Tá na Veja

Coluna Radar on-line

Amapá ou Planalto

Randolfe Rodrigues sabe apenas que será candidato em 2014, mas ainda não decidiu a quê. Balança entre a projeção nacional da campanha à presidência da República e a chance real de se tornar governador do Amapá.

Randolfe tem dado pistas de que dificilmente resistirá à tentação de lançar-se postulante ao Palácio do Planalto pelo PSOL. Para isso, conta com o correligionário Milton Temer, que vem agendando encontros para o amigo com intelectuais no Rio de Janeiro.

Ainda este mês, Randolfe vai desembarcar no Rio para ouvir os conselhos do economista Carlos Lessa e de quem mais Milton Temer conseguir contatar. A ideia é angariar sugestões para elaborar o programa de governo.

Por Lauro Jardim

  • Randolfe, no meu comentário anterior foquei o raciocínio em cima de uma possível candidatura ao governo do Amapá no próximo pleito. Fui desfavorável em função de seu apoio político lógico ao Governador Camilo e ao Prefeito Clécio. No entanto a nível nacional, se V.Exa. tiver êxito em sua candidatura à Presidência da República seria excelente: o PSOL lança-o candidato (licenciado do Senado) e caso haja insucesso no sufrágio de 2014, V.Exa. retorna ao Senado. No entanto, o PSOL mais uma vez colocará o partido em destaque numa eleição nacional. V.Exa. tem credibilidade. Não mude. Tenha coerência. A maioria do povo do Amapá gosta de V.Exa.

  • Tem um diego que faz comentario sobre o senador randolfe, pelo seu grau de desrespeito com o senador fazendo ironia, deve ser um daqueles que perdeu o cargo no dia 1 de janeiro no utimo fio que ele ainda podia se agarra, seja forte amigo e prepare a costa e aguente a estiva que a estiagem sera longa.

  • Randolfe, vá com calma: com perseverança também se chega – o PSOL e o PSB no Amapá, ligados a outros partidos políticos com ideais semelhantes podem mudar os rumos deste rincão. O Senador Capi e o Senador Randolfe têm o trunfo em ajudar o Governador Camilo e o Prefeito Clécio para tirar o estado do Amapá e a Capital Macapá do fundo do poço…posicionamento lógico para todos os políticos eleitos na esfera federal que comungam para um Amapá desenvolvido em todos os aspectos sócios/econômicos/ambientais. Se o Governador Camilo e o Prefeito Clécio fizerem uma ótima administração pública, é caminho aberto para que os políticos bem intencionados desta unidade federativa tenham a oportunidade junto à população em reivindicar nos próximos pleitos o cargo máximo do executivo amapaense…caso contrário é entregar novamente os cofres do erário público às raposas mal intencionadas. Pense bem.

  • Não gostaria AINDA de ver nosso senador em disputa presidencial, precisamos que ele cumpra o mandato para o qual nós o elegemos, por favor senador não deixe a vaidade falar mais alto, o governo e a prefeitura precisam de seu apoio para mudar este estado, a sua hora chegará, tenha cautela.

  • Cara Jornalista Alcinea, o destaque nacional do senador Randolfe é motivo de orgulho para povo amapaense. A candidatura a presidência seria uma maneira de consolidar o PSOL em nível nacional, cabe lembrar que a mesma atitude foi tomada pela Senadora Heloisa Helena em 2006, que obteve aproximadamente 6,5 milhões de votos, no entanto após essa empreitada a senadora perdeu eleições em Alagoas para candidatos como Renan Calheiros e Fernando Collor, ou seja, o seu bom desempenho na eleição presidencial não se refletiu no eleitorado do seu Estado. Por outro lado, disputar uma eleição no Amapá também poderá ser difícil, em função de eventuais desgastes oriundos da administração do PSOL na PMM e do resgate da imagem do Governador Camilo, que deverá ocorrer após as inaugurações da Rod, Norte e Sul e dos Conjuntos habitacionais, além disso, existe o polo político liderado pelo PDT que ainda detém votos em grande parte do eleitorado, outra interrogação são o vereador Lucas Barreto e oex-Deputado Jorge Amanajas, que ainda tem muita densidade eleitoral e são capazes de unificar a base de oposição ao PSB. A conjuntura na linguagem popular é meio assim: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, em nenhum dos casos o senador irá tomar uma decisão tranquila, a única certeza que se tem é que ele será uma peça fundamental no Xadrez de 2014. Um grande abraço!

  • É uma pena não conseguirmos enxergar além do que está posto. É claro que o senador Randolfe irá ser candidato a presidente da república.É uma estratégia, ou uma desculpa, para não sair candidato ao GEA. Assim não atrapalharia a reeleição de Camilo. Caso saia a Governo do Amapá terá que fazer isso sozinho e não terá o apoio dos CAPIBERIBEs que não abrirão mão da reeleição de Camilo.

  • Acredito que se o Randolfe fizer o seu dever de casa…apoiando o prefeito; que tera uma caminhada dificil pela frente…e o governador que tambem precisa de ajuda de seus deputados e senadores…tendo como consequesncia bons resultados para o Amapa, acredito que ele sempre sera lembrado e tera retorno…
    Agora se o bichinho da ganancia ferrar ele…perdeu jogador….nesse Estado e no Brasil é muito dificil vencer sozinho e ai poderemos perder um grande nome…

  • Agora os papéis se invertem, desde quando a revista veja tem credibilidade??? é apenas uma falácia do jornalismo, quem forja, inventa matérias (veja) merece respeito??? please…

  • Vale lembrar q nesta mesma edição da veja, há um quadro sobre os parlamentares em destaque em 2012. Por sinal, não aparece entre dos 20 colocados o mega-ultra-super-fast-senador eloquente do AP “harry potter“. Gosto do Randolfe e ele sempre terá meu voto, no entanto, ele só é blá,bláblá… Já não basta o Capi passar o dia td falando asneira no twitter. Senador Randolfe, traga recursos para o AP. Por isso o Senhor foi eleito, para representar o interesse do Estado.

  • Ainda é mt pretenção!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Mas se ele quiser…Deixem-o sonhar!!!

    Eu ainda aguardo se o prefeito que ele elegeu em Macapá irar dar conta!!!

    No final de 2014, a população poderá dar uma resposta para ele, porque TUDO irá depender da vontade soberana VONTADE DO POVO AMAPAENSE.

    Agora, entendi porque estava aparecendo tanto em rede nacional, se preocupando em derrubar um senador de outro estado.

    Vamos párar com isso: Vcs acham que uma pessoa que já pensa em se candidatar a presidência da República, está preocupada com o povo do AMAPÁ.Ele está preocupado com os seus interesses,só não ver quem não quer ou quer tirar proveito da situação!!!

    • Pelo jeito quem não tá vendo nada é vc Paula, quem elegeu Clécio prefeito não foi o Senador Radolfe,foi o povo macapaense,se candidatar a qulquer coisa pra quem já é reconhecido nacionalmente não é um sonho e sim um objetivo, uma meta,e eu não tenho nenhuma dúvida de que Clécio fará muito mais por macapá do que o outro que foi derrotado e que deixou Macapá ‘um lixo’ e envergonhou essa cidade nacionalmente passando 54 dias na Papuda, se preocupar com um senador currupto, mesmo que seja de outro estado é também função de um Senador da República.

  • TEM QUE VIR PARA DISPUTAR O GOVERNO DO AMAPÁ. É JOVEM E TERÁ OPORTUNIDADE MAS TARDE PARA CONCORRER COMO PRESIDENTE.

  • Senador, aceite, como sugestão, estas palavras: Primeiro, vamos ajeitar nossa cidade, nosso estado, nossas ruas, arborizá-las. Reduzir o número de secrearias, excluir as inservíveis, pois, num estado pobre, o excesso é luxo desprezível. Depois, o senhor aceita o desafio de ajeitar o Brasil.

    • Gostei do excesso de luxo. Aqui parece a América do Norte. Tem Agencia pra tudo. Secretária para atender amigos. Companhias estatais para cabide de emprego. Mas não vamos criticar. Afinal de contas em um estado rico e próspero como este, altamente produtivo, esses excesso são micharia.

  • (…) acho que o Amapá tem que avançar e a unica alternativa é Randolfe para o Gea.Se ele for candidato ao Planaldo quem ira perder será o Amapá.

  • Se o Randolfe decidir com a cabeça, e ele tem inteligência para isso, se elege para o que ele quiser em 2018.

  • o povo do amapá que o randolfe no governo,pois ele é o politico de maior credibilidade desse estado e é querido por todas as classes da nossa sociedade,ñ tenho duvida nenhuma que o randolfe será o proximo governador desse estado,é so i nas ruas e ver o quanto nosso senador é querido e tem a confiança da nossa gente.

  • EI AO PLANALTO É MIGUE! SÓ SEI QUE AO GOVERNO DO AMAPÁ ELE VEM E LEVA EM UM SÓ TURNO!MEU VOTO TA SEGURO.

  • Defendo uma candidatura ao Planalto do Senador Randolfe! Em 2013, prefeito Clécio governará para pagar as contas da tresloucada e irresponsável gestão 12. Em 2014 é que começará e teremos como ver melhor a qualidade do jeito 50 de governar, alavancando a sua gestão. Randolfe tem uma missão importante nacionalmente que é consolidar as bases do PSOL nos legislativos estaduais e federal e enraizar a visão do socialismo como modelo viável de gestão pública. É prematuro nos embatermos agora(PSOL e PSB) e devemos consolidar a gestão democrática e afastar alguns adversários que querem que nos digladiemos em 2014. É evidente que há que se ter habilidade política para isso. O importante agora é darmos esperanças e melhores perspectivas ao povo do Amapá, gerenciado com qualidade e transparência a coisa pública. Não há grandes divergências nas gestões do município e do estado hoje(elas são apenas pontuais) e temos de avançar na construção de consensos se não quisermos que outras forças retrógradas tomem, de assalto, as rédeas do nosso município e estado. Não podemos rifar nossas referências socialistas num jogo de poder em que todos perdemos e, principalmente, à população que depende dos serviços básicos de cidadania.

  • Dúvida cruel, se for eleito para chefe do executivo estadual (bem provável) a única chance de uma nova projeção nacional virá numa, verdadeira, revolução sócio econômica na UF. Se conseguir construir uma estrutura real para concorrer, com decência, ao planalto: alea jacta est!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *