioria do Congresso Nacional para obter a reeleição?
    Curioso é que essa mesma turma gosta demais de falar contra reeleição noutros países: Venezuela, Equador, Bolívia etc.

  • Por isonomia, se essa pec vingar, acabam-se todos as reeleições, ou não? Se não pode para o poder legislativo, não deve poder para os outros poderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *