Alerta! Confirmado caso de H1N1 em Macapá

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), divulgou ontem,  quinta-feira,o resultado do exame de um paciente com sintomas de Influenza-A H1N1, em Macapá. O exame confirmou a presença do vírus Influenza-A nele.

Em nota técnica, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) ressalta que a  Influenza (Gripe) é uma infecção viral aguda do sistema respiratório de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e geralmente tem evolução auto-limitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave, principalmente em crianças menores de cinco anos e adultos maiores 60 anos de idade, gestantes, puérperas bem como em portadores de doenças pulmonares (incluindo asma), indivíduos imunodeprimidos, com doenças cardiovasculares, hepáticas e renais entre outras.

Ontem mesmo o Governo do Estado do Amapá (GEA) iniciou a distribuição das doses de vacinas trivalente contra a Influenza (Gripe) para os 16 municípios. O primeiro a receber foi Macapá.

Serão disponibilizadas, nas primeiras semanas, 78 mil doses.

De acordo com o Governo, ano passado  circularam dois vírus em todo o Estado: Influenza A (subtipo H3N2) e Influenza B. Houve um total de 13 casos de Influenza A, de subtipo H3N2; desses, 12 na forma mais branda (Síndrome Gripal-SG) e 1 na forma mais grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave-SRAG). Foram 5 casos de influenza B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *