Procissão de Corpus Christi sairá do bairro do Muca

Na próxima quinta-feira, 30, a Diocese de Macapá celebra  Corpus Christi com missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.  A concentração para a procissão será às 15h na Igreja Nossa Senhora das Dores, em frente a praça do bairro do Muca. Às 15h50 a procissão sai em direção à Paróquia Cristo Bom Pastor, no bairro Congós. Na chegada da caminhada, será realizada a missa, presidida pelo bispo da Igreja Católica, Dom Pedro José Conti. Após, uma caminhada segue até a Paróquia Jesus Bom Samaritano, no bairro Zerão.

De acordo com Padre José, em cada ano o Corpus Christi é celebrado por vicariato, ou seja, grupo de paróquias dentro da Diocese de Macapá. Neste ano, o responsável é o Vicariato 3, que concentram as Paróquias Sagrado Coração de Jesus, Cristo Bom Pastor e Jesus Bom Samaritano.

Tema
“O tema deste ano de 2013 é Eucaristia e Fé, com o lema “Meu Senhor e Meu Deus.” Em comunhão com o ano da fé, no cartaz deste ano está um barco, que representa a igreja e o Sol simbolizando a Eucaristia. É a Eucaristia que faz a igreja, que é a presença real de Jesus Cristo no sacramento”, xxplicou padre José.

A data
A data do feriado é um momento em que a igreja católica lembra da instituição da Eucaristia por Jesus Cristo. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, e a foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, e Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, após o domingo de Pentecostes.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961.

JMJ

Segundo Walbi Pimentel, da organização da festividade,  camisas estão à venda pelo preço de R$ 15, e o dinheiro arrecadado vai ser destinado à juventude que viaja no mês de julho para o Rio de Janeiro, em encontro com Papa Francisco. “As camisas podem ser encontradas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus ao longo da semana, e nas Igrejas Nossa Senhora das Dores e Divino Espírito Santo, na Paróquia Jesus Bom Samaritano e na catedral também está havendo a venda de camisas após as celebrações.

A organização informa também que a doação de água para a distribuição, ao longo do percurso pode ser feita nas Paróquias da festividade.

Tradição
Os tapetes de rua são tradição e manifestação artística popular realizada pelos fiéis, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi. Este ano,  a juventude deve ajudar a desenhar o tapete no chão, no caminho do percurso da procissão, a partir das 8 horas. Para enfeitar as ruas são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

(Texto: Mônica Costa/Pastoral da Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *