Um Góes para Rei Momo

Em qualquer cidade deste país cabe à Prefeitura realizar o concurso para escolha de Rei Momo. Só em Macapá é diferente.
A Liga das Escolas de Samba decidiu que não quer mais Sucuriju como Rei Momo e dentro de alguns dias estará escolhendo outro, mediante análise de currículo.
Dizem por aí que a presidência da Liga tomou a iniciativa de escolher o Rei com medo que a Prefeitura de Macapá faça um concurso “pra inglês ver”  coroando um Góes para reinar no carnaval.
Sei não.
Mas que é estranha a forma como a Liesa está agindo, isso é.
Como eu já disse, em qualquer lugar desse país onde há carnaval, a responsabilidade pelo concurso é da Prefeitura.
E mais: análise de currículo é apenas uma das etapas.
Geralmente, são três etapas: a primeira é análise de currículo. Na segunda etapa os candidatos a Rei são submetidos a uma sabatina, onde responderão perguntas sobre a cultura e carnaval da cidade. Na última etapa, os candidatos fazem um desfile, onde são  avaliados quesitos como ginga, simpatia, irreverência, expressão corporal, entre outros.

Não entendo porque o  prefeito Roberto Góes está deixando a Liesa se apropriar de algo que é da Prefeitura. Ele sabe que é assim. Ele é do carnaval. Já foi vice-presidente da Liesa e presidente da escola de samba Jardim Felicidade, onde – diga-se de passagem – realizou um bom trabalho.

Escolha de Rei Momo não pode ser feita nas coxas. Só para vocês terem uma idéia, em 2008, em Salvador (BA), fizeram um concurso nas coxas e o Ministério Público determinou  a anulação.

Na ação,  o Ministério Público enfatizou  que “o Rei Momo, assim como diversas manifestações populares do Carnaval, constitui-se em um patrimônio público de valor cultural e, por isso, jamais poder-se-ia admitir a sua manipulação por pessoa física ou jurídica desprovida de qualquer legitimidade para representar a vontade da coletividade.”

Vale lembrar: Rei Momo não é o Rei das Escolas de Samba. Ele é o Rei do Carnaval, daí que é muito estranho que só a Liga das Escolas de Samba tenha o direito de escolher. Né não?

Perguntar não atravessa o samba
O Rei Momo recebe a chave da cidade ou a chave da Liesa?
Quem entrega a chave da cidade para o Rei é o prefeito ou a presidência da Liesa?
O prefeito de Macapá é o Roberto Góes ou a Maria?

  • Néia, essa Marjô quer se meter em tudo, até na prefeitura. Eleição de Rei Momo quem faz são as prefeituras, a Marjô tá tirando a autoridade do Roberto Góes e da Helena Guerra.

  • É isso mesmo Alcinéa você tem toda razão. A Maria José, vulgo Marjorita, não é a dona do carnaval. Ô mulherzinha antipática, burra e porra-louca.

  • Como a tia Alice Gorda já foi pro andar de cima, que tal a Alcinéa para Rainha Momo? Sem eleição. Por aclamação, porque de eleição ela não gosta muito.
    Alcinéa para Rainha Momo. Eu apóio. Façam a logo.

    • Carmem,
      obrigada pela indicação, mas apesar de gostar muito de carnaval não me atrai nenhum pouquinho a idéia de substituir a imortal Alice Gorda.
      De onde você tirou que não gosto de eleição?

  • Eu voto na ÚNICA DAMA por trës; Primeiro porque ele é GÓES, segundo porque é mulher de um GÓES, terceiro porque ele é prima de um GÓES! É mole hehehehehehehehehe…….

  • O prefeito não tem legitimidade.Ele foi Cassado 5 vezes e em breve será afastado do cargo.Meu Rei Momo,será o Chico do Ovo Góes.Falar nisso, como anda aquele processo do Chico do Ovo?Ele vai aparecer quando Waldez sair do governo,não só esse processo,más todos os demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *