Do jornal O Globo

Novatos ofuscam caciques no Senado

Numa Casa por onde passaram, em 2011, 40 ex-deputados federais, 36 ex-governadores e três ex-presidentes da República, um trio de senadores novatos conseguiu fazer diferença no Senado ano passado. Carimbados como “os independentes”, o trio formado por  Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Pedro Taques (PDT-MT) e Ana Amélia Lemos (PP-RS) conseguiu furar o cerco dos caciques e se destacar num ano fraco na política e para a oposição.

Um baixinho e outro com cara e voz infantis, Taques e Randolfe estudaram a fundo o regimento, conseguiram relatorias importantes e $trabalho para o governo. Mais discreta e serena, mas com postura igualmente firme em relação ao governo, Ana Amélia, estrela do jornalismo gaúcho, também se sobressaiu com a ótima oratória e intervenções equilibradas.Convivência com quem antes mandou prenderSenador mais novo da história da República, Randolfe chegou ao Senado disputando a presidência com José Sarney. Teve só oito votos, mas ficou conhecido.

Propôs e dirige a única CPI em funcionamento, a do Ecad. Está em comissões cobiçadas, como Constituição e Justiça (CCJ), Relações Exteriores (CRE) e Meio Ambiente (MMA), e é relator do Estatuto da Juventude. No debate do Código Florestal, teve voto em separado, dificultando a vida do governo. O Código será votado de novo pela Câ$, mas Randolfe já trabalha pelo veto:— Consegui colocar o código no colo da presidente na véspera da Conferência Mundial do Meio Ambiente. Ou ela veta ou passa por esse constrangimento.Já assimilou o apelido de Harry Potter. Em duas ocasiões, foi barrado pela segurança do Senado ao tentar entrar vestido à paisana. Diz que o rosto de menino não o impede de se impor como senador, mas reconhece:— Se eu tivesse a voz mais grossa, seria mais fácil. Recomendaram uma fono.

  • não precisa engrosar a vóz,lembram do saúdoso BETINHO,TINHA O TINBRE DEVÓZ DE UM RADOLFE,MAIS ÉRA RESPEITADO,e não falava grosso,lembra do collo de MELO,fala grossa ,arrogante , saiu com pé na bunda! rss

  • Será que o Randolfe significa mesmo a renovação? Será que ele não representa as velhas práticas, só que rejuvenescidas? Suas alianças com os amigos do Sarney levantam esta dúvida.

  • kkkkk….esse Harry Potter é mesmo do babado.Com voz de menino ou não ele é o senador do momento e do futuro,assim esperamos e queremos.Brilhante em tudo que faz,Randolfe veio p/mudar a cara desse senado de relíquias(??) ultrapassadas.Hora de fechar esse baú e não abrir mais..kkkkk.Dá-lhe Randolfe,vc tá podendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *