Caravana de Escritores

O Governo do Amapá continua a programação do 1º Circuito Pré-Feira de Livros do Amapá 2013. Na segunda-feira, 4, foi a vez do município de Mazagão Novo, localizado a 26 quilômetros da capital, receber e conhecer os autores do Projeto Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional. Escritores e poetas como Vássia Silveira (CE), Ovídio Poli Júnior (RJ) e Ivan Carlo (AP) reuniram moradores, estudantes e professores em palestras e mesa de debates.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Mazagão Novo, o Governo do Estado proporcionou três momentos da programação no município. A Escola Estadual Dom Pedro I foi palco da mesa de debates promovida pelos escritores Vássia Silveira, Ovídio Poli Júnior e Ivan Carlo.
A autora, jornalista e editora Vássia Silveira já morou no Amapá, participou da Feira de Livros ocorrida no ano passado e prestigia, pela segunda vez, a programação. Incentivadora da leitura, Vássia gostou da participação em Mazagão Novo e acredita que o projeto Caravana de Escritores é capaz de transformar realidades pela oportunidade de troca de experiências entre ouvintes e escritores nas mais diversas comunidades.
“Valorizando não só o compromisso com a literatura, muitas vezes a criança não tem acesso a um livro e a troca de experiência e informação com os autores locais e nacionais podem contribuir na formação dessa pessoa, que lá na frente se tornará um grande leitor e, quem sabe, até em um escritor”, enfatizou.
Autora dos livros infantis “Braboletas e Ciúminsetos” e “Quem tem medo do Mapinguari?”, publicados pela Editora Letras Brasileiras, com ilustrações, Vássia Silveira foi editora da revista “Outraspalavras”, no Estado do Acre, atualmente reside em Fortaleza (CE), tem textos publicados nos sites “Cronópios e Bestiário” e assina o blog “Gavetas e Janelas”.
O escritor Ovídio Poli Júnior também abraçou a iniciativa do Estado e observa com satisfação o modo como está sendo conduzido o evento, no Amapá, em relação a outros que ocorrem no Brasil, uma vez que a Feira de Livros do Amapá não está sendo pensada somente como evento isolado e sim de modo amplo e que envolve todos.
“Essas atividades preparatórias culminarão no fortalecimento da promoção da leitura e da política do livro, no qual o evento está inserido. O edital de apoio à criação literária é outra forma de incentivar escritores locais, que, selecionados, terão suas obras publicadas e divulgadas”, ressaltou.
Ovídio Poli Júnior é graduado em Filosofia, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Literatura Brasileira. O escritor foi um dos finalistas do Prêmio Guimarães Rosa/RFI (Paris), com importante destaque em concursos e prêmios literários brasileiros.

Programação para esta terça-feira
Mazagão Velho – Comunidade do Carvão
8h – Abertura oficial do Circuito em Mazagão Novo
Apresentação da Flap para a comunidade
9h às 10h – Grupo Flap de Poesia Falada
15h às 16h – Palestra com a autora do Projeto Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional: Lulih Rojanski
19h – Sarau Literário

(Ascom/Secretaria de Cultura do Amapá)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *