Participação Política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais

jovemOs senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), em parceria com organizações de juventude, farão um bate-papo com estudantes secundaristas de escolas públicas de Macapá, Santana e Mazagão sobre “Participação Política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”, tema do projeto deste ano. A conversa será no Centro Cultural Azevedo Picanço, na segunda-feira (17), às 14h.

O objetivo é despertar o interesse da juventude para as pautas políticas do Brasil. O programa acontece todos os anos, realizado pelo Senado Federal.

A primeira etapa é na própria escola, ela mesma irá selecionar o texto de um único aluno e enviar a redação junto com a documentação necessária para a Secretaria de Educação Estadual.

Assim, os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do Brasil, simulando a atuação dos senadores da República. A experiência na legislatura tem duração de três dias, uma oportunidade de conhecer acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

O evento acontece em parceria com a União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (UECSA), Secretaria de Estado de Educação (SEED), Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (SEJUV), Coordenadoria Municipal de Juventude (COMJUV), Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Amapá (DCE-UNIFAP) e Movimento Estudantil Cristão (SEVEN).

Como participar:

Fazer a inscrição na Escola; Escrever uma dissertação-argumentativa, com o tema: “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”, de 20 a 30 linhas e ser selecionado.

Acompanhe os prazos:

21/08 – Uma redação é escolhida por escola e enviada à Secretaria de Educação

30/09 –  Três redações são escolhidas pela Secretaria de Educação e enviada ao Senado

14/10 – Uma redação é eleita para cada estado da federação.

(Texto: Carla Ferreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *