Alerta! Virose da mosca

Não deixem panelas destampadas, cubram bem os alimentos, pois agora apareceu uma tal de virose da mosca que causa vômito, diarreia, cólica, irritação e inflamação do tubo digestivo e desidratação.

Vários casos já foram registrados em Belém, Ananindeua, Fortaleza e outras cidades.

A Doença Diarreica Aguda (DDA) é chamada de virose da mosca pois é disseminada por esses insetos, que também são os responsáveis pela transmissão. As moscas transportam micro-organismos para os alimentos consumidos pelos humanos, alastrando a doença.

“A ‘virose da mosca’ ficou conhecida assim mas nem sempre é causada por vírus. Algumas bactérias, fungos e, até mesmo, alguns vírus, têm grande facilidade de se aderirem às cerdas destes insetos voadores que pousam em detritos orgânicos e pousam, a seguir, em alimentos, estabelecendo o ciclo de transmissão. Então, a mosca em si, não causa a doença, mas sim os micro-organismos que ela carrega”, explicou o médico infectologista Alessandre Guimarães, de Belém, vinculado ao Hospital Barros Barreto, em reportagem publicada no jornal O Liberal

Na mesma reportagem o virologista Caio Botelho, do Centro Hospitalar Jean Bitar, diz que “há pessoas que apenas têm um mal-estar com flatulência e um pouco de amolecimento das fezes e nada mais do que isso. No entanto, crianças e idosos devem ter maior atenção diante desses casos, já que são mais vulneráveis.”

Ao jornal um aposentado de 66 anos que contraiu a virose contou: “Fui ao supermercado e quando parei no sinal de volta senti aquela ‘moleza’. Senti o corpo mole, coisa que não era normal. Por ser um idoso, eu pensei que era coisa da idade. Quando cheguei em casa, deitei e não consegui dormir. O corpo estava doendo e a diarreia chegou. Tive vômito, dor de cabeça, nariz ficou escorrendo. Tudo que eu comia eu vomitava ou ia direto para banheiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *