O desabafo da deputada Marcivânia

“É hora de respeito!
Com muita surpresa recebi a notícia de que o PSB entrou com recurso contra a expedição de nosso diploma como deputada federal. Surpresa, inclusive, porque o pedido foi feito – sem autorização ou consulta – em nome da coligação da qual o meu partido faz parte.

Trata-se de mais uma de várias atitudes que não são típicas de partidos aliados. Eu e meus companheiros também poderíamos ter entrado na Justiça em defesa de nosso mandato. No entanto, desde o início, não fizemos nada além de aguardar e cumprir as decisões da Justiça. Entretanto, como se alguma culpa eu tivesse, tenho sido atacada e discriminada por vários companheiros do PSB.

Vale lembrar que a partir da atuação firme e decidida dos companheiros Antonio Nogueira e Joel Banha, os primeiros a defender a aliança com o PSB para as eleições deste ano, o PT rompeu com o governo anterior quando seu grupo era favorito às eleições, unificou-se com o PSB enfrentando um complexo processo interno e garantiu os minutos de TV e a militância necessários para que a chapa se tornasse competitiva. Hoje é fácil falar que esse foi o caminho correto, como se alguma bola de cristal houvesse há seis meses. Mas foi necessária muita coragem e determinação hoje não reconhecida por parte de nossos companheiros de caminhada.

A coligação PT/PSB foi feita sob medida para a eleição do senador João Capiberibe e para sua companheira Janete Capiberibe. Não custa lembrar que o PT elegeria dois deputados federais, independente da votação obtida pela deputada. E que estivemos na linha de frente da batalha, realizando em Santana as maiores atividades de rua da campanha, sempre defendendo como nossos, os candidatos majoritários do PSB.

Apesar disso, somos tratados constantemente ou como adversários ou como inconvenientes. O PSB vem ignorando o acordo firmado com o PT em Protocolo Político assinado, passou por cima das instâncias do partido na composição do governo. E, agora, questiona na Justiça nosso diploma, sem qualquer aviso ou diálogo.

Vale lembrar que também não sou autora ou signatária da Lei do Ficha Limpa. A deputada Janete sim – votou a seu favor, atendendo a um clamor da imprensa e da opinião pública. Também não sou autora da ação que retirou o mandato da deputada. Na verdade, a ação foi impetrada pelo Ministério Público Eleitoral.

Está claro que há um clamor público em todo o PT em favor da manutenção de um mandato de deputada federal que em Santana recebeu 25% dos votos. E, agora, na condição de “ré”, terei que rebater o ataque pra não ser julgada à revelia. Certamente, vamos às ruas de Santana e de todo o estado defender o mandato do PT, pois estamos sendo obrigados a isso.

Reitero minha convicção em defender o ideário da esquerda, de luta por uma sociedade justa e humana. Se a Justiça assim decidir, pretendo fazer um mandato atuante, honesto, de luta, marcado pela sensibilidade política, por serviços prestados ao Amapá e pelas bandeiras comuns apresentadas na campanha tanto por mim quanto pela deputada Janete Capiberibe. E, em qualquer situação, apoiarei o esforço liderado pelo governador Camilo Capiberibe, um governo que ajudei a conquistar e no qual deposito minhas melhores esperanças.

Não somos inimigos ou adversários, não aceitamos ser tratados como tais. Exigimos respeito e um tratamento de aliados. A construção de um projeto de esquerda, que contemple o povo mais humilde e que seja transparente e ético, são bandeiras que juntaram nossos dois partidos e devem novamente orientar nossa caminhada.

A militância roxa que tanto encantou o Estado em nossa eleição, mais uma vez me emocionou nesses dias difíceis. Sou muito grata por todas as demonstrações de carinho e apoio, muitas das quais vindas de pessoas que sequer votaram em mim. Em nome de vocês e de todos os compromissos assumidos, vamos mais uma vez às ruas pra defender uma causa que não é só minha ou do PT, mas de todos que querem ver materializada uma nova política.
Professora Marcivânia

Deputada Federal”

  • Não que eu seja a favor de um ou de outro (PT/PSB) mas justiça seja feita a Deputada Marcivania como declara em seu desabafo nada tem haver com as decisões da Justiça, antes um acordo firmado entre os partidos, teriam sim a obrigação por parte do PSB o menos tentar uma negociação assim como foi feita no periodo eleitoral, de forma que ambas as partes nao saissem prejudicadas, realmente nao tem como apoiar a atitude do PSB nesse momento, devendo eu ainda elogiar o inicio de mandato do nosso Governador Camilo que já começou com otimas iniciativas, o Estado realmente precisava de um novo Gestor.

  • Se ele,que os conheceu pessoalmente diz isso,quem sou para discordar?

    saitica disse…

    Marcivânia é ficha limpa, o casal foi condenado e já sabiam que não poderiam se candidatar, enganaram o eleitor.
    Há um grande desespero pelo poder, estão desacostumados a uma vida sem bajulações, terão que abrir suas portas, ir ao super… enfim.
    São dois belos salários de aposentadoria concedidos pelo povo pobre e sofrido. Afinal, ela votou pelo aumento salarial dela como deputada e…
    Agora é simples a vida, dar milho aos pombos nas praças de Macapá.
    Como consolo têm o governo, continuará sendo primeira dama…
    Que feio estão fazendo com a Marcivânia. O poder a qualquer custo é?
    28 de janeiro de 2011 09:35
    Postado por O HOMEM NU às Sábado, Janeiro

  • Acho que o PSB fez certo em entrar com a ação contra os dois candidatos que foram diplamados a deputado federal e senador, no caso da Marcivania é um pouco diferente pois a mesma não fez nada para prejudicar os mandatos de Capi e Janete, mas repito éra necessario que o PSB fizesse isso, acho que é uma questão apenas de relacinamento entre os dois partidos. O PSB e PT na Historia de Nosso Esta é como se fosse uma questão de casamento que deu e sempre dará certo. PSB e PT não podem nunca mais se separarem se não a oposição ficará em decadencia como aconteceu os oitos antos passados.

  • Quem entende de política sabe diferenciar crise política de “crise intestinal”! Pois é isso que alguns comentários pretendem aqui: Tranformar uma diferença de opinião política e jurídica em “briga de cumadres”. Com isso, quero defender o direito da Professora Marcivânia se sentir derespeitada pelo lamenável equívoco de ver a sigla de seu partido em uma ação de anulação de sua diplomação com deputada federal. E a respeito da eleição que gerou esse impasse é bom sempre lembrar que Marcivânia e Janete são o resultado do desejo de quase 50 mil homens, mulheres, jovens e idosos, que em sua maioria foram exercer o direito do voto com aconvicção de que estariam ajudando a melhorar o Amapá, e a essa reflexão, cabe aqui o exercício de pelo menos ser consequente com o nível do que se diz! Quanto ao impasse, não se trata de uma ruptura como torce os magoados da eleição passada. Na política nenhuma unanimidade é eterna, pois se tem um ambiente dinâmico, com certeza, também é essa ferramenta da democracia. Divergências (problemas) são coisas tão comuns em células do coletivo social, que me estranha tamanha perplexidade com essa questão. Da família ao grupo de amigos e amigas não há quem não teve que administrar diferenças. Então ou alguns não entende literalmente a dinâmica da política ou tem gente querendo transformar dialética em “rinha de galos”. Aos desinformados e desavisados é sempre bom lembrarmos que muitos dos por menores dessa questão está no âmbito jurídico, portanto, cuidado maiores ainda com as superficialidades nas análises. Ainda espero que a justiça seja feita, pois tem muita gente querendo respeito ao voto que colocou na urna!

  • Hum… se fosse a bam bam bam da área teria conseguido logo de primeira a vaga no voto, e não baseada em uma lei rídicula… E continuo sem entender porque algumas pessoas ainda votam em professor e médico. Depois ficam reclamando que não tem professor em escola e médico em hospital.

  • A prof. Marcivania como ÄLIADA”,deveria entender que janete e capi devem lutar peloS seuS MANDATOS este ninguem deve abrir mao JÁ QUE DADO PELO POVO os dois devem e precisam utilizar tudo que o Direito permite.A luta nao é contra a Marcivania ou PT é a busca para prevalecer da vontade POPULAR!!!!!

  • Uma é inexperiente e outra inoperante, inclusive votou uma lei que prejudicou ela própria, preferia outro, não tem outro aí não?

  • O governador Camilo Capiberibe prega a lei da transparência em seu governo porem acho que ele deveria escolher melhor, os seus assessores,secretarios e demais colaboradores.No meio dessa piracema tem alguns peixes podres.Agencia

  • Não torço nem um pouco para que Marcivânia continue no cargo de deputada federal, pois quando esteve na SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL do municipio de Santana atrasava o salario de 4 meses, e olha que é verba federal, e falo isso com propriedade pois meu cunhado trbalha em um nucleo social.
    Se na secretaria já era assim imagina como deputada federal…DEUS NOS ACUDA
    …QUE DEUS NÃO PERMITA ESSA PESSOA NOS REPRESENTANDO NUNCAAAA….

  • Quanta falta de experiência da professora Marcivânia e de seus assessores.
    Vocês acham que agindo dessa maneira o Governador Camilo irá apoiar o nome de Marcivânia para prefeita de Santana, ou vocês acham que só com o apoio do Nogueira iram conquistar a prefeitura. Não esqueçam que a coligação PSB/PT perdeu a eleição no segundo turno em Santana.
    Se liga, aproveite o mandato que o TSE lhe deu e faça política com inteligência.

    • A Marcivania ñ precisa do Camilo pra se eleger prefeita. Aliás, nas duas últimas eleições o candidato do governo perdeu lá. E Camilo teve a votação q teve em Santana por causa da Marcivania e ñ o contrário.

      A verdade é o q o PSB deu um tiro no pé. A luta pra recuperar os mandatos do casal vai ficar mais difícil agora, pq perdeu apoio de milhares de pessoas. Duvido fazer TT de novo…

      Além disso, o único beneficiário da ação é o 1380. O PSB mexeu com quem tava quieto e ganhou um inimigo desnecessário.

      Como é claro na nota, a entrada na Justiça corrobora uma insatisfação q já existia com o PSB. Vale lembrar q o PSB tinha um acordo com o PT e simplesmente puxou o tapete do partido.

      Acho q a tensão vai continuar.

  • Briga de cachorro grande. Quem tá fora quer entrar e quem tá dentro não quer sair. Melhor é ficar dando só uma espiadinha.

  • Deputada Marcivania,

    Fico feliz em ler um artigo tão equilibrado. Me parece que os seus eleitores fizeram uma escolha sabia.
    Acredito que o seu único equivoco foi acreditar que a coligação PT/PSB estava unida, quando na verdade, o PSB só pensa em eleger o seu Clã. O seu partido tem vários nomes, várias lideranças, já o PSB se fixa em continuar elegendo uma família para comandar esse Estado.
    Trabalhei muito nessa campanha, como sempre digo, fui 14 e continuo sendo. Vi o excelente trabalho de sua militância. Percebi que você trabalhava no convencimento, diferente das atitudes praticadas pelo PSB, que sempre quebravam nossas bandeiras, jogavam tinta ou arrancavam nossos cartazes e por aí vai.
    Lamento juntamente com você que o PSB tenha políticas tão baixas, mas pra quem tem alguma vivencia política, sabe que tais atitudes são a rotina do PSB. Ganhamos em Santana, mas a diferença foi pequena, fruto do bom trabalho do PT.

    É por isso que não acredito nesse governo, contudo, Sr. Governador dê um jeito nisso. O Sr. é a maior liderança desse partido, deixe a deputada Marcivania trabalhar em prol do Amapá. E o sr. e o seu partido se preocupem com os problemas do nosso Estado.

  • Acho injusto a forma como os dois capi e janete estão sendo tratados, politica no nosso Pais é assim, Esta Lei foi criada + esta sendo aplicada apenas há alguns, e outros bem piores ja foram diplomados. Porém, creio q houve um grave erro na posição do PSB, É INJUSTO TRATAR COMO INIMIGO, ALGUÉM Q FOI TÃO EFICAZ PARA A ELEIÇÃO POR EXEMPLO DO NOSSO GOVERNADOR!!! Respeito é o discurso da Marcivania, cada um defendendo o seu, sem precisar atingir o proximo, há uma aliança politica aí, e creio q um pouco de cortesia, educação e respeito sempre é bom e todo mundo gosta. Ao PSB digo, que o Camilo nos trouxe a esperança de um Governo bom, + as atitutes do partido podem sujar esta imagem, principalmente aos que ñ tem nenhum fanatismo politico, é são pessoas criticas, com ATITUDES como esta, percebemos q o partido passa por cima de qualquer um p/ conquistar o que quer. Isso ñ traz voto, traz medo!!!

  • Professora Marcivânia vc sabe que o mandato não é seu, vc foi á terceira colocada na votação dentro da coligação..
    Então voçê tem que fica calada mesmo!! Fique calada, pois o mandado é da janete 4040..um abraço p/ vc professora!!
    O PSB UNIDO O PT SERÁ VENCIDO!!!

    • Se o mandato não é da Marcivânia, muito menos da ficha suja da Janete. Ela não votou a favor da lei da Ficha Limpa? Pois que aguente as consequências. Não dá é pra aturar esse povo se fazendo de vítima!

    • fale isso pra dilma e pra cupula maninho, voce ja devia ter acordado e se ligar que o pt se defende ferrenhamente, e se vc pensa que o pt vai abrir mao de uma vaga pra por a janete no lugar dela …meu filho vc deve passar por uma avliaçao psiquiatrica… ei! diz adeus pro cargo da janete..ela ja perdeu…vc grita e ninguem te ouve…

      • PSB,PSB,PSB,PSB SÓ MUITO MAIS PSB DO QUE PT….JANETE MINHA DEPUTADA FEDERAL MAIS VOTADA O MANDATO E SEU..FORA PROFESSORA!!!

        • Nossa!!!! isto é ridiculo!! o povo que outrora estava unido (PT/PSB)…hj se engalfinham por conta de uma decisão superior…Ficam se desmoralizando e se expondo na net. E estes que se expõe e defendem os Capirotos de forma baixa e mesquinha são pessoas que dependem de cargos politicos. E querem demonstrar para seus “Chefes”, que são capazes de dar a vida por “Eles”. Ofendendo até um partido (PT) que ajudou eles a vencerem a eleição.

  • O Júri Popular (o voto) absolveu os dois, agora é só uma questão de dias para que seja novamente apreciada pelo STF essa matéria. Acredito que os dois assumam suas cadeiras no Congresso Nacional, Capi no Senado e Janete na Câmara. Apolítica é assim… É. A Marcivânia tá fazenda a sua parte e os Capis a outra. Vamos aguardar o capítulo final.

  • Todo o amapaense de boa memória conhece e lembra a forma de agir do PSB, é dando tiro e perceguindo as pessoas, a Dep. Marcivânia conquistou com muito mérito o mandato de Dep. Federal, e não cabe aos militantes fazerem justiça, e sim a própria justiça, parabéns dep. Marcivânia haverá muito tempo pra Sr.ª provar sua competência e quem sabe da proxima vez escolher o caminho certo, pois nem sempre o que vence é o melhor!!

    • Que eu saiba quem conquistou o primeiro lugar com 29.000,00 votos foi a Janete, a Marcivania se beneficiou de uma Lei anticonstitucional chamada ficha limpa.

  • é valido o PSB lutar pelos seus interesses (Janete e CAPI) o erro (propositalmente) foi usar o nome da Coligação. A deputada Marcivania tem todo o direito de se sentir ofendida, pois, deveria ser comunicada. O mesmo ponto que é valido o PSB lutar pelos seus interesses o PT tambem tem direito. E o que me parece o PT já esta se organizando para Lutar pelo Mandato da Marcivania. Na ultima reunião da Executiva as forças se uniram e ai vai ser briga grande. PT X PSB. Faça sua aposta.

  • É direito da Deputada Janete, lutar pelo seu mandato dado pelo povo, não podemos esquecer que ela foi a mais votada da coligação, então mais do que justo a vaga é dela sim, respeito a Professora Marcivânia,mas a vaga e da Janete,

  • se o PSB não agir ele concorda com a decisão. ora marcivânia, se fosse ao contrário você faria a mesma coisa. Tu sabes…

  • infelizmente o marcivania nao tem culpa de nada, mas a janete tem que buscar o mandato dela de volta, pode ter sido um erro colocar a coligação, mas os capis tem que correr eu faria o mesmo, e quem nao faria. vão ficar com peninha da marcivania e nao fazer nada..ahh tenha santa paciencia..

  • O mandato é da ficha limpa Marcivânia!
    E tem mais alôooo MP! os Capiberibes estão OBRIGANDO os cargos comissionados, e estagiários a ASSINAREM um baixo assinado em prol dos mandatos do casal Capiberibe. E ainda dão um monte pra se virarem para conseguirem assinaturas! isso é democracia? SIM A FICHA LIMPA! O MANDATO É DA ROXA! ENTENDERAM OU QUEREM QUE EU DESENHE? QUEM MANDA SE SUJAR! JÁ DERAM SORTE QUE EM PROTESTO O POVO ELEGEU O CAMILO, GRAÇAS A OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS. AGORA QUEREM TER MANDATO PAI, MÃE, FILHO, PAPAGAIO, ETC…

    • é simples resolver essa situação, basta entregar os cargos q possuem no atual governo, porém acredito q isso ñ ocorra, pois ñ conseguem viver sem estar entranhados na maquina, alias 2012 ta logo ali.

    • Luana, ninguém está obrigando ninguém, mas como todo mundo agora votou no Camilo, todos querem assinar e querem segurar seu contrato e cargo, estão fazendo média.

    • Luana sou funcionária do Estado e te garanto que isso não é verdade, cuidado com sua fala, pois calunia e difamação dá processo.Outra coisa,será que vc vai querer dizer também que os milhares de votos que o casal conseguiu e foram eleitos com a maioria foram pessoas obrigadas que votaram neles???kkkk…é brincadeira viu!!!ê povo que não tem o que fazer e adora espalhar uma mentira.

  • Parabéns Deputada. Não votei na senhora, mas tenho ouvido seus pronunciamentos na imprensa e passei a admira-la por sua demonstração de equlíbrio e sabedoria para enfrentar momentos difíceis. A sra. está dando grande demonstração de capacidade para representar o povo do Amapá, coisa que os políticos mais experientes não estão conseguindo fazer. Parabéns e sucesso no exercício de seu mandato.

  • Meus queridos, mas a justiça e a lei já se posicionaram. FICHA LIMPA VOTADA PELA DEPUTADA JANETE! ESTÁ AI! O MANDATO É DE MARCIVANIA! CHEGA DE NEPOSTIMO, JÁ BASTA O CAMILO NO GOVERNO! NÃO VOTEI EM MARCIVANIA, MAS PREFIRO QUE O MANDATO FIQUE COM ELA, E TENHO A CERTEZA QUE A JUSTIÇA DE FATO SERÁ FEITA! E FAÇA VALER A FICHA LIMPA!!

    • Calma aí, equivocada! Nepotismo é uma coisa, votação é outra. Se o casal assumisse os cargos, eles assumiriam porque ganharam no voto e não porque seriam “nomeados” pelo filho. Sacou????

  • A sorte da Deputada Roxa foi o grande azar do casal capi. NInguém supunha que a pressao da opiniao pública seria tamanha a ponto do STJ passar por cima do principio constitucional da anualidade. Ninguém esperava que o STF – guardiao da CF/1988 – iria rachar no meio devido a pressao da sociedade civil. E nem mesmo o Senador Gilvam esperava algo melhor. Atirou no que viu e acertou no que nao viu. 16 anos tomados do Capi é uma grande injustiça realmente. Quem vai resolver essa parada é o novo ministro a ser nomeado pela Presidenta Dilma. Dizem que ele é a favor de que a lei do ficha limpa valha para esta eleiçoes passadas. Se sim, entao Capi e Janete que se preparem para saber as consequencias finais da lei: se pegarao um gancho de 8 anos ou se serao banidos da política. Ouvi um “operador do direito” falar em banimento. Nao creio. Enquanto isso a Deputada ver-se constrangida a compor o polo passivo de uma açao judicial na condiçao de ré. Mas, precisamos considerar: o que fazem com o casal é algo impressionante. De fato, de uma profunda injustiça. Sem parcialidade, o povo os elegeu. Por isso dizem:”Tem coisas que só acontecem no Amapá”.

  • Partido aliado, é? Professora Macivânia e leitores do blog, saibam que não existe aliança nem amizade entre os integrantes de duas classes: a das putas e a dos políticos.

  • Eu devo ser um completo idiota.Não é possivel crer que,depois da “puxada de tapete”,ainda exista gente que defenda o PSB e ataque a Deputada eleita,diplomada,ficha limpa Marcivania.Pena que ela era da aliança que elegeu este governador (pelo andar da carruagem,terá que empregar um bando de “trouxas”(varios do harmonia já estão lá)e,eles,flagrados no espurio processo,ainda ficam com MIMIMI tentando desconversar.O que me alegra é ver varios que defendiam os “Capis” saltando fora e dizendo que não irão se meter,rsrsrsrs.HIPÓCRITAS!!!!!!!!!!

    • Acho que vc deve melhorar seu linguajar.. Chamar de trouxa pras pessoas e depois falar de respeito? Gente boa e gente ruim tem em todos os lugares…ainda não sei qual é o seu…mas com certeza não é o lado da coerencia…a contar pela suas palavras chulas!

      • Meu caro Marco
        Bem antes da “Mãos limpas” eu já classificava de “trouxas” todos aqueles que,em troca de um carguinho qualquer,se submetiam aos poderosos insanos.Ou tu achas que um cara que aceita ser espoliado por esta corja de politiqueiros de plantão no nosso país é o que?Ingenuo? Mal educado?Tenha dó!

  • Mimimimi…Professora!! O PSB TODO É MAIS JANETE 4040, O SEU PROBLEMA É QUE VOCÊ ESTÁ EM NOSSO CAMINHO, POR ISSO VAMOS TER QUE TIRARA VC!! VC ENTENDEU OU QUER QUE PSB DESENHE?

    • INTERESSANTE O PENSAMENTO DA MARCELA ALMEIDA REFLETE O PENSAMENTO DO PSB. ELES REALMENTE NÃO RESPEITAM E NAO TEM CONSIDERAÇÃO POR NINGUEM. RESPEITAM ATÉ O MOMENTO QUE SEUS ALIADOS NÃO ESTEJAM “NO CAMINHO DELES” SABIAMENTE COLOCADO POR MARCELA. OS CAPIREBIRES SÃO UMA RETROCESSO NO ESTADO DO AMAPÁ.

  • Esta briga parece briga de irmão, pareçe aquela pendedenga do ano passado entre PM e Policia civel, o problema é onde vamos parar, se um estado não é dedmocratico politicamente o que dizer de uma futura gestão, não generalizando, mais quem cala custuma -se dizer que concente.

  • Humm desculpa, mas ja ta todo mundo na cadeira, e quem não se segurar pegue seu cardeninho e saia da sala. A Justiça ta ae.

  • Ok, se sente constrangida; ok, o PT se ofendeu. Mas pergunto ja começaram a entregar os cargos no GEA? imagino que não e se conheço bem o “ideário” dessa esquerda isso não irá acontecer. Além do mais, ano que vem será ano de eleição e segundo se comenta, aqui em santana, a mesma será candidata a Prefeitura, ai esse mimimi todo vai acabar sendo à toa, é só esperar pra ver. Por enquanto ela tem todo direito a reclamar, pois é um direito dela em brigar pela mandato que conseguiu com muita “batalha”. Porém uma coisa é certa só o a Justiça dará a resposta final, preparem o café com leite, por que isso vai rolar durante muito tempo.

    • Se for verdade a candidatura e os “Capis” conseguirem derruba-la agora,até que será bom para ela.Assim,o povo,se for conscientizado,poderá alça-la à um cargo melhor mostrando ao “Sinhozinho Malta do amapa”que,fazendo o jogo do Sarney ou não,ele não apita tanto quanto ele gostaria de apitar.

        • O “Sinhozinho Malta”era um fazendeiro,se não me engano nordestino,que tinha a mania de querer mandar em todo mundo.Até arranjar uma amante,grande amor da vida dele(o que parece ser o caso do Sr.João Capiberibe em relação a politica)chamada viuva Porcina,brilhantemente interpretada pela Regina Duarte.Pois bem,o grande amor desta viuva não era o Sinhozinho Malta(coincidencia com o Sr.citado acima)mas sim o Roque Santeiro.Esta novela esteve varios anos proibida pela censura(mais uma coincidencia com o Sr.acima)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *