Este blog alerta mais uma vez

Beber água da Caesa é prejudicial à saúde

Praticamente falida, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já não tem dinheiro nem crédito para comprar os produtos químicos usados no tratamento da água.
Atualmente  dos sete produtos que deveriam ser usados para tratar a água apenas dois vem sendo utilizados, colocando em risco a saúde da população.  Há dias que a água distribuida pela Caesa principalmente nos bairros mais distantes não passa por nenhum tipo de tratamento.
Moradores do bairro Cabralzinho que certa vez mandaram fazer análise da água constataram a falta de tratamento.

Cirurgião-dentista, radiologista e professor universitário,  Fabrício Ramos disse ao blog que ele e seus alunos do curso de Odontologia fizeram uma pesquisa para saber qual a quantidade de fluor presente na água da Caesa. O resultado foi zero, ou seja, a Caesa não está usando fluor, produto de grande importância na prevenção da cárie.

  • Pingback: As histórias transversas da praça Zagury

  • Pingback: A ROUBALHEIRA NÃO PARA

  • Os Governos que sucederam Capi, não deram manutenção na rede, esperaram que acontecessem os problemas para depois dizer isso e aquilo, botando defeito em tudo. Que foi foi que disse que as adutoras duram 40 anos. Quem trabalha com química sabe muito bem o quanto é difícil manter uma rede de água tratada em vista da corrosão imposta pelos produtos que são adicionados na água, o dimensionamento foi corretíssimo de 08 à 12 anos podendo ir até 15 ou 16 anos, corrosão é natural nesses sistemas, faltou manutenção corretiva e preventiva posterior, e a expansão programada que não saiu do papel, nem com os 110 milhões que foram previstos no orçamento federal. No governo Waldez& Pedro Paulo, houve um total descaso com a saúde da população e digo mais, vai ter gente vendendo água de poço nas ruas de Macapá num futuro bem próximo, se esta situação não mudar URGENTEMENTE. Nos podemos falar O que fizemos e os outros podem dizer SOMENTE o que remendaram prá se promover as nossas custas, criando teorias de oxidação do material e tempoS ABSURDOS de desgaste. O que fizeram foi não dar a devida prioridade para a saúde, àgua é vida, não tiveram respeito pela população e isso é caso para o Ministério Público, porque o caos está próximo de se instalar se não forem tomadas as medidas cabíveis. Você trabalhou na Caesa sabe dizer quantos poços artezianos foram cavados na época do Capi? Pois é, muitos foram desativados de propósito, retiraram as bombas, não deram manutenção etc. Leiam o nosso “Manifesto pela Água e Pela Vida” e vs saberão a nossa vontade, o nosso interesse e a solução definitiva que propomos para sanar o problema da água em 4 anos de Governo. Retomaremos ao ponto que iniciamos HÁ 16 ANOS ATRÁS faremos o que a população precisa: ÁGUA TRATADA DE QUALIDADE NAS TORNEIRAS E NÃO, ESSE TUCUPI OU ATÉ MESMO ESSA GARAPA NAS TORNEIRAS. ABRAÇOS FRATERNOS Á TODOS.

  • A mais triste ‘e nos moramos dentro do Amazonas e n’ao termos nosso direito constitucional! “E um absurdo… Uma pequena reflexao! Se eu quiser tomar uma banho digno com a ‘agua da CAESA, eu precisaria comprar uma bomba e fazer uma estrutura para suporte de caixa d’agua. Depois, ligar a bomba e jogar na caixa…Para por fim, eu tomar um banho com a ‘agua da CAESA. Isso ‘e um absurdo, pois uma coisa t’ao simples como tomar banho com a ‘agua da CAESA n’os amapaenses n’ao temos direito.
    E em poucos momentos do dia e em poucos bairros de Macap’a se toma banho com ‘agua na CAESA como eu tomava no interior! Jogando ‘agua na cabe’ca com uma cuia!
    Isso parece piada! N’ao ‘e piada n’ao, mas, sim, a realidade triste de n’s amapaenses!
    Outra! Se vc for usar o banheiro de manh’a, vai ter a triste necessidade de ver suas fezes e urina no vaso o dia inteiro e, quem sabe, de noite, chegue a famigerado ‘agua da CAESA. Para a felicidade dos amapaenses, pois cheirar merda o dia todo ningu’em merece!!
    Gente! Mas uma vez alerto que isso n’ao ‘e piada! Isso ‘e real! Se quiser acionar judicialmente por ser mentira, eu fico a disposicao da CAESA!
    Ei… A agua n’ao sobe na caixa do vaso! Ent’ao, n’ao esquece de comprar um balde novo no 1,5 reais, pois vc vai precisar jogar ‘agua no vaso.
    Ja falaram tudo sobre a qualidade do tratamento da ‘agua da caesa… Se eu averiguar e confirmar o que est’ao falando, eu entro com acao popular contra a CAESA, pois chega de falacao e de esperar pelo MP!

  • Boa tarde!
    Pelo que sei o que está faltando na caesa é compromisso por parte dos gestores, pois a mesma não tem reservatorio sufiente para a quantidade da população, onde a mesma cresceu bastante, acarretando com que não fosse sufiente para abastercer a cidade com agua de qualidade.
    Pessoas da propria caesa deu o depoimento, não adianta ter produtos suficientes mas sim reservatório que possa amarzenar agua para depois bombar para a cidade.
    FUI

  • …a verdade é que os gestores dos órgãos (IN)competentes não vão dar a minima importância ao problema, pois é claro que na casa deles já está instalado um ELEGANTE e EFICIENTE filtro da Hoken… o triste é que para a MAIORIA da população fazer um investimento desses (acima de R$ 1.000,00) é uma UTOPIA… muito triste… muito triste…

  • ISSO NÃO PASSA DE CALUNIA, A CAESA FORNECE AGUA DE QUALIDADE SIM PARA A POPULAÇÃO, E PERGUNTE PARA O CAPIBERIBE PQ ELE COLOCOU AQLA TUBULAÇÃO QUE ERA P DURAR 40 ANOS E DUROU APENAS 7, VCS ESTÃO RECLAMANDO DEIXA SO PRIVATIZAR, AEE QRO VER NEGUINHO RECLAMANDO DE PAGAR 150 A 200 R$ DE CONTA DE AGUA. PESSOAL ESSAS MATERIAS TEM O UNICO OBJETIVO DE ATINGIR POLITICAMENTE PESSOAS, TOMEM CUIDADO COM CERTO TIPO DE MIDIA COLOCADA POR PESSOAS DE MA FÉ.

  • Mudando de assunto, fico impressionado com o país todo acompanhando, comovido e revoltado, o caso Bruno. No entanto, não noto este comportamento por parte da família. Sabe por quê? porque não existe família. Essa instituição indispensável para a formação do ser humano, que, nos dias atuais, está em avançado processo de extinção.

  • Nos Governos do PSB/PT, isso jamais aconteceu. Tivemos o cuidado de fornecer água de qualidade e expandir a rede de distribuição, inclusive de todas as caixas d’águas que foram construídas, somente a da zona norte faltou ser ativada, porque faltou vontade política de quém assumiu o governo depois. No atual governo/PP e WG, só fizeram a manutenção da rede depois que ela começou a estourar as adutoras pra ter o que falar mal, quando deveriam ter feito a manutenção preventiva, afinal são 16 anos passados. Não expandiram a rede em nada e não dão nem o tratamento recomendado pela OMS na água que distribuem! cadê o MP para apurar e responsabilizar quem for de Direito. Atenção Exmo. Promotor Marcelo Moreira, Ação Civil Pública para responsabilizar esses inconsequentes. A saúde do Povo do Amapá está no fio da navalha. Ouvi um comentário um dia desses por um médico, que muitos casos de problemas gastro intestinais, são causados por essa água ruím, inclusive até de pedra na vesícula, índice muito alto de cirurgias poderia ser evitado. ATT. Dra. Ivana Cei, é caso de Meio Ambiente também, porque a Bacia de Decantação de Esgotos está a menos de 1,5 KM das bombas de captação de água da CAESA e de vez em quando transborda mandando degetos, esgoto innatura para dentro do Rio Amazonas . Atitudes já! Estamos de olho!
    Sou ELCIO FERREIRA 4001 CADIDATO À DEPUTADO FEDERAL – COL. FRENTE POPULAR PT/PSB.

    • Élcio, muito bem comentado! o MP é muito ausente.
      A Água é mesmo uma porcaria, é puro barro. Também, convenhamos… a caesa não tem estrutura alguma, seus funcionários não tem qualificação..
      Concordo com que tu disse, mas para que meu apoio a você fosse 100% não deveira ter falado do governo do CAPI.
      O governo CAPI não é, nem será modelo de administração…
      não vista a camisa completamente…não há perfeição, muito menos na política.

    • ei deixe de ser mentiroso, isso desde do governo anterior ao do CApi isso acontece,no governo do PBS eu era funcionario da Estação de tratamento de Agua – ETA do bairro do Trem, que faz a captação de agua p/ 60% da população e sempre faltava o Sulfato de Aluminio e o Fluor, nunca a CAesa tinha dinheiro, só o gov estadual que mandava depois de 20 ou 30 dias dinheiro para compra, como era comprado fora do estado demorava mais 15 dias, entao nao fale o que vc nao sabe, deixe de querer ganhar ibope as custas dsa desgraça dos mais humildes, era um trabalho escravo, pois tinhamos que rodar uma manivela de 1 em 1 hora, eu carregava 9 sacos de sulfato por plantao de 6 horas, sendo que no plantao de 12 horas carregava só eu 18 sacos nas costas, pois o elevador era suspenso por uma corrente e a maioria das vezes estava quebrado, entao deixe de ser hipocrita e puxa saco do Capi, e Alcinea desculpe o desabafo.

    • e essas adultoras pelo preço que foram compradas seriam para durar 30 ANOS, leu?, 30 ANOS, mas nao duraram nem 15 anos, pois o material era inferior ao cotado no projeto macapá 2010 do gov. Barcelos, eu sei de todo esse processo, isso é do gov. Capi que tinha como presidente o Larrogue, que nunca se importou com a situação da empresa, a CAESA se mantinha com o repasse do gov do estado, é uma empresa politica assim como a CEA, entao pare de falar merda e faça sua campanha que pelo visto será muito mediocre, td sobre a CAESA de hj e de ontem eu sei pois fui funcionario concursado da empresa e secretario geral dos Urbanitários, entao conheça a causa de meus companheiros da empresa e o que eles passaram e ainda passam na CAESA, vc é mesmo um Hipocrita

    • Menos meu candidato, menos…
      Trabalhei na CAESA nesse período (concursado como engenheiro químico), realmente não tem comparação… Mas na época tinhamos problemas sim. Sistemas isolados que paravam por semanas a fio,fraudes na cobrança de água,furtos no almoxarifado, morte de funcionários em serviço, dependência exagerada de assessoria técnica…
      A CAESA precisa de mudanças profundas em sua estrutura administrativa. Falta o governo (qualquer que seja) afastar as indicações políticas para cargos técnicos (que são responsáveis por decisões que impactam a sociedade por 10, 20 anos) fazer um novo concurso, qualificar esta mão-de-obra e remunerá-la adequadamente. A formação de técnicos na área de saneamento leva tempo e precisamos ter pessoas capazes e com soluções criativas para os nossos problemas, Assessoria técnica? leva nosso dinheiro e não deixa conhecimento agregado, a solução vêm linda, é só abrir o pacote, usar e esperar as cagadas (ai so uma nova assessoria técnica…) (No meu tempo era a COMBEC). Se o governo investisse HONESTAMENTE na CAESA e não cobrasse um puto da população que consumisse ate 50 m3/mês, ainda assim o Estado como um todo sairia lucrando. (retorno em saude, qualidade de vida, etc…)

      Boa Campanha!

  • É isso que dar colocar pessoas incompetentes na administraçâo de um orgâo de tamanha importancia, é a harmonia que vem “governando” esse estado que tem feito isso.
    Fora calhodas do Amapá, melhor da administraçâo Do estado do Amapá.
    Quem ver verá, tudo passa e a harmonia concerteza passará.

  • Não pretendo esnobar de vocês, meus conterrâneos, mas já faz mais de um ano que não tenho gasto com água mineral. Isso aconteceu depois que estudei Hidrologia com a professora Eliana. Segundo ela, a água da Caesb é de excelente qualidade. Ela, que trabalhou 25 anos na empresa, não só afirmava isso, como provava, tomando água da torneira. Passei a consumir esta água também, e nunca tive problemas de saúde.

  • O MP que deveria juntar tudo isso e entrar contra a CAESA. Mas não faz nada.

    Alias, acho que deveria mandar esse caso da Caesa pro Proteste Já do CQC. Ia ser bonito o Amapá em rede nacional denovo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *