Revista do Círio será lançada domingo

A Pastoral da Comunicação da Catedral São José irá lançar a Revista Círio de Macapá Edição III, no próximo domingo (22) às 19h, na Catedral de São José. A apresentação da Revista será após a Missa do Envio do Bispo Dom Pedro, ao Sínodo da Amazônia. Um exemplar da Revista Círio de Macapá será entregue ao Papa Francisco, pelo próprio Bispo.

O Círio de Nazaré acontece todos os anos – no segundo domingo do mês de Outubro – e envolve pessoas de diferentes partes e classes. Mais de 150 mil pessoas se unem em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Essa é uma tradição religiosa que tem berço em Portugal, cresceu em Belém do Pará e estendeu-se para Macapá. Na época, a Diocese de Macapá ainda fazia parte do Grão-Pará, porém a festividade de Macapá tem uma identidade própria e única.

Contando a simbologia da estrutura da procissão, a revista está voltada para a religiosidade amazônica e outras temáticas que narram os elementos que compõem a grande romaria. As histórias são narradas por meio de reportagens, artigos, depoimentos e fotografias.

São histórias de superação, fé, devoção e amor pela Mãe de Jesus, a mulher que se fez Rainha da Amazônia. Algumas fotografias fazem parte dos arquivos da Diocese de Macapá e outras foram cedidas por alguns fotógrafos profissionais da capital.

Feita para um povo que é peça essencial para que aconteça a grande procissão, a revista Círio de Macapá 2019 busca mostrar em suas páginas um olhar sobre as comunidades tradicionais e a devoção mariana, além de apresentar as especificidades do Círio e suas características na sociedade com emocionantes depoimentos de devotos.

Produção

A revista foi produzida pela Pastoral da Comunicação da Catedral São José com o apoio da Comissão organizadora do Círio, do Bispo Dom Pedro, padre Rafael, diagramadores, revisores, jornalistas, fotógrafos, acadêmicos de jornalismo, padres, seminaristas, autoridades do judiciário, empresários e instituições de Macapá, sob a orientação da jornalista e idealizadora do projeto Mônica Nascos.

Objetivo

A revista tem objetivo de ajudar a custear a nova instalação elétrica da Catedral de São José, com o valor simbólico de R$ 10, será vendida durante as festividades.

(Fonte: Pastoral da Comunicação da Catedral São José)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *