Deputado Camilo pede que Ministério da Saúde envie ao Amapá kits para diagnosticar o coronavírus

Brasília, 16/03/2020 – O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) enviou ofício ao ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, nesta segunda, 16, solicitando que o Ministério da Saúde (MS) envie à Secretaria de Saúde do Amapá kits para diagnosticar o coronavírus pelo chamado “protocolo de Berlim”. O Ministério está disponibilizando 10 mil kits para 15 estados, 3 deles na Amazônia, mas o Amapá ainda não está entre eles; segundo o MS, ao todo serão 30 mil kits. Camilo também pede a capacitação dos profissionais do Laboratório Central.
“Movido pela preocupação com a população brasileira e, em especial, a população amapaense, de um estado fronteiriço”, Camilo pede o envio dos kits “com urgência, a fim de realizar exames de diagnóstico com mais celeridade para uma ação eficaz no combate ao coronavírus”. Sem os kits, o diagnóstico estaria demorando cerca de uma semana por que o material coletado para o exame precisa ser enviado ao estado do Pará.
Até agora, o Amapá notificou 4 casos suspeitos e monitora outros dois.
Semana passada, o deputado Camilo questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre a disponibilidade de protocolos e leitos de UTI disponíveis na saúde para atendimento dos casos de coronavírus.

(Ascom/Deputado Camilo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *