Sem chororô

Prefeito Clécio Luís (PSOL), de Macapá,  decretou hoje estado de emergência na saúde, administração, finanças, manutenção urbanística e parque zoobotânico.

Clécio recebeu de seu antecessor uma prefeitura arrasada, com dívidas a perder de vista – pelo que pode apurar até agora a dívida já chega a R$ 245 milhões -, prédios em condições precárias, instalações elétricas e hidráulicas engalhicadas, unidades de saúde sem a mínima condição de funcionamento, tanto pelo estado físico dos prédios como pela falta de medicamentos, equipamentos e recursos humanos. Aliás, os medicamentos e equipamentos que deveriam servir à população foram jogados aos ratos e baratas em depósitos imundos como este blog mostrou semana passada.
Os telefones da Prefeitura estão cortados por falta de pagamento, não há internet, não há carros (uns foram retirados por falta de pagamento do aluguel, outros estão sucateados e servindo de criadouros de mosquito da dengue em galpões).  A folha de pagamento é um escândalo e há suspeita de fraudes na folha, na contratação de serviços e licitações.

A cidade está suja, fedorenta e esburacada.

Há uma infinidade de problemas que você, leitor do blog e qualquer cidadão, sabe porque sente na pele os transtornos causados por eles.

Mesmo diante de tantos e graves problemas, o prefeito Clécio Luís disse hoje que não adianta chorar. Sua missão é resolvê-los. “Não vou ficar de chororô, estou aqui para enfrentar os problemas e solucioná-los“.
Tá certo ele. Chorar sobre o leite derramado não traz o leite de volta ao copo. Necessário sim que mostre ao munícipe como encontrou a Prefeitura, identifique os responsáveis pelos caos, denuncie aos ministérios públicos federal e estadual e parta para a solução dos problemas. Tenho dito que tenho horror de governante – em qualquer nível, federal, estadual, municipal – que prega os dois olhos no retrovisor e a única atitude que toma é mandar seus xerimbabos reproduzierem a cantilena “culpa da administração passada”. E deixa tudo como está.

Clécio passou confiança quando hoje em entrevista a jornais e emissoras de rádio e televisão  disse, com muita segurança, que os problemas são para ser enfrentados e resolvidos. E que é isso que  está fazendo. Reconhece que precisa de apoio para solucioná-los no mais curto espaço de tempo e por isso vai pedir ajuda dos governos estadual e federal.
Sei, de fontes fidedignas, que o prefeito já teve uma conversa preliminar com o governador Camilo Capiberibe (PSB)  solicitando apoio. Mas até agora o governo não manifestou intenção de ajudar.
Acredito que ao retornar das férias Camilo Capiberibe não ficará de braços cruzados, com um olho fechado para a cidade e outro arregalado para 2014, embora o bloco dos assombrados com uma possível candidatura de Randolfe Rodrigues (PSOL) ao governo esteja torcendo por isso.

  • VASCONCELOS, é fácil falar quando se estar em situação cômoda, não queira esta nesta situação,não podemos pagar por erros cometidos por outras pessoas e mais estamos revindicando por um direito legal,pois, trabalhamos o mês de dezembro todo, temos trabalho provado e ponto assinado, não estamos pedindo favor e sim o que é de direito. Temos quase certeza de que o prefeito não irá honra com esse compromisso, porem teremos que juizar contra a PMM, e dá o troco à Clécio em 2014, pois, falar é facil quero ver ele arregaçar a manga e ir pra rua, já falou muito e pouco fez, pelo visto irá levar 4 anos somente falando, não sou partidario e sim um trabalhador indignado pelo descaso de um gestor, desculpe pelo desabafo.

    • Amigo você já transferiu a culpa de tudo para o novo prefeito! onde você estava quando o caos estava sendo instalado? caladinho né, devia tá mamando também e agora tá com medo das apurações!

  • E tem emissora que ainda defende essa corja..
    E tem gente que votaria nessa corja DE NOVO …
    O povo merece sofrer mesmo…
    Deve ser largado a propria sorte pra deixar de ser burro.
    Cade o judiciario, nao toma providencias???
    Manda esse Relatorio para o Ministro Joaquim Barbosa, que aqui nao se pode esperar muito, ja vao nomear um deles para o TCE,,,MEU DEUS,,

  • É O ESPÍRITO DE PORCO QUE REFLETE A ADMINISTRAÇÃO DO PDT. ESTÃO ACOSTUMADOS A SUJEIRA TANTO MORAL COMO PROPRIAMENTE DITA: AS MOSCAS E RATOS SÃO A ÊNFASE DESTE TIPO DE GENTE.

  • Excelente postura do Prefeito de Macapá, reconhece as dificuldades encontradas e seus responsáveis diretos, contudo, apresenta uma postura sensata e coerente para com a população.
    Os problemas existem e serão devidamente enfrentados, disso eu tenho a mais absoluta convicção.
    Acredito muito na liderança do Senador Randolfe e do Prefeito Clécio e sei que desejam o melhor para todo o Amapá.
    Atitudes e composturas completamente diversas da do nosso pequeno, pueril e mimado governador.

  • o estranho é o Governo Municipal explica Decretar situação de Emergência na Saúde e suspender os contratos feitos com médicos! Tudo bem, foram feitos de forma ilegal, mas estamos em EMERGÊNCIA… Cancela e Contrata novamente….

  • Prefeito Clécio provando do mesmo veneno que o governador Camilo provou quando assumiu o governo em 2011, vamos ver como se sairá da qui pra frente, se realmente tem condições de administrar e resolver os problemas críticos de Macapá. Quanto ao chororô isso é inevitável, como dizia o Roberto Góes ninguém tem uma varinha de condão mágica!

  • Eu já disse: Que os partidos políticos que comungam com os mesmos ideais se unam em prol do Estado e realizem uma excelente administração pública, caso contrário o timão do Amapá repassará às raposas da desonestidade. Tudo que encontrarem de desmazelos administrativos denunciem ao MPE e MPF, conforme competência de cada um. Mas, por favor, unem-se e trabalhem coletivamente. As urnas para 2014 é o fiel da balança.

  • Todos somos responsáveis em melhorar a vida do município. Concordo com o prefeito Clécio em governar olhar prá proa. Mas também discordo da visão que temos de esquecer o retorvisor. Pelo contrário. Temos de lembrar sempre os verdadeirso culpados pelos transtornos, aborrecimentos e pou co zelo com o trato da coisa pública. Dizer os culpados sim; dizer os nomes do culpados sim; dizer o que fizeram sim; lembrar sempre sim. Agora inadimissível e fora de cogitação é exigir que se pague salários atrasados de gestões anteriores que alopraram e arrombaram os cofres da PMM. PACIÊNCIA agora e esperar para que as coisas, devagar, entrem nos eixos.

  • Todos os governantes que assumem o poder sempre agem dessa forma: passam anos fazendo diagnósticos da gestão anterior. Parece que os gestores atuais são ETs, vieram de outros planetas, não sabiam que irão encontrar essa situação. Por isso eu repito, eu voto sempre nulo.Nenhum destes merece o meu voto.

  • Quem paga a conta essa conta é o contribuinte, realmente o atual prefeito não deve ficar com chororô. É sempre bom lembrar que os desmandos ocorreram também por omisão da vereância. Queria o quê? O RG passou uma temporada preso e nem seguer foi aberto uma sindicância pelos vereadores para apuração dos motivos da prisão. Opa…já estava esquecendo que o atual prefefeito estava na câmara municipal.

  • PREFEITO, PAGUE O NOSSO SALÁRIO, A SITUAÇÃO ESTA CRITICA, CADE O RESPEITO PELO TRABALHADOR? AINDA SOMOS FUNCIONARIOS DA PMM.

  • queremos saber quando o prefeito irá pagar o salario ref.a dezembro, pois, quem esta passando necessidade somos nos que estamos trabalhamos e não estamos recebendo, nem ele e nem ninguem da sua assessoria dão uma informação concreta, cadê a transparência?,será que ele iria aguentar trabalhar DE GRAÇA?, pimenta nos olhos dos outros é refresco.Infelizmente estamos morando em um estado no qual o MP não funcionado, é apenas um fantoche. por favor prefeito tenha respeito e pague o salario do mes de dezembro, pois, sabemos que a folha esta pronta faltando apenas a autorização do prefeito. Será que essa analise tecnica levara 100 dias, ai estamos perdido, ninguem merece começar o ano sem receber, não podemos pagar pelo erros de outros, POR FAVOR NOS PAGUE

  • Até que enfim temos um governante que governa olhando pra frente e não pelo retrovisor, depois das gestões desastrosas da HARMONIA (comandada pelo Sarney, Waldez e Cia limitada) e o governo da MUDANÇA (Comandada pelo Camilo Góes Capiberibe) que infelizmente para os amapaenses ainda não acabou que só viam culpa do passado. O Waldez passou 2003,2004,2005 culpando a péssima administração dele por causa do Capi e olha o que deu, e agora a versão Camilo no poder 2011,2012,2013 continua com o mesmo discurso culpa do Waldez e por isso não vou fazer nada para recuperar o nosso Estado. Rezo e peço a Deus e Nossa Senhora para iluminarem o Clécio para ele tentar tirar Macapá do atraso.

  • Em 2014, o “povinho azul” e companhia que contribuiu para a cidade está nessa situação voltará. E uma grande parte da população irá apoiar, defender, irá votar e eleger esses senhores e senhoras (exemplos não faltam) que enriqueceram e viveram do amapá e de macapá nos últimos anos. Em 2012 tivemos uma pequena demonstração de que podemos mudar e começar a escolher melhor quem nos representa, porém estamos longe de mudanças realmente, há neste estado e no país inteiro uma maioria que gosta desta corrupção e dessa sacanagem toda, pois participam da ‘teta’ de forma direta e indireta. tá na hora do povo do amapá acordar e parar de eleger essas famílias tão conhecidas por suas açãos nada republicanas. Há esperança ainda. Será?? o futuro nos dirá.

  • O ambiente de “terra arrasada” era previsto, portanto, agora é trabalhar para atender as expectativas de quem acreditou em Clécio. Cabe, ainda o Ministério Público apurar os crimes denunciar os responsáveis pelos desmandos. Por fim, se camilo mais uma vez fechar os olhos para o problemas de Macapá, município onde concentra mais de setenta por cento da população do Estado, estará dando um tiro no pé e passa a ser um candidato facilmente abatido nas próximas eleições, seja por Randolfe ou outro candidato.

  • Pimenta nos olhos dos outros é refresco,nada disso é novidade,mãos a obra,o governo tem q ajudar no q lhe é possível e o novo Prefeito arregaçar as mangas,sem jogar bola para o outro,cada um com seus deveres,unidos em prol da População.O passado nesse caso é importante senão,ele não estaria tão focado em mostrar os desmandos do passado,q diretamente influenciam no presente e futuro.Votei no Clécio e espero q ele consiga realmente colocar em prática seus discursos,agora cada um defende o q acredita,porq tudo q o Governo faz é criticado e agora o q o Clécio fizer vai ser tudo certo?Queremos ver resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *