Força-tarefa leva vacinas contra a covid-19 para mais de 7,6 mil indígenas

O Governo do Amapá enviou nesta sexta-feira  7.616 doses da vacina CoronaVac para imunização de indígenas nos municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e também do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque.
A ação é uma parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), que formaram uma força- tarefa com a missão de imunizar os milhares de indígenas contra a covid-19.

A força-tarefa envolve mais de 200 profissionais, sendo que o Governo do Estado disponibilizou enfermeiros e técnicos em enfermagem capacitados para desenvolver esse trabalho. Eles ficarão responsáveis pela aplicação das doses e também pelos dados de identificação dos indígenas. O preenchimento do formulário com essas informações exigido pelo Ministério da Saúde será realizado durante a ação para garantir controle e transparência.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou toda a logística e condicionamento das vacinas e forneceu mosquiteiros impregnados de inseticida para os vacinadores, mantendo-os protegidos contra doenças transmitidas por vetores, como malária.

Além das aldeias situadas nas áreas de difícil acesso, 350 indígenas que moram em Macapá foram mapeados e também serão priorizados na campanha.

(Secom/GEA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *