Covid – Governo do Amapá baixa decreto recomendando o uso de máscara

O aumento do número de casos de Covid no Amapá levou o governador Waldez Góes a baixar decreto recomendando em todo Estado o uso de máscaras de proteção facial nas repartições públicas, nos transportes coletivos e demais locais públicos ou privados fechados, que
possam resultar na aglomeração de pessoas.

Atualmente quase duas mil pessoas estão acometidas de Covid no Amapá, destas 1832 estão em isolamento familiar e 13 em isolamento hospitalar, uma inclusive em UTI.
De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) 74% do público internado são crianças de 0 a 11. Do total, 80% do público que necessitou de assistência hospitalar não tomou a vacina e dos outros 20%, apenas um paciente tinha tomado 4 doses da vacina e outros três pacientes haviam tomado 3 doses.

O boletim de hoje traz o registro de 179 novos casos, sendo 53 em Macapá, 43 em Santana, 20 em Oiapoque, 17 em Amapá, 16 em Calçoene, 10 em Porto Grande, 8 em Mazagão, 6 em Ferreira Gomes, 4 em Vitória do Jari e 2 em Pedra Branca.

Vacinação
A  Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) está ofertando de segunda a sexta-feira, vacinas contra a covid-19 (pfizer e janssen) e a tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), nos supermercados Armazém Brasil Atacarejo (Buritizal), Supermercado Maracá (pacoval) e Carrefour (zona norte). Os imunizantes estarão disponíveis de 9h às 17h. O público-alvo são pessoas com 12 anos ou mais.

“Precisamos reforçar a vacinação de toda a população, nossos índices de dose de reforço ainda precisam melhorar, desta forma as pessoas estarão mais protegidas, completar o ciclo vacinal com pelo menos três doses é fundamental agora”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde, Margarete Gomes.
No Amapá, a população vacinável é de 851.331 pessoas. Deste total, até a última atualização, 71,18% receberam a 1ª dose da vacina; 57, 52% receberam a segunda; 36,40% receberam as doses de reforço (3ª e 4ª).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.