Covid – Cresce o número de casos nas aldeias indígenas do Oiapoque

No período de 31 de outubro a 6 de novembro o Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá e Norte do Pará (Dsei) notificou 203 casos de Covid nas aldeias indígenas Manga, Kumarumã e Kumenê, localizadas no município de Oiapoque.

Por causa do aumento de casos nessas aldeias o Governo do Amapá montou uma força tarefa com mais de 30 servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Secretaria de Saúde (SESA), entre eles, equipes de vacinadores; de clínica médica; e de monitoramento, rastreio e testagem. As equipes se deslocarão para as aldeias na próxima quinta-feira com vacinas Pfizer contra a covid-19 para reforçar a imunização dos indígenas, além de testes rápidos antígenos, de alta eficiência com resultado liberado em torno de 15 minutos, para rastreio e monitoramento de novos casos.

De acordo com o  Dsei  203 casos foram notificados nas três aldeias, de 31 de outubro a 6 de novembro. A maior incidência foi na aldeia do Manga com 127 casos; seguida pela Kumarumã, com 52 casos; e Kumenê, com 24. Na semana seguinte, houve uma diminuição nos registros: 19 casos na aldeia Kumarumã e 1 no Manga. Já no período de 14 a 20 de novembro, 6 casos foram registrados em Kumarumã e 3 no Manga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *