Na Assembléia Legislativa do Amapá

Jorge Souza pode deixar o mandato hoje. Leury Farias assume

Cassado pelo TSE Jorge Souza deve desocupar ainda esta semana  a cadeira de deputado que ocupa na Assembléia Legislativa, apesar dos esforços do presidente da AL, Jorge Amanajás, para mantê-lo no cargo. Quem assume a vaga é o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Leury Farias.

Mês passado o TSE comunicou ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá que na sessão de 13 de agosto ultimou o julgamento dos embargos de declaração opostos por Jorge Souza, rejeitados à unanimidade, e determinou  a imediata execução do acórdão que proveu o recurso ordinário para cassar o diploma de Jorge Souza.

Mas a Assembléia Legislativa decidiu não cumprir a decisão do TSE, alegando que o deputado cassado ainda tem direito de apresentar defesa aos seus pares que ratificarão ou não a cassação. Para isso a Assembléia abriu um rito nos moldes do Senado, o que poderia levar Souza a cumprir o mandato de deputado até o fim, ou seja, até 31 de dezembro de 2010.

De terno engomado e pronto pra ser usado, o suplente Leury Farias decidiu que não ficaria com “a boca escancarada cheia de dente esperando”  a Assembléia decidir. E recorreu tanto ao TRE como ao TSE, para garantir a execução imediata da decisão e determinação de sua posse.

A matéria será julgada na sessão de amanhã, terça-feira, no TRE.

(Esta madrugada fui informada  que ontem o TSE determinou que Leury Farias tome posse imediatamente, o que pode ocorrer ainda hoje. Vou checar essa informação. Se for verdadeira venho contar pra vocês que horas será a posse. )

  • No ínico do ano de 2009 a Justiça Federal reconheceu o vínculo dos 992 Funcionários Publicos Federais e determinou a DAMF AP o retorno imediato desses servdores. Acontece que até hoje, esses servidores não retornaram à folha de Pagamento, nem a DAMF AMAPA vem a publico informar o porquê da demora. Pior ainda os sindicatos com seus asssessores mal informados tambem não dizem coisa com coisa. Afinal de contas o que está acontecendo. um grande abraço

    Marcos Aurélio Bezerra Araujo
    Engenheiro Agronomo

    • Marcos foi TRF1 que reconheceu o nosso vinculo com a União, AGU recorreu da decisão do Tribunal e mesmo assim, fizeram um acordo com essa instituição que criaram somente para prejudicar os servidores principalmente do ex Território do Amapá, antigamente a sigla era CGR, (Consultoria Geral da República) foi substituida pela AGU, a mesma que expediu o Parecer FC – 03/89, reconhecendo os nossos vinculos com União, assinada pelo ex Presidente José Sarney, concordando com as nossas admissões nos quadros da união.

  • ESSE PRESIDENTE DA AL/AP Q SE DIZ DE UM PARTIDO Q É DA “SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA”, TÁ SE MOSTRANDO MESMO É UM “HUGO CHAVES MISTURADO COM FIDEL CASTRO”, É MESMO UM DITADOR Q NÃO CUMPRE AS LEIS DO PAÍS E A DETERMINAÇÃO DE UM PODER SUPERIOR AO DELE. ELE É DEPUTADO ESTADUAL, NÃO É DEUS, MUITO MENOS O LULA OU O SENADOR SARNEY. E AINDA QUER SER GOVERNADOR DO ESTADO, VAI QRER TRANSFORMAR O ESTADO EM PROVINCIA\ INDEPENDENTE DO BRASIL, SÓ PODE NÉ….

  • Alcinéa fiquei em dúvida agora , não seria o Randolfe Rodriguês que assumiria e não Leury Farias já que o mesmo cometeu infidelidade partidária? Quem souber dessa enrolada me responde ae….

    • Quellinha, em relacao a sua duvida,nao há o que se discutir em relacao a suplencia do deputado cassado por compra de votos jorge souza. quando sai do pcb, fui julgado pelo tre do amapa, que por maioria dos votos, concedeu-me a justa causa, atraves do julgamento das pet 132 e 134, ambas com transito em julgado. diante disto, o terceiro suplente é que é o randolfh. vc pode confirmar esta informaçao atraves do site do tse – acompanhamento push – tre-ap – processo – 132 ou 134. espero tr ajudado a esclarecer sua duvida.
      leury farias

    • Não existe fidelidade em coligação. A regra so vale para partidos políticos, portanto se tem alguem legitimado para pleitear a vaga é o PCB que era o partido do qual Jorge Sousa era filiado. Eu não disse que ele (Randolfe) não assumiria? Acho que ele estava todo feliz pensando que iria destilar sua hipocrisia de falso esquerdista com suas demagogias baratas.

  • Em que país estamos. O cara foi cassado pelao TSE e a cassação foi ratificada pelo STF. O jorginho amanajás não quer cumprir a decisão. Olha que esse sujeito quer ser governador.

  • Olha aí o guru do Waldez Góes, cumpindo pena…Só vai faltar ele…

    Seção Judiciária do Amazonas
    Consulta Processual

    Tipo de Pesquisa: Consulta de processos pelo nome da parte
    Argumento Pesquisado: Gutembergue Jácome Silva

    Processos encontrados para a parte “GUTEMBERGUE JACOME SILVA”

    1998.32.00.003185-5 (386_EXECUÇÃO DA PENA)

    Ver última movimentação de todos os processos. Total de Processos: 1

  • É alguém tinha que avisar aos nossos políticos, que eles fazem parte de toda uma sociedade regida por normas jurídicas.E por isso, estão também sugeitos a elas.

  • Vixi maria. Será que esse filme vai se repetir de novo? Espero que não.
    Olha Alcinéa, um ex-vigilante da CMM me trouxe hoje uma fita VHS com imagens nada elegantes a serem mostradas por aí… Harebaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *