PF cumpre mandados para apurar crimes eleitorais em Macapá, Santana e Jari

A Polícia Federal, com o apoio do BOPE, Força Tática e 6º Batalhão da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira (16/5) a Operação Preposto, com o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão nos municípios amapaenses de Macapá, Santana e Laranjal do Jari, em investigação que apura o transporte ilegal de eleitor nas eleições de 2022.

A ação é um desdobramento da Operação Maquilagem, deflagrada em 14 de outubro de 2022, em investigação que apurou esquema de compra de votos e captação de pessoas para candidaturas femininas fraudulentas, sob o oferecimento de vantagem indevida com recursos do fundo partidário.

A PF identificou fortes indícios de esquema de transportes irregulares de eleitores e violação de sigilo do voto, relacionados a um candidato ao cargo de deputado estadual e um a deputado federal, nas eleições de 2022.

Foi possível identificar que os investigados, em sua maioria servidores públicos, executavam o transporte ilícito e a violação do sigilo de voto, assim como captavam eleitores no dia da votação em favor dos candidatos.

Um dos investigados teria uma posição de comando ao ordenar e organizar o esquema, uma vez que era comunicado diretamente para este as execuções das tarefas realizadas pelos demais envolvidos.

Os suspeitos faziam o transporte de eleitores de vários municípios até o seu local de votação, fazendo com que esses eleitores posassem para fotos junto aos panfletos dos candidatos – “santinhos”, como forma de comprovar que estariam dando apoio aos candidatos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, transporte irregular de eleitores e violação do sigilo do voto. Em caso de condenação, poderão cumprir pena de até 16 anos de reclusão e pagamento de multa.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *