Médicos se manifestam contra a construção de hospital de campanha na área do HE

Médicos amapaenses se manifestam contra a construção de um hospital de campanha (HDC) na área do Hospital de Emergências. Os médicos sugeriram que o HDC fossem construído em outro local como, por exemplo, o estádio Glicério Marques. Mas o governo não deu ouvidos às sugestões.
Hoje em sua página no Facebook o conceituado e veterano anestesista Jocy Furtado postou uma carta que enviou ao governador Waldez Góes, que posto abaixo.
Comentando a carta, o  médico Eduardo Monteiro disse:
Há 43 dias eu e mais um conselheiro do CRM , estivemos no HE com uma orientação , que não fosse criada estrutura para receber pacientes suspeitos ou confirmados de covid 19 , não concordou , criou um isolamento com 6 leitos , leitos não suficientes , atualmente há pacientes suspeitos e com exame confirmado , e pacientes sem quadro clínico sugestivo ou compatível com esta terrível virose , em enfermaria no HE , resultado 9 médicos contaminados com exame positivo , só no HE , vários técnicos e enfermeiros (a) , que pode complicar ainda mais esta situação com a estrutura que está sendo construída em frente ao HE , em tempo o fluxograma que foi orientado pelo grupo do Sírio libanês o HE estava fora !”
Eis a carta:
“Exmo.Sr.
GOVERNADOR ANTÔNIO WALDEZ:
Meus cumprimentos:
Inicialmente quero me identificar: sou JOCY Furtado de Oliveira, médico anestesiologista da rede pública de saúde do Estado. Já tivemos oportunidades de conversar pessoalmente. Creio que V.Excia. me reconhece. Sem qualquer conotação política ou intenção de causar pânico na população, quero externar minha surpresa e discordância pela construção de um hospital de campanha (HDC) na área do HE com a finalidade de ser porta de entrada de pacientes positivos ou suspeitos de coronavírus. Foi divulgado que isso evitaria o acesso desses pacientes aos ambulatórios ou enfermarias do HE prevenindo os que lá já se encontram. Governador, é impossível que não se reconheça que a área é comum, ou seja, HE e HDC estão integrados, são contíguos ou contínuos e essa situação, na minha opinião e de vários colegas, não irá proteger nem pacientes nem as equipes de pessoas que atuam no HE, incluindo os colaboradores terceirizados, cidadãos como todos os demais que nem sempre usam os EPI’s adequados. Creio que a iniciativa seria mais objetiva e segura se o HDC fosse localizado em outro local; faço uma interrogação: nesta oportunidade de pandemia, por que não foi usada parte da enorme área do estádio Glicério Marques? Trocando ideias com vários colegas existe preocupação pelo risco que estamos expostos. Fica a minha opinião e discordância pela localização do (HDC) na área do HE. Atenciosamente! Jocy Oliveira- CRM 101- AP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *