Covid – Três pacientes foram transferidos de Manaus para Macapá em UTI área sem autorização das autoridades sanitárias. Duas morreram

Três pacientes de Covid foram transferidos de Manaus, em UTI aérea, para Macapá sem que fosse feita a notificação obrigatória às autoridades locais. Elas foram internadas no hospital da Unimed em Macapá. Das três, duas morreram.
A informação foi dada hoje, por volta das 12h pelo governador Waldez Góes. “Acabo de ser informado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, que após investigação in loco no Hospital Unimed Fama em Macapá, foi constatado a internação de uma paciente transferida de Manaus por UTI aérea sem a notificação obrigatória às autoridades locais ou nacionais”.

Waldez disse ainda que além deste caso, a Vigilância Sanitária  confirmou o óbito de outras duas pacientes também transferidas de Manaus para o Hospital Unimed Fama sem a autorização das autoridades Sanitárias e de Saúde, configurando crime de infração de medida sanitária e atentado à Saúde Pública.

Ele já comunicou  o ocorrido ao Ministério da Saúde, ao MPF e ao MP-AP  para que todas as medidas de responsabilização sejam imediatamente tomadas.

À Vigilância Sanitária o governador determinou  que tome as medidas de biossegurança necessárias no sentido de rastrear e identificar a Cepa do vírus e à Procuradoria Geral do Estado que tome as medidas legais para as responsabilizações cabíveis.

“É inaceitável que uma instituição que preza pela Saúde dos seus segurados, transgrida as regras nacionais e internacionais para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, colocando em risco a saúde pública e a vida dos amapaenses”, disse Waldez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *