Ibama autoriza construção da hidrelétrica de Santo Antônio, no Jari

Da Agência Reuters, em Brasília

Ibama autoriza construção de Santo Antônio do Jari

O Ibama liberou nesta sexta-feira a licença de instalação que permitirá a construção da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, na divisa do Amapá com o Pará.

Sob responsabilidade do consórcio ECE Participações, a usina terá capacidade para gerar 373,4 megawatts e integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Segundo o Ibama, a obra será executada em uma área que era destinada à produção de papel, no âmbito do Projeto Jari. Assim, não será necessário desmatar floresta nativa na região para a instalação do canteiro de obras.
O Ibama exigiu dos empreendedores a manutenção de uma vazão mínima no rio Jari para preservar o uso turístico da cachoeira Santo Antônio.
Na quarta-feira, o Ibama já havia autorizado a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que terá potência de 11,2 mil MW.

  • José Torres (Matta): A instalação de um grande empreendimento em nosso Estado é sempre motivo de satisfação e preocupação para os amapaenses. Entretanto, no caso da Hidrelétrica de Santo Antonio, que bom será se realmente não for preciso desmatar floresta nativa na região para a instalação do canteiro de obras. Não esqueçam que o monitoramento, em especial desses empreendimentos é de fundamental importância para se evitar o desequilíbrio ecológico. Mãos a obra, afinal de contas a energia move o mundo. Abs. Matta.

  • Até que enfim uma boa notícia. Tenho certeza no sucesso do empreendimento e no desenvolvimento do Amapá, principalmente, da área sul do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *