Horta hospitalar

Campanha: Horta Hospitalar, Governador plante essa idéia!

Por Roseane Viana*

Eu li nas redes sociais que o Governo do Amapá fará obras de reforma e ampliação de alguns hospitais no Estado, entre eles o Hospital da Criança e do Adolescente, HCA.

Veja a foto da maquete da obra divulgada nas redes sociais:

Eu não pensei duas vezes, por que não ter no projeto da obra uma horta?

Eu pensei que no canto à direita, poderia ter espaço para uma horta. Que tal fazermos uma campanha para a inclusão de uma horta no projeto de reforma do hospital?

Me ajude, quem sabe essa idéia chega nas mãos do Governador Camilo Capiberibe.

Benefícios de ter uma horta na área hospitalar:
– Promover ações de segurança alimentar e nutricional
– Promover (re)educação alimentar com pacientes, acompanhantes e funcionários;
– Incentivar o consumo de hortaliças e legumes;
– Promover e incentivar a alimentação saudável e sem agrotóxicos
– Geração de aprendizado e conscientização ambiental;
– Entre outras…

Horta Hospitalar, Governador plante essa idéia no Amapá!
* Roseane Viana é nutricionista. É amapaense morando na Alemanha onde faz doutorado. Na internet tem um excelente blog onde trata de assuntos variados mas principalmente de nutrição. O blog chama-se Pavulagem da Ro que você acessa no endreço http://nutriane.blogspot.de/
  • Se o governador conseguir cumprir essa obra já está de bom tamanho! Quanto a horta, melhor pensar nisso depois dessa obra concluída.

  • Apoiada Roseane!!! Excelente ideia! É muito bom saber que existem amapaenses como voce que apesar da distancia carrega o Amapá no coração!!

  • Pra quem desconhece, essa reforma já deveria ter acontecido a muito tempo devido a luta da Deputada Dalva Figueiredo que conseguiu através de emenda onze milhoes, e o governador agora que resolveu usar esse recurso. Sabemos que dependente do pai da criança, a saúde e melhoria para a saúde não pode esperar, dizem que não custa nada esperar, mas se tratando da saúde o resultado dessa espera pode ser desastrosa para a populaçao carente que merece hospitais e atendimento dignos. Valorize as emendas dos nobres deputados, qdo elas forem deestinadas a saúde e nao espere muito senhor governador pra licitar as obras.

  • Tai, uma excelente ideia.
    Vou além, que tal plantar só xicórias ? patê de chicória do Amapá sendo exportada para o velho mundo !
    Abracem essa idéia !
    Quem viver verá.

  • Apoiada, Roseane! E concordo também com o Elton. Apesar de que o Amapá seja o Estado mais preservado deste país, não podemos perder essa colocação e devemos servir de modelo na preservação de nossas florestas e, assim, da nossa gente. A colocação de hortas será benefício para a saúde (seja de pacientes, alunos de escolas, funcionários de empresas/estatais) e educação (alimentar e modo de cuidar das plantas/alimentos). 🙂

  • Olha seria uma boa idéia, porém me preocupo com essa obra, pois atualmente o HCA, mas parece um curtiço cheio de um emaranhado de fios de centrais de ar, com infiltrações nas paredes, lá dentro da medo. Os enfermeiros e técnicos estão de parabens, pois fazem milagres, mesmo muitas vezes faltando alimentação e até água potável para beber. Ah! fora os ratos que brincam de pique-esconde a noite no gramado da frente do HCA. aff
    Que essa construção não tenha cunho político-eleitoreiro e que o HCA não venha a ser mais um Hospital Metropolitano que lá se vão quase dez anos, e até agora não se inauguram.

    • Vc é amapaense? Vc fez graduação onde, no Amapá (SEAMA ou IMMES) ou fora (UFPA ou outras)? E o doutorado, é em qual universidade da Alemanha? Qual a sua linha de pesquisa? A Amapá precisa de gente qualificada, pois nossos recursos humanos são escassos.

  • Obrigada por apoiar e divulgar a campanha.
    Agora é que fiquei mais cheia de pavulagem pela citação do meu blog no seu renomado espaço de liberdade de expressão!
    Tomara que seus leitores também apoiem e divulguem esta campanha e que chegue ao Governador.
    Valeu Alcinéia!

    • Ótima sua idéia,tomara o governo do estado cópie e pratique a mesma.Conheço muitos estados dentro e fora do país que praticam isto,até em sacadas de apartamentos se vê ortas,é a saúde preventiva e o custo benefício em 1º lugar.Não sei se aqui no IAPEM existe esta prática,mas seria bom existir,pq aliviaria nossos bolsos.
      Fico triste em ver o governo federal incentivar a malandragem dando “bolsas” ao invés de dar empregos.Tal atitude à meu ver ,deixa o cidadão na marginalidade e sem dignidade.Bolsas,verdadeira escola de malandros,porém,estes são os menos culpados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *