Dutra e Manoel encerram greve de fome

Da Folha.com

Após acordo com PT, militantes decidem encerrar greve de fome
Andreza Matais e Nancy Dutra

O PT nacional aceitou fazer um acordo com petistas do Maranhão que viabilizou o fim da greve de fome de três militantes do partido que se arrastava há uma semana e já caminhava para consequências trágicas.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA), o militante histórico do PT Manoel da Conceição e a ex-deputada Terezinha Fernandes protestavam contra a decisão da direção nacional do PT de fazer intervenção branca no partido no Estado para garantir apoio à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB).

O fim da greve foi acertado com o líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), e com o deputado Geraldo Magela (PT-DF). Ferro deve divulgar uma nota nas próximas horas sobre o assunto.

A Folha apurou que o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, avalizou o acordo, mas não quis assinar o compromisso para evitar atritos com a família Sarney.

O PT no Estado havia definido, em março, apoio a Flávio Dino (PC do B) ao governo estadual, mas a direção nacional decidiu defender a reeleição de Roseana em nome da aliança em torno da candidata petista Dilma Rousseff ao Planalto.

Além da negociação política na qual o PT-MA recorre à Justiça da decisão do diretório nacional, houve um apelo médico de que o quadro de saúde dos dois inspira cuidados, especialmente Manoel, que é diabético.

Dutra chegou a desmaiar na manhã de hoje e foi levado ao departamento médico da Câmara, que lhe aplicou soro e glicose.

O militante petista também passou mal. Ele foi levado para o Incor hoje em Brasília com um quadro de desidratação.

Dutra e Manoel estavam acampados no plenário da Câmara desde a última quinta-feira, quando iniciaram uma vigília e no dia seguinte a greve de fome. Os dois dormiram no local em colchões infláveis.

Acordo
O acordo libera os petistas contrários ao apoio à candidatura de Roseana a fazerem campanha para Dino, inclusive no horário eleitoral gratuito sem que sejam punidos pelo partido (Leia mais)

  • “Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo o mais vos será acrescentado”; “Sereis justos assim como o Pai é justo”. São ensinamentos bíblicos que algumas famílias de político maranhenses e de outros rincões nunca honraram obedecê-los.
    Pois bem: haverão de arder no fogo do inferno produzindo choros de ranger os dentes. É o mínimo que a eles é reservado pelo Pai de misericórdia, porém sempre irado com tantas injustiças. Até!

  • Do site da Associação dos Magsitrados Brasileiros.

    TSE: Lei da Ficha Limpa se aplica a todos os que serão candidatos nas eleições 2010

    Ministro Arnaldo Versiani, relator da consulta, afirmou que inelegibilidade não constitui pena. / Foto: Divulgação

    Em uma decisão histórica, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral, por maioria de votos, determinou na sessão de ontem (17/06), que, além de ser aplicada nas eleições de 2010, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135) poderá impedir registro de candidatos que tenham sido condenados por órgão colegiado antes da publicação da norma. O prazo de inelegibilidade passou de três para oito anos para quem está sendo processado ou já foi condenado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *