“Mais Visão” chega a Tartarugalzinho para atender 12 mil pessoas

Mais  12 mil pessoas, no Amapá, receberão atendimento oftalmológico pelo Programa Mais Visão, que revolucionou a saúde dos olhos no estado e cujo idealizador e viabilizador foi o senador Davi Alcolumbre, líder do União Brasil.
Durante o mês de maio, mais de quarenta profissionais, entre médicos e paramédicos, estarão em Tartarugalzinho para prestar atendimento à população local e realizar cirurgias, principalmente, de catarata e pterígio, mais conhecido como “carne crescida”. O processo de triagem, em que os atendentes conhecem o problema de cada paciente, teve início no dia 28 de abril e as cirurgias, segundo o coordenador-geral do programa, Luciano Goulart, deverão ter início na segunda quinzena de maio.

Moradores de outras regiões, como Porto Grande, Ferreira Gomes, Pracuuba, Amapá e Calçoene, também poderão ser atendidos. ”Foram vinte dias para conseguirmos, com a ajuda da prefeitura, montar toda essa estrutura para atender a população. Nossa expectativa é a de que, em Tartarugalzinho e na Região dos Lagos, sejam realizados 12 mil atendimentos e realizadas sete mil cirurgias, sendo cinco mil de catarata e duas mil de pterígio”, afirmou Goulart. A implantação do “Mais Visão” só se tornou realidade por causa da destinação das emendas parlamentares do senador Davi para o projeto, que começou em 2019. O programa é gerido pelo governo do estado do Amapá e fruto de uma parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos).

Para Davi Alcolumbre (AP), que esteve nesta segunda-feira (2) em Tartarugalzinho para acompanhar de perto o programa, os atendimentos do “Mais Visão” são de extrema importância para a população local porque devolvem não somente a visão para os pacientes, mas qualidade de vida e autoestima. “Eu costumo dizer que o ‘Mais Visão’ é um dos meus sonhos mais especiais que se tornaram realidade para o estado. Porque ele devolve para as pessoas a visão, a autoestima, a autoconfiança, a independência e a autonomia. Todas as vezes que eu visito um município atendido pelo ‘Mais Visão’, eu me emociono com as histórias que chegam até mim: de avô que voltou a enxergar o neto, de pessoas que voltaram a ler. Enfim, é muito emocionante”, destacou o senador.

Também participaram da ação desta segunda, em Tartarugalzinho, o governador Waldez Góes; o senador Lucas Barreto (PSD); o Frei Carlos, do Centro de Promoção Social Daniel de Samarate; o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, os deputados federais Luiz Carlos (PSDB), André Abdon (PP) e Professora Marcivânia (PCdoB); além do prefeito de Amapá, Carlos Sampaio. Durante o evento, Davi Alcolumbre lembrou que, nos quase três anos de existência, o “Mais Visão” já realizou mais de 300 mil atendimentos e quase 50 mil cirurgias de catarata em adultos e crianças, de forma 100% gratuita. O parlamentar também ressaltou a recém-ampliação do benefício, que desde o dia 15 de abril tem operado crianças e adolescentes que sofrem de estrabismo.

“A gente devolve qualidade de vida para essas pessoas. São crianças conseguindo enxergar pela primeira vez, idosos que estavam sem autonomia de sair às ruas. De novo, são tantas histórias bonitas de superação e sucesso que não tem como não se emocionar”, frisou o parlamentar amapaense. De acordo com Alcolumbre, a meta é ampliar o “Mais Visão” para todo o estado. Os atendimentos já foram realizados em Vitória e Laranjal do Jari e também no Oiapoque, assistindo, inclusive, a população indígena.

(Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.