Apelo da leitora

Alcinéia, Bom dia!
Há muito tempo acompanho teu blog e admiro sua forma imparcial de comunicar os fatos e cobrar posicionamentos, devido a isto estou apelando a pedir sua ajuda nesta cobrança. Desde a campanha este atual governo prometia resolver a questão dos consignados. Chegou e esqueceu a promessa, concordo que só em pagar em dia o que trata-se de obrigação ja ajuda, pois o governo anterior ñ estava fazendo. Porém os atrasados, e a revogação do decreto que proibe consignações na folha ninguém mais fala. Esqueceram da gente, cobro por twister, cobro por facebook, por todos os meios e fico sem resposta. Percebo que quando vc publica algo, a resposta vem rapidamente. E meu emprego, assim como de colegas e conhecidos estão em risco, tenho familia, meu marido era de contrato e está desempregado, e eu estou por um fio em empresa de consignação ja todos esqueceram desse ramo que muitas familias dependem. Peço ajuda na cobrança, pq cobro e vejo passar os dias sem nenhuma solução e vejo a expectativa do meu emprego a cada dia indo embora. Acabando os contratos e este governo ñ resolvendo a questão dos consignados como sustentarei minha ksa? meus filhos? Ñ SEI, SÓ SEI QUE A ESPERANÇA ERA QUE PIOR DO ESTAVA Ñ PODIA FICAR, MAIS ESTA FICANDO. Me ajude, por favor.
Rosângela”

  • Alcinéa, o mais lamentável é que ficamos sabendo que há pessoas no Amapá que possuem mais de dez anos de contrato, ou seja, entra mandato, sai mandato e tais pessoas precisam vestir a camisa de quem está assumindo o governo para se manter no cargo. Não estou aqui para condenar tais pessoas, até porque isso é resultado da falta de gerência dos políticos que assumem o poder. Para eles é mais interessante manter esse curral eleitoral a realizarem concurso público. Alcinéa, a mudança para um povo só ocorre quando esse povo tem a real noção do grande poder que ele detém nas mãos, ou seja, o voto!

  • companheira,,,,de todos os jornais do estado.todos ja me decepcionaram,,,em tv só assisto o da tv amapá,,o resto falam muitas pesteiras….no radio so 93,3 e 94.5 o resto falam muitas não verdades, principalmente em politica…eu admiro muito o seu trabalho,,,so que eu te penso qualquer que seja a verdade nao coloque o ponte de vista pessoal, mais sim o profissional,,o certo,sem criticas que não levam a verdade,,alem de tudo,,peso que vc esclareça a companheira sobre a consignaçao,,,vc sabe da verdade,,como o governo recebeu as DIVIDAS COM CONSIGNADO E AMPREVE E OUTROS,,,ASSEMBLEIA SO LIBEROU 5%, vc tambem sabe o quanto é ruim para o estado,,,,,obrigado ser for atendido,,,e espero sempre participar do seu blog

    • Leonidas Soares, sabemos que os atrasados referente aos consignados é da gestão passada, mais o nosso governador tinha ciência. Agora tem que resolver e parar de ficar dando desculpas.

  • Alcinéia, como disse no proprio texto, qd vc posta algo a resposta vem rapidamente. Agora, tenho visto a situação do consignado caminhar, seguir em frente, as pessoas ja tocam no assunto e o proprio Gov. ja postou algo a respeito no seu twistter, o que me resta é lhe agradecer pela ajuda, lhe agradecer por postar meu texto e me ajudar nesta cobrança que pelo andar da carruagem apartir do seu Blog foi ouvida. Muito obrigada.

  • Fui aprovado em segundo lugar no concurso do Ministério Público ocorrido em 2009 onde só haviam três vagas para a promotoria do Laranjal do Jari e até hoje não fui convocado para assumir meu posto. Nesse meio tempo preciso dar meu jeito de obter dinheiro e manter minhas contas em dia e sustentar minha família. Essa questão dos consignados é bastante complexa e acredito que realmente demandará tempo para ser solucionada, mas não podemos perder as esperanças, temos de acreditar que esses homens que aí estão no poder, ditando o rumo que este estado deverá tomar pelos próximos quatro anos conseguirão reverter esse quadro de penúria que a famigerada “Harmonia” deixou como maldito legado ao novo governo.
    Também trabalhei ano passado no contrato administrativo, tenho dívidas para saldar, aguardo ansioso o pagamento da minha indenização, pois eu cumpri com minhas obrigações enquanto educador e não tive qualquer problema, portanto exijo receber aquilo ao qual eu tenho direito, sim…
    Espero que meu comentário seja publicado, sou fã deste blog e acesso regularmente. obrigado.

  • Na verdade, estamos vivemdo em um momento de incertezas, guerras, picuinhas, enfim…como dizem mudam-se os figurantes, mas o cenário continua o mesmo, o nosso Estado está nas mãos de de padrasto e madrasta, pq essa estória de que pegou o governo sucateado, em estado deplorável é conversa pra boi dormir, passamos por crise, passamos sim, mas em qual momento foi tudo um mar de rosas, entra governo e sai governo e as promessas são esquecidas em palanques políticos. Lembro-me de quando governador atual dizia quando era deputado “que dinheiro tem , o que falta é gestão”, mas e agora o que o atual governador tem a nos dizer, pq bem sabemos da receita atual de nosso estado, será que realmente esse discurso de dizer que não tem dinheiro é cabível? ou será que é desculpa para tentar persuadir nós amapaenses com esse discurso barato de que falta recursos…enfim…realmente concordar PF que diz “agora o que falta é gestão e competência”.

  • Resumindo a história…nunca os contratados foram tão humilhados e desrespeitados como agora.O governo tem sim dinheiro, por que nesses ultimos 3 meses o governo arrecadou milhões e recebeu recursos federais.O governador atual dizia quando era deputado “que dinheiro tem , o que falta é gestão”.Realmente, agora o que falta é gestão e competência.Nota-se que o governador está perdido e que sua equipe é incompetente, pois não estão conseguindo solucionar os problemas.Não conseguem nem fazer um projeto de lei correto!Sabe por quê?Por que quando se trata de contrato admin. fazem tudo de qualquer forma, porque eles odeiam contrato.Quando foi deputado, deixou seu ranso bemmm claro e, agora mudou de discurso, mas sabemos que ele odeia contrato.Deveria imaginar que o contrato não é o “sonho” de ninguém para quem já estudou tanto.Acredito que o sonho desses contratados seja passar no concurso público e dar uma banana para esse pessoal!
    Já pensou ficar 2 meses e meio sem receber e sem a indenização!é brincadeira!
    Agora até os médicos querem párar e já disseram que eles vão sim receber, então os professoras tbm devem receber, não e verdade?
    Tá uma verdadeira bagunça!

  • fui fazer uma compra no crediario, o mesmo foi negado,nome no spc, perguntado pela empresa que havia acionado o serviço de proteção me foi informado que havia sido o banco santander, me dirigi até lá e fui informado que meu nome seria retirado do spc, perguntei porque não retiraram antes haja visto que o novo governo estava efetuando o pagamento em dia, o funcionario me informou então que O GOVERNO ATUAL NÃO VEM PAGANDO TAMBÉM, OU SEJA JANEIRO E FEVEREIRO FORAM DESCONTADOS EM FOLHA E NÃO FORAM REPASSADOS, é por isso que os consignados estão bloqueados o governo continua retirando o dinheiro de nossa conta e não repassando aos bancos, quando o gabinete de crise optou por proibir os consignados me pareceu uma opção estranha na epoca, não entendi, afinal novas consignações não oneram a folha, haja visto que o recurso para o pagamento dos emprestimos é recolhido diretamente da folha de pagamento…

  • Temos q ver os dois lados: o Estado que está c/ muitos problemas e que devem ser resolvidos e essa senhora q não tem d ond tirar o sustento d sua família… Sempre apoiei o gov. Camilo e continuo apoiando,mas acho q as questões relacionadas a emprego e a saúde necessitam d uma urgência porque atingem diretament a vida das pessoas. Têm muita gente desesperada porque não têm d onde tirar correndo o risco d passar fome. Isso é sério!

  • Boa noite, Alcinea.

    Sou leitora assídua do seu blog (sinto falta quando vc nao posta, como no dia 21 por exemplo).
    Eu era funcionária do Programa de Tratamento Fora de Domicílio, setor vinculado a SESA. AO assumir o mandato, o Governador comprometeu-se em manter todos os profissionais da saúde e da educação que realmente estivessem trabalhando, em seus postos, por pelo menos um ano. Alguns dias depois 19 funcionários do referido setor foram demitidos, afetando vitalmente o funcionamento daquele departamento. De fato, erámos contratados do Super Fácil, porém fomos remanejados para o TFD, com a promessa de que os nossos contratos seriam regularizados como trabalhadores da SESA, o que não aconteceu.
    Atualmente, os profissionais que lá pemaneceram encontram-se sobrecarregados. A minha reinvindicação não é quanto ao meu emprego, afinal de contas, como falou o colega acime, estudarei e ei de passar em um concurso. Se trata da administraçao governamental que ao invés de trazer solucões, cria mais dificuldades.
    O TFD é um orgao de extrema importancia. Hj, lá tramitam mais de oito mil processos, dos mais diversos casos, e das mais diversas complexidades, e há apenas 19 funcionários para administra-los. Eles são pessoas competentes, mas estao sobrecarregados: no inicio do ano faltou dinheiro para passagens (pois naum houve aditamento no contrato das passagens), e os pacientes que estavam agendados, se nao compraram com o dinheiro do proprio bolso, perderam os agendamentos que foram viabilizados com muito esforço pelas tecnicas do TFD (pois o Amapá nao tem pactuação com outros estados para os tratamentos de saúde, apenas com Belém que esta sobrecarrehado).
    Há de se falar ainda da pressao que lhe impostas: te esforças senao irás para a rua.
    Falta de emprenho não falta, mas sim condições de trabalho: mais funcionários, mais pactuações com os estados que possuem centros de referências nos tratamentos de sáude, e liberação de verba para que os pacientes se desloquem com o minimo de conforto (Hj, a juda de custo para Belém é apenas (míseros) R$ 135,90, e para os demais estados é de R$ 377,50).
    Se vcs quiserem ir mais afundo, fiquem sentados na recepcao do TFD e observem o desespero dos funcionários que nao tem condiçoes de trabalho e observem mais atenciosamente os pacientes que padecem pela burocracia e falta de políticas públicas adequadas.
    Vcs lembram no inicio do ano quando o “super”secretario de saude disse que tinha reativado 10 ou mais leitos. Neste momento acreditavamos que todos os setores seriam revitalizados da mesma forma. Mas pelo visto, esta atitude naum passou de uma falsa esperança, pois naum só TFD, mas outros setores da SESA e de outras secretarias estao indo de mal a pior!!!

    Obrigada Alcinea pelo espaço!!!

  • eu tenho parente que trabalha no governo e este negocio de consignação esta endividando os funcionarios publicos, tem gente que recebe no fim do mesmo -1, um advogado me relatou que mais da metade dos clientes dele em um sindicato estao endividados. ou seja consignação tem muitas poucos pais de familia em comparação com a quantidade de funcionarios publicos endividados.

    • Elson com todo o respeito q lhe é devido + vc esta mal informado, consignação em folha por lei ñ pode ultrapassar 30% dos proventos dos servidores. Esta regra era burlada antigamente + hoje o Prodap possui uma sistema que segue esta regra a risca, quase sem manipulações. Se algum servidor recebe menos que 1,00 é pq deve no banco onde possui c/c… Lá sim, em c/c diretamente o servidor q esta devendo pode ficar nesta situação.

    • Elson, vc precisa se atualizar com relação ao tema crédito consignado. O crédito consignado é um direto do servidor público regulamento por lei federal e fiscalizado pelo banco Central, suas taxas variam de 1,5 a 3,5 sendo muito menores do que as do cheque especial, cartão de crédito e empréstimos bancários sem garantias. As regras estabelecidas pelo Banco Central limitam os empréstimos neste modelo ao limite máximo de 30% do valor do salário bruto, o que por si só já elimina maiores risco. Então, amigo, a suspenção do crédito consignado é um grande prejuízo para a sociedade e que por ter essa modalidade suspensa terá que buscar outras alternativas onerosas. Pense nisso!!

  • O que quis dizer é q escrevi apenas um desabafo, mais focalizem no que pedi, no que cobrei. Minha cobrança se refere aos consignados apenas, peço que sejamos lembrados, ja q eramos quando se estava em campanha.. Ou ñ lembram da promessa de normalizar a situação do consignados? Desculpe se de alguma forma meu texto foi ofensivo, ou apelativo. Ñ sabia q iria ser publicado, + agradeço por isso. Enviei por e-mail como desabafo, um apelo de alguém q esta tão cansado de ser ignorado… Obrigada, pela oportunidade de expor estes problemas, e volto a me desculpar, caso o meu texto tenha sido de alguma forma apelativa.

    • Sempre que precisar pode contar com o apoio deste blog.
      Não vi nada ofensivo no seu texto por isso ele foi publicado.

    • Eu entendo seu sofrimento D. Rosângela. Perdoai, eles estão cegos…
      (Será que vcs não entendem que num estado como o nosso, não dá para romper com o modelo sem consequências?)Isso lembra quando fecharam todas as madeireiras de Tailândia. Parece que querem colocar O Amapá na condição de estado desenvolvido e gerador de empregos num estalar de dedos. Vai ser devagar e o governo ainda vai ser gerador de renda por muitos anos…senão, vai ser o aumento dessa violência que nós estamos vendo hoje nas ruas.

      • Concordo com vc Caiado. Não é falta de sensibilidade, tenho certeza. Ocorre que as prioridades são muitas. Sei que o atual Governo não deve ficar dando desculpas, como o anterior, por muitos anos-(08)anos. Colocando culpa no Governo do Capi. Mas dar mais um tempo para as coisas começarem a tomar um novo rumo é questão de coerência, sensatez e acima de tudo JUSTIÇA! Meu Deus como cobrar o DESMANCHE de um Estado em 03 meses. Só os inimigos políticos o fazem. Não dá pra pessoas que se acham sensatas entrar no jogo ou cair nas armadilhas da oposição irresponsável. Vamos torcer, vamos orar, cada um na sua crença, pois que todos sairão lucrando.

      • Caiado, vc tem toda razão. Ele (O Governador) pode até ter boas intenções. O problema é radicalizar como esta fazendo, sendo tb mal assesorado. Como ele vai movimentar um estado que só tem o comercio e o funcionalismo público com fonte de renda? Sem comércio com movimento e sem funcionario público nem podendo fazer emprestimo e sem contratos a cidade para literalmente. Aí vcs irão ver Macapá pequena q é se tornar um Rio de Janeiro no ápce da violência. E depois dela instalada no estado o poder público ñ conseguirá controlar…Olhem p o centro e vejam o que eu digo. A cidade esta parada, o povo só tem comprado mal sua comida e os assaltos? Estes estão virando rotina na nossa querida cidade…

  • A questão não é o desemprego é o consignado? o desemprego do meu marido é problema nosso, citei apenas p demonstrar a situação de muitos.Creio q nesta situação vcs julgam ou pq ja são concursados ou pq entraram junto com o governo atual. Estou pedindo ajuda p/ solução dos consignados, ñ estou pedindo contrato p ele. É promessa, é algo q este atual governo esta falhando, ou é tão bom´e correto assim q ñ aceita critica..? Do meu texto só leram o q disse a respeito do meu marido ñ ser + do contrato, pq? Muda-se governos e continuamos na mesma, o fato de se ter concurso ñ significa que terá emprego para todos. Deve a um bom governo, uma bom planejamento e uma boa gestão isso. Desemprego, existe e aki tem piorado e muito. A panelinha se foi, e esta se constitruindo outra? No meu texto alguém sabe me responder o que eu perguntei? Consignados, atrados? decretos? Parem de me criticar como se eu estivesse me fazendo de vitima, ou qd assumiram cargos e indicações q o novo governo lhe deu, tb perderão a sensibilidade? o respeito pelo proximo, o q pedi foi ajuda para cobrar posição, ñ venha me julgar, se ñ pode me responder o que no texto eu perguntei.

    • bom companheira,estou solitario com vc ++ o governo tem que colocar em dias o pagamento de consignados.pois estive com meu nome no serasa e spc.tenho um emprestimo na caixa economica federal.estado descontava do meu pagamento ++ ñ repasava para a mesma.++ agora o novo governo estar repasando.pelo q em entendir vc trabalho numa empresa de consignados e isso?

      • Sim, desde Janeiro/2011 todos os repasses estão ocorrendo de forma correta. O que contesto é exatamente os atrasados, o decreto que proibe novas consignações. Sabemos o que este governo pegou, ele msm sabia pelo que dizia em campanha, a situação esta dificil mais ignorar este problema é o q tem sido feito. Ninguém + toca no assunto. Vc deve estar com nome no serasa e spc exatamente pelo atrasado, que pelo que se sabe o governo na semana retrasada iria fazer um comunicado publico para negociar estes débitos, porém isso não foi feito e se ñ cobrarmos e cobrarmos ñ será. A negociação desde débitos faria por exemplo a caixa limpar o seu nome. O comprometimento com isso, um acordo q tenha validade demonstra para os bancos uma credibilidade maior, até porque todas as previções para algo relacionado a isso nunca é cumprida. Este problema pelo que percebo passou de 1º plano em campanha para ultimo agora na gestão.

  • é muito triste e agoniante ver uma MÃE de família com inúmeros planos e deveres a cumprir, frente ao descaso e total desrespeito do poder público. nós temos que unir forças e falar as nossas desilusões e angustias sobre o governo. eu não consigo ver prioridades para o nosso estado: será a educação: descaso com os professores e alunos em geral… será a saúde: febre tifoide, dengue, a saúde em estado grave… será a segurança pública: viaturas sucateadas, profissionais sem estrutura física para melhor atender a população, e por aí a fora. A nós só nos resta manifestar toda nossa descepção e frustração. Estamos a sós, pois não temos apoio de instituições que deveriam intervir e cobrar que respeitassem nossos direitos, é lamentável…

  • O Governo Camilo PSB está parecendo Governo do PT, o 1º escalão tem mais gente do PT que do próprio partido governista estadual. Camilo 40 ou 13?! As secretárias em sua maioria é 13. Absurdo, incoerente e fadado ao fracasso do ponto de vista político. Tô muito decepcionado com o governo que eu lutei tanto em defesa, alegando as questões técnicas propostas pelo PSB como base de uma gestão mais justa com o POVO. Políticas públicas estúpidas é diferente da concepção técnica proposta. Eu gosto de poucos nomes, acho que a Jucap, Ueap, Politec, Prodap entre outros orgãos governamentais estão avançando, mas os Secretários são um fiasco. DESABAFO DO ELEITOR. Setur, Sesa, Seed e Sead, configuram quadro de insuficiência crônica na gestão Camilo, nem parece que mudou!

    • Querido , não importa a sigla do partido, o que interessa é que este governo ta uma droga, seja PT ou PSB, por favor justiça federal, alguém aí!! precisamos de uma luz, sou do contrato, ja abandonei meu posto de trabalho, não tenho como ficar trabalhando sem receber, nunca vii isso na minha vida!!! SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!

  • Srª. Rosangela, infelizmente as coisas andam muito crueis no Amapá, durante um bom tempo vivemos uma harmonização muito linda, todos eram amigos de todos, como é sabido por todos da operação que desencadeou a maior corrupção da história recente do povo tucuju, devemos fazer um planejamento pessoal, não estou dizendo que foi o seu caso, muitos pessoas ganhavam nesse governo, sem trabalhar pelo que se sabe, e grande parte da midia local e envolvida nesse meio politico, propiciando esse grande arrobamento publico, sem denunciar os fatos ocorridos e agora vem de anjinhos imaculados, pera aê vamos nós conscientizar, e tentar compreender o momento em que vivemos.

  • Concordo com a Rosangela o governador esqueceu os consignados,já fui varias vezes na SEPLAN atraz de uma possição e o Secretário não tende, a recepecionista pergunta qual é o assunto e encaminha para um adjunto que não resolve NADA.

  • Fala pro seu marido se preparar… aproveitar esse tempo que ele está, infelizmente, desempregado e estudar… os concursos virão! Aí quando ele passar não vai mais ter esse problema de ficar desempregado por causa de contrato!

    • Mas os aprovados em concurso vão ser chamados? em quanto tempo? quem tá passando necessidade aguenta esperar?
      vejam os concursos em que não chamaram ainda os aprovados:
      Setor Econômico, SRE, Iapen, Sims etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *