Para a ceia de Ano Novo

Que prato especial você vai fazer, com todo carinho e amor, para a ceia de Ano Novo?

Na ceia da casa da minha mana  blogueira e administradora Alcilene Cavalcante não pode faltar o bacalhau (afinal, somos netas de português).
Hoje, aqui no blog, ela relembra o saudoso Sérgio Silva e compartilha com vocês o delicioso bacalhau que aprendeu a fazer com ele.
Conta aí, Lene:

alcilene“Sérgio Silva era um cara que fazia a simples Macapá mais glamourosa.
Era estilista e banqueteiro. E desempenhava com extrema competência as duas funções. Era ainda colunista social e realizava anualmente a badalada Noite dos Destaques. Uma bicha chique.
Foi ele que inaugurou a era das grandes fantasias de destaques no carnaval, numa vitoriosa parceria com o carnavalesco Monteiro, de Piratas da Batucada.
E como banqueteiro, Sérgio proporcionou a classe média de Macapá, poder receber com jantares finos e bem organizados, inovando cardápios e enterrando por um tempo a era do strogonoff e do filé ao molho madeira (Como os festeiros de Macapá gostam de servir isso,nossa!).

Pois eu, queridinhos, herdei algumas das receitas do Sérgio. Mas tem um bacalhau, que sempre sirvo em casa, e que é maravilhoso e sucesso garantido.

Como a receita não tinha nome, e era dele, batizei-a com o nome de Bacalhau Sérgio Silva, e em tempo de festas, compartilho com vocês aqui no blog da Néa

Bacalhau Sergio Silva

1 kg de bacalhau
500 gramas de batata cozidas e amassadas
3 maços de couve cortados em tiras finas
Cebolas em rodelas
Azeitonas pretas
Maionese
Azeite

Dessalgue o bacalhau  e desfie- o em lascas grandes. Refogue no azeite com alho, cebola, tomate, pimentão e cheiro-verde.
Num refratário coloque em camadas: A couve em tiras e regue com bastante azeite;  por cima coloque o bacalhau refogado e regue com azeite; coloque as rodelas de cebola e passe por cima uma camada fina de maionese; regue com azeite; por as batatas amassadas e regue com azeite. Decore com as azeitonas pretas. Leve ao forno por 30 minutos.”

  • AMOOOOO! A Lene é a rainha do bacalhau! Deliciosoooooo!
    Pra família Cavalcante um 2010 cheio de paz, saúde, alegria…de coração, desejo tuuuudo de melhor!
    Um grande beijo Néa 😀

  • Conheço bem esse bacalhau da “Samanta”. Grande lembrança desse nosso amigo que há 8 anos deve estar fazendo a “santa ceia” chiquetézima e carregada na frescura. Lene, Nea e família, um 2010 de realizações, paz no lar e alegria com as crianças. Obrigado pelo apoio com o COISA DA TICA e pelo carinho com a nossa pessoa.
    Bjs e tim tim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *