Petróleo – Governador do Amapá diz que a decisão do Ibama é absurda

O governador do Amapá, Clécio Luís, em nota diz que a decisão do Ibama, além de ser um desrespeito ao povo amapaense, é absurda.
Leia a nota:

“Considero absurda a decisão do Ibama de negar o início dos estudos para a exploração de petróleo e gás na margem equatorial do Amapá. Chega a ser desrespeitoso com o povo amapaense. 
 
É lamentável e vergonhoso que uma instituição como o Ibama não tenha consultado o Governo do Estado. Essa foi uma decisão muito mais argumentada na ideologia de quem decidiu, de gabinete, frágil, totalmente fora da realidade da Amazônia. 
 
Somos o estado mais preservado do Brasil, o mais protegido. Não é possível que nos seja negado a possibilidade de diversificarmos a matriz econômica do Amapá. 
 
Para proteger e preservar a Amazônia, tem que ouvir quem mora na Amazônia. Nós queremos ser ouvidos e falar a verdade, por exemplo, a chamada Foz do Rio Amazonas não é onde serão perfurados os poços. A área fica a 540 quilômetros de distância da verdadeira Foz do Rio Amazonas. Estão a 175 quilômetros, já na ponta do Cabo Orange.
 
Entre os argumentos do relatório do Ibama também está o aumento do fluxo de aeronaves sobre terras indígenas, o que não é verdade. Na questão aérea, trata-se de uma linha diagonal em sentido nordeste, que não passa por cima de nenhuma aldeia.
 
Entendemos que a exploração é uma operação extremamente complexa e, com certeza, vamos defender nossas riquezas naturais. Mas o que estamos defendendo neste primeiro momento, é a pesquisa responsável, segura, ambientalmente e economicamente viável. Não podemos impedir o desenvolvimento sustentável do Amapá.
 
Na última terça-feira, estive com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com parte da bancada federal amapaense, discutindo justamente a pesquisa sustentável, como possibilidade de uma estratégia em favor do desenvolvimento.
 
As decisões precisam ser pautadas pelo conhecimento científico, portanto, seria justo termos ao menos a pesquisa. O mundo todo está procurando novas formas de energia e precisamos entrar numa transição energética, mas pode demorar ao menos 50 anos. E ao sermos proibidos de explorar o petróleo, isso nos impede de trazer mais emprego e renda para o nosso Estado.
 
A Petrobras é a maior especialista em perfuração de poços de petróleo em águas profundas, que é o caso daqui, que possui 2.800 metros. Ela já fez mais de mil perfurações como essa e nunca ocorreu um acidente sequer. Não estamos tratando de qualquer empresa, é uma estatal com a maior expertise do mundo nesse tipo de exploração.
 
Agora, se os estudos dos impactos prospectados pela Petrobras forem prejudiciais, claro que vamos continuar buscando outros meios de desenvolver o Amapá e torná-lo economicamente mais competitivo. O estado brasileiro é quem deve decidir se quer ou não explorar os recursos naturais do seu país.
Clécio Luís
Governador do Estado do Amapá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *