O direito de greve

Diferente dos aloprados que carimbam de “inimigo do Amapá” os trabalhadores que lutam pelos seus direitos, o governador Camilo Capiberibe (PSB) disse hoje:
– Respeito o direito a greve dos servidores e coloco governo à disposição de construir democraticamente política eficiente de recursos humanos.

Trabalhadores das diversas categorias (saúde, educação, segurança, setor econômico etc)  paralisaram as atividades hoje e fazem ato público, desde às 8h da manhã, na frente do Palácio do Governo, insatisfeitos com o mísero reajuste salarial de 3%. Os servidores reivindicam um reajuste mínimo de 6,31% (percentual da inflação),  melhores condições de trabalho, entre outros.

  • Muitos comparam o salario dos professores da prefeitura com o dos professores do Estado, mas esquece de dizer que o Estado paga 100% de regência de classe (aliás, único estado da federação) e a prefeitura paga quanto?

  • Essa greve que teve recentemente, só veio a colaborar com o índice de estudantes ignorantes que temos no Brasil. Principalmente, no Amapá.

    Realmente, esses sofistas estão reclamando muito de seus salários, tinham é que reclamar do sistema educacional brasileiro que por sinal é uma vergonha extrema.

    Esses ditos ”educadores” querem apenas engordar a sua conta bancária em troca de nada.

    Bando de vadios que aliados a doutrina marxista, destroem cada vez mais a sociedade.

  • Graças a Deus tenho duas graduações e uma pós que me permitem ter um bom salário. Uma coisa não podemos negar, a qualidade dos professores da minha época de estudante era melhor, apesar de todas as dificuldades. Posso dar como exemplo a professora Alcinea Cavalcante, até hoje lembrada pelos contemporâneos da época da Escola Integrada de Macapá.

    • Finalmente então, Amapaense, você reconhece que é um MERCENÁRIO, pois acabou dizer que ainda bem que tem um bom salário, ou seja, você vive em função do seu próprio benefício (salário) e F… os outros. Ah, pelo jeito acho que você terá que estudar muito ainda para ver se aprende a não ser tão rude, de ignorante mesmo, do tipo que comeu caroço de pupunha a vida toda e, se duvidar, ainda come.

  • Sou pai de aluno e sou totalmente contra essa greve oportunista. Essa história de lutar pela melhoria do ensino é pura balela, o que eles querem mesmo é engordar os salários. Na minha opinião os professores ganham muito para o serviço que prestam nas escolas públicas do Estado.

    • Discordo, sou pai de aluna também e minha esposa é professora do fundamental. A verdade é que muitos pais são folgados e querem jogar toda responsabilidade para os professores, que são muito mal remunerados pela importante missão que tem.
      Como pai e marido de professora, acho V.Sa. muito folgado.
      No momento, ela passa por sério problema de saúde advindo de sua atividade profissional.
      Se os pais respeitassem tanto os professores, quanto as “autoridades” que lhes dão cargos, este seria um país melhor.

      • Concordo com você, caro Márcio, pois é mais fácil falar que professor ganha muito bem pra fazer o que faz quando não se está na pele de um ou não convive com um. Não é só de um “bom salário” que o professor da rede pública depende, as reinvindicações estão muito mais além do que “engordar os salários” no final do mês como disse o “Amapaense”, mas é claro que ISSO não importa aos pais folgados. No entanto, há pais tão comprometidos com a educação de seus filhos que acabam compreendendo esse tipo de greve, pois acompanham a vida escolar das crianças nas escolas e constatam que os problemas de estrutura física (salas, banheiros, refeitório, e muito mais – todos inadequados) e humana (pais ausentes, falta psicólogo, pedagogos, etc)nas escolas são muitos e graves, que precisam de atenção assim como os professores.
        De repente o “Amapaense” é do tipo de pai que não importa para ele em que condições os filhos estudam na escola, se tem água ou não, se tem banheiros adequados, enfim, o que importa mesmo é que, enquanto os filhos estão na escola, sobra mais tempo para ele cuidar de tudo, menos das próprias crianças. Isso explica o comentário dele aqui: “Essa história de lutar pela melhoria do ensino é pura balela”.
        “Amapaense” PROFESSOR SOZINHO E AINDA QUE TIVESSE TODO O DINHEIRO DO MUNDO NÃO FAZ MILAGRES! ACORDE!

    • VC DEVE SER UM PAI DE ALUNO DAQUELES CONFORMADO COM O MINIMO QUE GANHA, APOSTO QUE VC NÃO ESTUDOU O SUFICIENTE PARA REIVINDICAR MELHORIAS DE SALÁRIO E CONDIÇÕES DE TRABALHO, PELO QUE VC FALA, ME PARECE QUE VC TEM MUITA INVEJA DOS PROFESSORES,,,,,VÁ ESTUDAR PARA TER CONHECIMENTOS E CLARO UM BOM SALARIO…..RRSRSR

    • experimenta passar uma tarde em uma sala de aula lotada, ventiladores quebrados, estrutura precaria, falta de condições de trabalho etc etc etc.sem contar que somos a categoria com nivel superior e especialização que ganha menores Salarios. so estamos lutando pelo nosso salario minimo que é o piso nacional e é lei . a educaçao tem verba especifica e o camilo não pode pegar o essa verba e resolver os problemas do estado pra dizer depois na midia que tá trabalhando mas com o NOSSO DINHEIRO.professor tem que ser valorizado já chega de desculpas independentemente de partidos politicos. é sempre a mesma coisa entra governo e sai governo e sempre estão nos pedindo paciência. Paciência digo eu. e esses deputados só aprovaram a esmola de 3% porque não é no salario deles que quando aumenta é de 40% pra cima.Só existirá uma boa educação quando se oferecer boas condiçoes de trabalho. Alguem falou dos professores do pará, ridicula comparação, não somos nós que ganhamos bem eles que ganham muito mal infelizmente o professor nao e valorizado em lugar nenhum.

      • Se vc acha que está sendo mal pago, procura outro emprego e nâo fica prejudicando os filhos de pais que trabalham arduamente para darem um pouco de estudo a seus filhos. O que vocês professores querem é uma vida boa, um salário bom demais, pois se não fosse assim deixarem de correr atrás de greve e iam correr atrás de trabalho. Vocês não gostam é de trabalhar, gostam sim é de ganhar salário.

  • Ouvi da boca de secretário do Camilo, aos berros: “vá embora daqui, seu trabalho não vale nada, o que vale aqui é influência”.
    Este é o Socialismo que eu conheço aqui no Amapá.
    O resto é conversa pra boi dormir e ganhar cargo.

  • Essa lei que o Ruy Guarani nos informa existe desde 2008, porque não houve manifestação nos anos anteriores para exigir a implantação deste piso? Onde estava a direção do movimento no dia em que a proposta de 3% foi aprovada pela maioria dos deputados estaduais? Porque não pressionaram a Assembleia para analisar melhor o orçamento e propor um percentual melhor e realista? Contradições que reforçam o oportunismo da direção do movimento grevista na educação, hoje.

  • Saudações Raul Alfonsin, e a todos… declarações reacionárias como a do Sr Heitor ilustram o grau de dificuldade q as categorias e o governo do estado precisam transpor para melhorar o serviço público estadual. Não devemos encarar o governo estadual como inimigo das categorias. Ambos devem ser parceiros que devem agir dialeticamente. Agora se não houver diálogo o caos continua companheiros.

  • CARO HEITOR, OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES DO AMAPÁ, NO VENCIMENTO BÁSICO, NA REDE MUNICIPAL ESTÁ EM MÉDIA UM SALÁRIO MÍNIMO, É ASSIM EM FERREIRA GOMES , PRACUUBA. NA REMUNERAÇÃO NAO CHEGAMOS A R$ 1. 187,97, O PISO NO VB DO MEC, QUE É UM PISO REBAIXADO, EM QUASE TODOS OS MUNICÍPIOS DO AMAPÁ.PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL, O VB EM INÍCIO DE CARREIRA, É R$1.023,36. FALTAM 16.1% PARA O GEA CUMPRIR A DECISÃO DO STF, CUMPRIR O PISO SALARIALNACIONAL PARA O MAGISTÉRIO,O PRÓPRIO GEA ADMITE ISSO, ESTAMOS NEGOCIANDO COM O GOVERNO, A GREVE COMEÇA TERÇA- FEIRA. ESTAMOS NEGOCIANDO COM RESPOSABILIDADES. VOCÊ SABIA QUE EXISTEM 2500 PROFESSORES RECEBENDO REGÊNCIA DE CLASSE FORA DA EDUCAÇÃO!, IMPACTANDO A FOLHA EM QUASE 4 MILHÕES. ENTÃO, HEITOR NÃO AFIRME O QUE DESCONHECES. SAUDAÇÕES EDUCACIONAIS.

  • O salário dos professores do Amapá é muito elevado para a qualidade das aulas que os alunos recebem desses profissionais.Eles deveriam ir trbalhar no Estado do Pará, assim iriam ver o que é ganhar mal e trabalhar muito.Até esses agentes penitenciários que nao tem nada haver com a questao do piso salarial do professores querem pegar o vácuo no movimento. Essas classes deveriam se espelhar nos profissionais de segurança púlica, que apesar dos baixos, estão nas ruas no combate a vilência, mesmo sem as condições ideais de trabalho.

    • Discordo de vc Heitor, quando diz que os professores tem um bom salário pela a qualidade de aula que os alunos recebem.. Só o cuspe nao faz milgres,,,pense numa sala de aula com 50 alunos um quadro, um pincel e o cuspe….e tem mais alunos que nao querem nada com nada, ou seja alunos que nao tem acompanhamentos familiares…rebeldes, mal educados, marginalizados, pense nisso!!!!!!!!!!!

    • putz….só a lamentar essa sua posição…
      acho que é também a favor do chicote…
      Não menospreze os professores…afinal eles não tem culpa de pais como vc que não sabem educar…
      Lembrando: educação é algo que vc aprende com seus pais, sua familia…na escola vc irá adquirir conhecimento!
      Pena de seus filhos…que devem educados na base do cinto…

  • GOSTARIA DE MANDAR UM RECADO PARA ESSE TAL DE SOMBRA, PELO DISCURSO DELE DEVE SER A SOMBRA DO CAMILO, (DEVE TER CARGO DE COMISSÃO NESSE GOVERNO) LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O PONTO DE VISTA QUE ELE DEFENDE.
    GOSTARIA DE LEMBRÁ-LO QUE O MOTIVO DE ESTARMOS REVOLTADOS É PORQUE NUNCA FOMOS TÂ O AFRONTADOS EM NOSSA INTIMIDADE E PRIVACIDADE. MAS NOS AGUARDEM QUE VEM POR AI UMA CHUVA DE PROCESSSOS JUDICIAS PELA GRACINHA.
    GOSTARIA DE LEMBRAR QUE A GREVE UM UM DIREITO RESPALDADO PELA CARTA MAGNA E, SÓ USAMOS QUANDO NÃO TEM DIÁLOGO.
    A NOSSA ASSEMBLÉIA GERAL DA EDUCAÇÃO DO SÁBADO DIA 20/05/2011 DECIDIU PELA GREVE, POIS O GOVERNO NÃO QUER NEGOCIAR DE JEITO NENHUM.
    A GREVE INICIA NO PRÓXIMO DIA 23/05/2011.

  • Existe lei estabelecendo o teto salarial do professor e o governo precisa cumpri-la. A 9.394, de diretrizes e bases da educação,transfere para o município,o Ensino Fundamental, que hoje é mantido pelo Fundeb.O prazo para a transferência expirou e o governo do Amapá ainda não cumpriu a lei. Uma decisão política, nessa direção, deixaria a SEED aliviada para administrar apenas o ensino de segundo grau. O ensino fundamental ou primeiro grau, recebe total incentivo do goiverno federal, que repassa recursos, aos municipios, de acordo com o número de alunos e professores .Nas regiões sul,sudeste,centro oeste e nordeste, o ensino de primeiro grau, está totalmente municipalizado.

  • Alcinea, defendo o direito dos trabalhadores/servidores de exigem melhores condições salariais, mas vejo essas paralizações bastante oportunistas para este inicio de governo. Não estão informando acerca da disposição do governo para negociar, por exemplo. Qual a justificativa para esse percentual? Fui servidora Estadual com nível superior durante 12 anos e hoje estou no governo federal. Analisando meus contacheches entre os anos de 2004 e 2009 percebi que tive aumento proporcional de menos de 3% anual, vejamos: Em 2004, vencimento de 1.042,88; 2009, vencimento de 1.280,33.Não sabiamos nem quando era dado algum aumento, sempre fora da data base. Assistiamos o desrespeito ao principio de isonomia com percentuais diferenciados conforme as categorias. Voçe via altos percentuais para policiais civis que nem chegava perto do que era repassado para os militares ou agentes, tambem servidores da segurança pública. Criou-se servidores de primeira e segunda categoria. Defendo a existencia de oposição, mas oposição propositiva, sem oportunismo politico. Professores lutando por melhores salário, mas tambem fiscalizando e exigindo qualidade na educação para seus alunos, trabalhadores da saúde reinvidicando melhores salarios, mas tambem realizando o seu dever de atender com humanidade. Essa é a minha opinião para o cenário de mobilização hoje.

  • Não concordo com essa greve oportunista. Sou servidor público e também achei pouco o percentual dado pelo governo, mas acho que temos que ter um minimo de coerência neste momento dificil que o estado passa.O novo governo tem apenas 5 meses e querem que ele resolva todas as mazelas deixadas nos últimos 8 anos. O mais estranho que esses grevistas passaram oito anos calados e agora querem forçar uma barra sem levar em conta as condiçoes financeiras do Estado.

  • os servidores estão sendo usados como bandeira da oposição. Alguém consegue me responder a onde estava o sindicato dos professores quando foi denunciado o roubo de 200 milhões da educação no ano passado?

    • Vamos defender o governo, porém com um minimo de sensatez possivel, Os servidores estão reinvidicando coisa justa e legal. bandeira da oposição? Se não tem oposição, imagina bandeira. o que tem a ver o roubo dos 200 milhões na educação com o reajuste de 3% ao invés dos 6,31? Quem tem o dever constitucional de investigar e denunciar e a POLICIA CIVIL E MINISTÉRIO PÚBLICO respectivamente. Mas depois do aumento do sálarios dos delegados e da materia do estadão… E olha que não sou professor.

      • É Eli, realmente você tem razão sobre o sindicato dos professores que ficou caladinho, não manifestou um piu sobre a robalheira, o governo Camilo quer organizar e tal. NÃO CONCORDO COM O GOVERNO DA MANEIRA COMO QUER ORGANIZAR O ESTADO, UM MONTE DE DIRETORES ALOPRADOS ATROPELANDO E FAZENDO O QUE BEM ENTENDE. ACHO QUE NO FUNDO NO FUNDO A PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES EM QUASE 100% TEM A VER COM ISSO. ACHO QUE CAMILO DEVE REFLETIR SOBRE ESTA PARALISAÇÃO: UM RESPOSTA DOS DESMANDO DE SEU GOVERNO. PENSE NISSO. DIREITO DEVE SER RESPEITADO!!!

      • Gostei do comentário. Nós defendemos o Camilo em muitas coisas,mas nessa questão da reposição das perdas salarias, pois aumento de salário seria a inflação mais qualquer índice, estamos do lado mais fraco: O servidor. Mas que no meio dos grevistas tem zolhudetes valdezetes, e outros `viúvos da goéslândia..Ah! isso tem e muito,

        • Sei que tem! conversando com um professor, ele me relatou que não concorda plenamente com a greve. Pois durante a assembleia que decidiu a paralização, houve alguns atropelos, ele tentou argumentar, mas o pessoal do PDT que faz parte do sindicato, levou a melhor. Não sei até quando pois os atropelos poderá influênciar no julgamento e tornar a greve abusiva.

  • O governador sabia q ia receber um estado totalmente quebrado por conta de 08 anos de saques e desmandos do grupo do PDT. Agora o Camilo deveria então parar com o fisiologismo e deixar a justiça tomar conta dessa questão. Com relação ao reajuste do servidor público estadual basta sabermos que nunca na história do Amapá se arrecadou tanto quanto nesses primeiros meses de 2011, sendo assim, ao conceder um reajuste mais digno p o servidor o governo não irá comprometer a merenda dos alunos, a saúde dos doentes e a segurança dos cidadãos. Então 3% não é proposta séria mas sim engodo de um governo que se diz popular. Sinceramente, cada vez mais, fica a impressão de que nosso governo acredita que a campanha política partidária ainda não acabou!

  • Querida NINA MARIA POTIGUAR, olá.
    Lembro muito bem dessas paralizações, estou me referindo aos técnicos em informática do ex-ipesap, em 2002 tivemos aumento de 2,84% depois de 15% q nos foi retirado, e em 2009 retiraram a GDAG, falaram q vamos voltar a receber e até o presente mês nada foi resolvido…..a única HIPOCRISIA que vejo são desses nosso representantes q em época de eleição prometem coisas que não são capazes de cumprir. E ainda tem pessoas que acreditam em políticos. Sejamos justo com TODOS os servidores público, para quem interessar, não defendo qualquer governo caso ele esteja errado e lesando o povo ou levanto qualquer bandeira política e nem sou filiado a qualquer partido. Defendo o interesse coletivo. Abraços

  • Acho que o direito de revendicar salarios é justa, o que me espanta e ver alguns jornais de macapa principalmente o Jornal do dia que publicaram na primeira pagina o assunto da greve e fotos, equanto que nos 08 anos da quadrilha da harmonia se não fossem os blogs como o da Alcineia nigém sabia que estava havendo greve

  • A desculpa do Governo vai ser sempre a mesma?
    O governador Camilo Capiberibe não discutiu com nenhuma categoria o reajuste salarial, e agora apresenta uma proposta de reajuste de 3%”; Com a desculpa de não ter no orçamento condições de dar o valor referente o índice inflacionário. É o artigo 3º do projeto do Governo, que prevê dedução dos percentuais de reajuste e benefícios concedidos aos servidores no exercício anterior. isso trás um problema serio para o orçamento dos funcionários estaduais. E o que rege artigo 6º do projeto, que dá ao Governo o direito de rever as remunerações e subsídios dos servidores públicos efetivos civis e militares da administração direta, das autarquias do Poder Executivo Estadual, até o percentual de 3%, a contar do dia 1º de abril. Ou seja, o salário destes servidores poderá ate diminuir. Isso no meu ver e desrespeitar o funcionalismo publico da esfera estadual por parte do nosso gestor maior o senhor governador Camilo Capiberibe; Peço encarecidamente ao Governador que reavalie suas decisões no que diz respeito ao funcionários estaduais, afinal muitos assim como eu acreditamos em suas proposta e quando candidato ao governo do Amapá.

  • TODO MUNDO TEM O DIREITO DE REIVINDICAR SEUS DIREITOS MAIS NAO DESSA FORMA PRESSIONANDO O GOVERNO QUE ENTROU UM DIA DESSE DEVIDO ELE TER RECEBIDO O ESTADO FALIDO ENGRAÇADO PORQUE NINGUEM REIVINDICOU ISSO NA GESTAO DO SENHOR WALDEZ GOES E COMPANHIA OU PORQUE SERA QUE TINHAM MEDO, NAO O WALDEZ FICOU REFEM DE TANTA GENTE QUE ELE NAO TAVA NEM AI PARA O TRABALHADOR.
    PENSO EU QUE DEVEMOS PARAR COM ESSA HIPOCRISIA DE PRESSIONAR O GOVERNO CAMILO PELO CONTRARIO NO EXATO MOMENTO ELE HERDOU UM ESTADO TOTALMENTE SUCATEADO QUEM NAO SE RECORDA DA OPERAÇAO MAOS LIMPAS REALIZADA PELA POLICIA FEDERAL QUE DESBARATOU A MAIOR QUADRILHA DO ESTADO DO AMAPA PORQUE ISSO ACONTECEU PORQUE ROUBARAM MILHOES DOS COFRES DO GOVERNO E POR ISSO MOTIVO DA DEMORA.
    OLHA A SAUDE NA GESTAO DO SENHOR WALDEZ NIGUEM RECLAMAVA ENQUANTO QUE PACIENTES MORRIAM EM FILAS DE HOSPITAIS O QUE A IMPRENSA FAZIA SE CALAVA PERANTE ESSA VERGONHA OU A MERENDA QUE ERA O SUCO COM BOLACHA QUEM NAO SE RECORDA TUDO ISSO FOI OCASIONADO NO GOVERNO WALDEZ E NINGUEM FALAVA NADA PORQUE QUE SO AGORA ALGUNS SEGMENTOS ESTAO SOLTANDO O VERBO NO NOVO GOVERNO VAI ENTENDER ESSE POVO.

    • só pra informar, somente eu participei de três paralizações e tive tanto reajuste(REALINHAMENTO) como aumento real de salário…
      só não consigo saber qual é a categoria que ficou 11 anos sem receber nem que seja reajuste(como disse o Sr. Angelo)…
      agora sim minha esposa, que é professora, ficou dois mandato recebendo um pouco mais que 600 reais na época do PSB. Sem contar quando os professores iam pra frente do Palácio a polícia mais represssora do estado botavam eles pra correrem usando de truculência…
      hoje em dia minha esposa ganha quase 7 vezes mais e eu 5 vezes…
      o único problema pra certas pessoas é que tem a memória curta e ainda querem falar de HIPOCRISIA…

    • ja vi puxa-saco mais como osombra numca ainda mais que e um puxa-saco escondido o apelido condena ele (OSOMBRA) kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Concordo plenamente com o direito de greve, sou funcionário público a 11 anos e nunca tivemos aumento algum, enquanto deputados e o poder judiciário vem aumentando seus salários.
    Dá 3% é uma falta de respeito e desvalorização dos dos funcionários do estado. E ainda usam a desculpa do rombo que foi deixado por políticos incompetente e corruptos.
    Não temos culpa…queremos e exigimos dignidade, respeito e melhores condições de trabalho, quem defende esse miserável aumento é pq deve ter rabo preso e vive nesse cabide de emprego criado por todos os governantes q estiveram no poder, se o estado está nessas condições os culpados sãos nossos pseudos políticos que foram omissos e nunca fizeram nada diante dessa roubalheira..pq será?
    Quem trabalha realmente no estado sabe das condições em que trabalhamos, não tem papel, tinta…nada…..e muito fácil reclamar dos funcionários públicos dizendo que nós não trabalhamos….não fazemos nada..mas oq fazer diante dessa situação em que vc não é valorizado e nem papel para limpar o coelhinho tem.
    Se esse governo pensa em se reeleger, ele tem que entrar logo em acordo e fazer algo para melhorar essa situação, por que senão esse governo durará somente 4 anos.

  • O que o governador camilo queria? que o funcionalismo público ficasse de braços fechados e aceitasse esse imenso aumento de salário, só poderia estar brincando. Concordo inteiramente com essa paralização, isso mostra que os funcionários estão juntos nesta causa.

  • O Brasil tem tantos quantos forem necessários técnicos assistindo os jogos nas beiradas dos campos de futbol.

    O que fica bem as claras que quando se está dentro do campo o jogo é diferente.

    Criticar é muito fácil quero ver é barer o escanteio e fazer o gool de cabeça.

  • Prezados,

    Os funcinários do executivo estão perdendo para eles mesmo.Na LDO cada Poder obteve seu orçamento para exercício 2011, peça para cada poder(executivo,legislativo, judiciário, tribunal de contas, ministério público) colocar os salários de seus respectivos servidores num Portal chamado Transparência que vocês vão ver o disparate, bem como em que gastam.Vocês terão argumento de sobra para pedirem ao governador não data base, mas sim um plano de cargos e salários digno e não aquele do governo do Talvez que fora um verdadeiro engodo,uma farsa, implantado desigualdade e falta de respeito e compromisso com o servidor, e nos pagando o pato( pois ATÉ AGORA os Lalaus NÃO DEVOLVEram o DINHEIRO do rou(m)bo que fizeram no Estado E o Chefão deles CONTINUA ESCONDIDO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *