Pedro Paulo diz que é inocente

Tá no Estadão

Na TV, governador do Amapá alega inocência

Alcinéa Cavalcante

Macapá – O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), que tenta a reeleição, abriu ontem seu primeiro programa do horário eleitoral depois dos nove dias que passou preso na superintendência da Polícia Federal em Brasília declarando inocência. Ele contou que no dia 10 de setembro foi acordado com um mandado de prisão e teve a casa vasculhada na frente dos filhos.
O programa exibiu cenas da chegada de Pedro Paulo Dias ao Amapá, na segunda-feira, quando milhares de pessoas foram recepcioná-lo no aeroporto de Macapá, e veiculou depoimentos de eleitores que dizem acreditar na inocência do governador, gente que diz que confia nele e que a Operação Mãos Limpas foi uma armação para prejudicá-lo.

Pedro Paulo Dias encerrou o programa dizendo que não teme o que vai encontrar pela frente e que vai provar sua inocência.

Caboclo –  Outro que jura inocência é o ex-governador e candidato ao Senado Waldez Góes (PDT), também preso na Operação Mãos Limpas. No programa de ontem à noite – o primeiro desde que foi preso -, Góes disse que os adversários quiseram destruí-lo, mas, como “caboclo amazônico” que é, está de volta mais forte “para desespero dos adversários”.

O candidato afirmou que não pode ser condenado previamente e garantiu que, se eleito, fará um documento ao Senado pedindo a cassação do próprio mandato caso seja provada alguma das acusações feitas a ele.

O programa foi aberto mostrando Góes e sua mulher Marília – que também foi presa pela Polícia Federal – desembarcando do avião e correndo ao encontro dos filhos. (Leia mais)

  • Não deve-se condenar ninguém previamente, ressalto que existe investigação e não condenação sumária a todas as pessoas que tiveram seus nomes envolvidos neste inquérito que está em andamento. Quero ver se não for provado nada contra essas pessoas. Será que vocês terão a ombridade de reconhecerem que foram levianos. Temos que esperar o fim das investigações e aí sim saber a culpabilidade de cada um, caso contrário preparem-se para pagar muitas indenizações. Condenar as pessoas sem um processo transitado e julgado também é crime. Se você for acusado de roubo e a polícia chegar na sua casa as seis horas da manhã ti levando, devastando sua vida, sua família perante todos os seus vizinhos e amigos. como vc se sentiria sabendo que és inocente? Não devemos fazer juizo de valores em uma situação que não conhecemos, que só ouvimos falar. Lembrem-se ninguém pode ser considerado culpado sem o devido processo legal. Aprendam a serem imparciais e esperem as investigações terminarem, para depois punirem aqueles que forem comprovadamente culpados.

    • TENS RAZÃO MAS, SE O STJ DECRETOU A PRISÃO TEMPORÁRIAMENTE, EU TAMBÉM VOU ACOMPANHA-LO, TEMPORÁRIAMENTE NÃO VOTAREI EM NENHUM PRESO OU CONDUZIDO ATÉ QUE CORRA O DEVIDO PROCESSO LEGAL E ELES PROVEM INOCÊNCIA. O QUE NESTE CASO NÃO É IMPOSSIVEL, MÁS TAMBÉM NÃO É TÃO PROVAVEL ASSIM. O STJ NÃO TOMARIA MEDIDAS TÃO DRASTICAS EM VÃO, MAAAAAAAAAAAAAAS. ENTÃO É MELHOR DEIXA-LOS SEM MANDATOS PARA QUE POSSAM SE DEDICAREM ÀS SUAS RESPECTIVAS DEFESAS, UM CARGO DISPENDE MUITO TEMPO E DEDICAÇÃO, DE REPENTE ELES SE ATAREFAM MUITO COM AS ATRIBUIÇÕES DO CARCO E ACABAM SE ESQUECENDO DA DEVIDA DEFESA, JÁ PENSOU SE FOREM CONDENADOS POR ISSO? QUE INJUSTIÇA.

  • VAMOS VOTAR TODOS EM BRANCO, ASSIM, SE TIVESSEMOS UM PORCENTEGEM DE 50 % DE VOTOS BRANCO, TERIAMOS OUTRA ELEIÇÃO E NENHUM DESSES (SANTINHOS) EM DISSE NENHUM DESSES SANTINHOS, PODERIAM CONCORRER. ABRAÇOS

  • HUM,PIOR QUE O MEU AMIGUINHO AI TEM DIFICULDADES MESMO,QUER DEFENDER O WG,MAS NAO SABE NEM ESCREVER O NOME DELE DIREITO.AH COITADO!!!!!WALDEZ É COM W .

  • …E OS LACAIOS DO POVO AMAPAENSE CONSEGUIRAM SAIR DAS GRADES DA JUSTIÇA E AGORA SE PREPARAM PARA DAR CONTINUIDADE ÀS PRÁTICAS NEFASTAS DE QUE SE TEM CIÊNCIA. DEFINITIVAMENTE É O AMAPÁ…

  • Respeito a ação da PF. Mas, vários questionamentos estão intrigantes. Houve 8 anos de mandato para se descobrir falcatruas que estão sendo explanadas. Porque somente agora, em pleno processo eleitoral, foram descobertas? Fica subentendido como perseguição política, não é mesmo? Fica uma deixa para outros políticos se aproveitarem dessa situação para se promoverem. E É EXATAMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. Então eu entendo que esta ação está promovendo alguém. Essa ação só poderia ser assimilada se fosse antes ou até depois da campanha, mas em plena campanha, sinceramente isso tem dedo de gente muito grande para tirar alguém de cena. Toda gestão tem corrupção ou estou enganada? Só o povo que não exerce seu papel de cidadão participante, desconhece seus direitos e deveres, vai tornando-se cada vez mais acrítico, sendo ludibriado facilmente, por uma boa campanha publicitária e por meios que estão atrelados aos poderes. Se utilizando do poder para formar opinião, distorcendo o verdadeiro papel da mídia que é o compromisso com a verdade. Praticando a parcialidade em prol de algo. PRÁTICA DE MUITOS JORNALISTAS ASSESSORES. Para mim esta ação em plena campanha tem muitos interesses…Uma ação em pleno processo eleitoral, poderia não ser legal. Corrupção corrompe poderes, também!

    • Não importa quando as operações são realizadas o importante é que as falcatruas desse governo infeliz estão sendo desvendadas publicamente. Dizer que todo governo tem suas maracutaias é dizer que “isso sempre aconteceu por aqui, fazer o quê?”. É concordar passivelmente com os desfalques que dizimam nossa educação e humilham nossa população quando procuram remédios e atendimento médico de qualidade nos hospitais e postos de saúde. A Polícia Federal é o órgão de maior credibilidade que este país possui atuando hoje e não promoveria uma ação tão elaborada como essa (mãos limpas) sem que suspeitas fosse levantadas. Convenhamos, a impunidade no estado estava passando dos limites…
      Hoje os acusados juram de joelhos no milho que são mais inocentes que raposas reparando galinheiros desprotegidos.
      Eu, hein…

  • O scripte na hora do discurso estava escrito “chore”. Nota: 5. Precisa treinar mais. O lencinho foi mais convicente.

  • BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,

  • Isso mexeu com o meu coração. Não só com o coração, mas também com o bucho, o figado, atripa e até o com o meu bobó.
    Emcionante.
    Muleke, Buá, buá, buá, buá…………..

  • Alcinéa, sinceramente espero contar com sua permissão para divulgar o texto a seguir:
    Caros amigos blogueiros, é lamentável que pela simples combinação de 2 fatores (1 – O processo estar transcorrendo em segredo de justiça, associado com, 2 – Omissão da imprensa corrupta e vendida desse estado), ainda é possível que esses meliantes envolvidos na operação “Mãos Limpas” se saiam bem dessa ISTÓRIA e acabem se elegendo a cargos públicos.
    Impensável que os fatos que deflagraram uma mega operação com o envolvimento de 600 policiais federais, aeronaves, embarcações, ônibus e tudo mais que estão estampados nos Jornais conceituados, em revistas sérias, em sites de jornalismo e Blog’s locais não passa de uma armação da oposição.
    Que os principais “suspeitos” de desvios de verbas públicas, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, cobrança de propina são as verdadeiras vítimas.
    Que foram conduzidos até Brasília para NÃO serem ouvidos pelas autoridades e ainda tiveram de ficar “hospedados” no presídio da Papuda onde já estiveram outros “hóspedes ilustres” como a cantora mexicana Glória Trevi (acusada de aliciar menores) e José Roberto Arruda (ex-Governador do Distrito Federal acusado de suborno, falsificação de documentos, arrecadação e distribuição de propina).
    Só sendo muito ingênuo (bocó ou burro mesmo) para acreditar no choro e na inocência de tão nobre trupe de atores de quinta.
    Com o devido respeito e admiração ao proprietário(a) deste blog (pela coragem), gostaria de CONVOCAR todos blogueiros que por aqui transitam, cidadãos amapaenses nascidos ou adotados por esta terra, que estão insatisfeitos com esta situação vergonhosa pela qual estamos sendo obrigados a passar perante toda nação Brasileira a participarem de uma Ação Mobilizadora em pró da “Moralização e da Ética na Política e na Imprensa Amapaense”.
    Chega de omissão passiva, vamos partir para a iniciativa popular, tirem cópias (se possível em copiadoras de órgãos públicos) dos jornais, revistas, endereços de sites que deram ênfase ao assunto e repassem para os parentes, vizinhos, amigos, inimigos, colegas de trabalho, desconhecidos, enfim a todos a quem esta maldita imprensa corrupta e vendida privaram de acompanhar a verdade.
    Ainda é tempo de recuperar a honra dos filhos desta terra, não deixem esse estado ser lembrado no futuro como referência negativa de morada ou abrigo de políticos corruptos e de um povo manipulável e conivente com crimes desta magnitude.
    “ …Os teus filhos alegres confiam num futuro repleto de louros”
    QUEREMOS MUDAR ESSA IMAGEM
    MINHA TRIBO E MINHA FAMILIA ESTÃO COMPROMETIDOS A NÃO DEIXAR ISSO PASSAR DESPECEBIDO.
    JUNTE-SE A NÓS

  • vamos ficar de olhos bem aberto com essa pessoa.
    minha filha faz a sirene da policia e canta a musica.
    “pepe paulo momo vai ta”
    rrsrsrsrrs

  • Alcinéa seja imparcial, justa e inteligente, você só coloca comentário no seu blog falando mal do Valdez ou do Pedro Paulo. vocé já esqueceu anos anteriores? que o amapá era um atraso! Hoje esta aí, desenvolvido e bonito! sentimos orgulhos pelo nosso estado! principalmente por macapá onde o valdez ajudou muito. E que muitos turistas elogiam a cidade, não esqueçamos disso! Os canditados ao governo maioria já foram ou são deputados e nada fizeram, na saúde, educação, segurança e etc. e eles poderiam ter feito muito, não fizeram porque não quizeram, só fizeram embolsar o dinheiro da assembléia, que não é pouco. Voces querem que tudo volte como antes? deixem o governo continuar! o que tá bom tem que continuar! se você é imparcial publique esse meu comentário

    • Dizer que o Pedro paulo disse que é inocente é falar dele, é?
      Dizer que ele foi recebido por milhares de pessoas no aeroporto é falar mal dele, é?
      Rapaz, eu acho que tu és doido ou muito pateta.
      Eu, hein!

    • Pirei eu!!!PelamordeDeus,vou no Dr.Adachi hoje,sem falta.Devo estar ficando cego! Aonde está este amapá lindo que não consigo enxergar??O que vejo pelas ruas são buracos,pessoas com a auto-estima abaixo de “C” de cachorro,hospitais escolas sucateados,e gente roubando pra tudo que é lado.Me manda o endereço deste amapá lindão,por favor.

    • meu querido vc tem oleo de peroba na sua casa se não tiver pede um pouquinho pra eles, pois eles acabaram com o estoque da cidade.

    • Antonio,como cidadão Macapaense gostaria que você informasse o que o Ex-Governador fez de tão bom assim,acho que estou cego ou ficando louco,será que o Waldez vai ser lembrado como o governador que trouxe o Amapá para a era digital? (banda larga) que implantou o Hospital do cancer em Macapá (que seria referência na região)que impediu a federalização da CEA? que deu um jeito nas estradas,nas ruas? sinceramente só lembro de um projeto dele… O Parque do forte (Por sinal ficou lindo) mas só,esqueceu da infra-estrutura do estado,mas estamos numa democracia e por favor me corrija se estiver errado.

      • ENGANA-SE, O PARQUE FOI VERBA FEDERAL, O GOVERNO DO ESTADO SÓ ADMINISTROU A CONSTRUÇÃO DA OBRA, QUE POR SINAL MUITO MAL ADMINISTRADA, A FONTE LUMINOSA SÓ FUNCIONOU NO DIA DA INAUGURAÇÃO E SÓ NÃO FICOU PIOR PORQUE O IPHAM ESTAVA EM CIMA. MAS PARA NÃO SER INJUSTO AS PRAÇÃS PÚBLICAS COM ARENA FICOU SHOW DE BOLA, AFINAL NIMGUÉM É BOM OU RUÍM NO TODO.

    • Ô mano, tu nunca saiu de Macapá não????

      Vai em qualquer cidadezinha do sudeste e verás que falta muito para Macapá ser uma cidade bonita. Falta saneamento, falta asfalto, falta saúde de qualidade, segurança, educação boa, e principalmente vergonha na cara desses políticos trambiqueiros. ô cabeção, não é uma praça que o prefeito entrega que tu tens que achar que ele está fazendo tudo pela cidade. Se liga,meu!

    • Em que planeta vc vive, hein! Tá doido? Vc não consegue enxergar o que está diante do seu nariz? Sinceramente, até burrice tem limite!

    • ANTONIO, ATÉ O DEL MORAIS DISSE QUE VIU ESTÁ CORRUPÇÃO. (EM DEPOIMENTO AO PROGRAMA DO OLÍVIO NA 93.3) QUE DIGA-SE PASSAGEM, PRA MIM, É O ÚNICO PROGRAMA DE RÁDIO DO GÊNERO QUE É IMPARCIAL, MEUS PARABÊNS. NÃO É LÁ MUITA COISA, MÁS SÃO VERDADEIROS. TAMBÉM DO MESMO GÊNERO TEM OS PROGRAMAS BIZARROS, QUE COMO TAL, SÓ NOTICIAM AO CONTRÁRIO.

    • Não conheço a realidade de Macapá pois faz tempo que não vou aí. Mas meus conterrâneos que chegam da cidade me falam do descaso em que se encontra. Antônio, uma coisa eu posso falar pra você – se eu fosse partidário da teoria do “rouba mas faz”, apoiaria Roriz. Circulando pela cidade, noto que muita coisa foi feita, mas muito mais foi desviado. É como se as obras correspondessem à pontinha de um iceberg e os desvios fizessem parte da grande porção submersa. Já pensou se todos os recursos públicos fossem aplicados para o fim a que se destinaram, em vez de serem utilizados na compra de bezerras de ouro, ferraris, maseratis, jatinhos e mansões particulares? No mínimo os hospitais públicos não estariam sucateados (como estão o Hospital de Base e o Hospital Geral de Macapá) e as escolas apresentariam uma boa qualidade de ensino e salário digno para os professores.

  • Se em 03 de outubro acontecer uma tragédia, deles se reelegerem, vou mandar email pro ROGÉRIO BORGES, parabenizando-o pela sua enorme capacidade de percepção!

  • So Posso dizer uma coisa, se eles são inocentes porque sera que foram presos, sera que a policia federal prendeu as pessoas erradas, que o dinheiro nao foi desviado, que isso tudo e uma farsa para prejudicar nossos governantes, coitados devem pensar que o povo e um bando de amebas sem cerebro. Que Deus tenha piedade de suas almas.

    • Que mania de querer fazer o trabalho da polícia. Queridinho, eles não foram condenados, só estão sendo investigados. Diante disso, caso você nunca tenha lido a Constituição Federal…”Todos são inocentes até que se prove o contrário”. Ok!

      • Eu não consigo acreditar que diante de tantas provas ainda têm pessoas que tentam dizer que essas pessoas são inocentes, pelor amor de Cristo, isto é zombar de nossa inteligencia.Com certeza, a maioria dessas pessoas estão recebendo para isso, ou tem promessas de cargos no governo, caso eleitos, não pode ter outra explicação.

      • NA POLÍTICA ESTE PRINCÍPIO NÃO PREVALECE, DEIXE SÓ PRO PENAL, JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO. NO JULGAMENTO POPULAR, TEM QUE PARECER E SER. COM ESTA AVALANCHE DE PROVAS DIVULGADAS PELA IMPRESA INDEPENDENTE, JÁ ERA.

    • COITADOS, TÃO HONESTOS E RECEBEREM UMA COMPARAÇÃO DESTA, SE FOSSE COMIGO, EU TOMAVA UM BANHO DE: JURUBEBA, PEPACONHA, QUINA-QUINA, FEDEGOSO, MUÇAMBE E JATOBA.

  • não esqueçam dia 18 de outubro mas uma carreata dos inocentes essa vai ser para o julio miranda e o aldo ok, e vem ai dia 03 de outubro a estréia do filme E QUE FILME “EM BUSCA DA FELICIDADE”

  • Todos são inocentes até que se prove o contrário. O problema é exatamente este – PROVAR – já que todos os atos ilícitos são praticados a surdina e, mesmo que sejam filmados, as imagens não querem dizer nada, como declarou o Lula a respeito do escândalo do mensalão do Demo, que culminou na cassação do Arruda.

  • Concordo com os atores (ops!) os políticos que visitaram recentemente a “papudinha”. A culpa não foi deles, são todos inocentes. A culpa na verdade foi da Matinta Perê, do boto cor de rosa, da mula-sem-cabeça e do saci pererê. Cadeia neles!

  • acho completamente coerente as manifestações de pp e waldez, os eleitores não podem simplesmente rasgar a constituição e o direito de democracia conquistado. O interesse do eleitor de votar por conta do trabalho JA realizado e das propostas, não pode ser abalado por uma investigação, pois a investigação e julgamento serve para condenar ou Absolver alguem de algo que esta sendo acusado. Não podemos tratar de maneira igualitaria aquele que comprovadamente foi condenado com quem poderá ainda provar sua inocencia. Até que se prove o contrario com base no principio do estado de inocência, tais candidatos deverão ser julgados pelos eleitores pelas suas propostas e trabalhos ja realizados.

    • Santa mãe de deus!onde vc fez seu curso de direito! diz-se princípio da presunção de inocencia que, significa: ninguém é considerado culpado até sentença condenatória transitada em julgado.Sugestão:faz uma boa leitura na CF/88,CPP,EM ALGUM LIVRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL,que TALVEZ vc se aprimore.

      • PARABENS HEIN? aonde vc estudou não te ensinaram interpretação de texto? ou vc é um desses fanáticos politicos que falam absurdos sem embasamento apenas para rebater o que não é do seu agrado? eu tenho algum embasamento para falar de direito, por isso apenas citei o principio que vc leu sem dar definições e depois complementei o raciocineo com oque eu acho que o eleitor deveria levar em consideração para votar. Por outro lado você demonstra desconhecer hermeneutica juridica pois a baixo vc mandou uma colega que fez um comentario de ideologia politica analisar o art 287 PP. santa ignorancia! onde está a apologia a foto criminoso? ou melhor aonde esta o crime? você não precisa responder tais perguntas se não souber o que reprenta “apenas” um inquerito policial.

  • Inocente parece que todo mundo é neste tempo, pois não deixem esquecer do caso da Escola Castelo branco, onde lá encontra-se afastada por 30 dias a irmã do então candidato a vice-governador, 11, onde jura inocência por desvios também. Penso que ninguém mais é culpado. E, os alunos coitados não podem se manifestar, pois estão fazendo uma intervenção, (onde todos pensavam que seria para tirar esta senhora deste cargo), entretanto, é apenas uma manobra para desviar a atenção da política e tentar levantar o governador e candidato ao governo.
    Pergunto aos senhores onde teremos culpados fico a pensar que aqui mesmo é o inferno, pois os inocentes estão sendo julgados e sem direito de defesa. Porque os culpados encontram-se em extinção. Fala sério isto é piada pra cego ler. puts grila.
    A sociedade tá sendo tolida que forma pior de ditadura, pois isto é o que estamos vivendo. Ou não??????
    A comunidade está sendo enganada e informações distorcidas pelos que “mandam” na informações. Pena que poucos tem acesso a internet. Mas sinto-me no dever de imprimir algumas notícias de fontes corretas e passar adiante, pois aquele que não tem acesso passará a conhecer a realidade, embora virtual mas precisa.
    e, viva a “inocência” que encontra-se que encontra-se com suas ações em alta.
    abs

  • Segue matéria puclicada na Folha de São Paulo (olha.com – poder, no link: http://www1.folha.uol.com.br/poder/803561-stj-retira-parte-do-sigilo-da-operacao-que-investiga-desvio-de-verbas-no-ap.shtml

    23/09/2010 – 13h57
    STJ retira parte do sigilo da operação que investiga desvio de verbas no AP

    Publicidade

    DE SÃO PAULO

    O ministro João Otávio de Noronha, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), retirou o sigilo de parte do inquérito que investiga denúncia de desvio de verbas públicas no Amapá, fatos apurados pela Polícia Federal na Operação Mãos Limpas.

    O pedido da quebra de sigilo foi feito pelo MPF (Ministério Público Federal).

    Acompanhe a Folha Poder no Twitter
    Conheça nossa página no Facebook

    Segundo o ministro, não há necessidade de impor o caráter de segredo de Justiça em todo o processo, nessa fase da investigação. inclusive porque o caso caiu em domínio público, “e a imprensa tem noticiado fatos com restrição de informações, o que enseja a distorção delas”.

    Noronha ressalvou, no entanto, que há, no inquérito, documentos que não podem ser expostos, seja porque as investigações ainda não foram concluídas, seja pela proteção imposta pela Constituição de preservação da intimidade dos investigados.

    O ministro autorizou o acesso de cópia da representação formulada pela autoridade policial, da manifestação do MPF e das suas decisões às medidas cautelares.

  • http://www.stj.jus.br
    23/09/2010 – 12h28
    DECISÃO
    STJ afasta sigilo de parte do inquérito sobre a Operação Mãos Limpas
    O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acatou parcialmente a manifestação do Ministério Público Federal e retirou o sigilo de parte do Inquérito n. 681, que investiga denúncia de desvio de verbas públicas no estado do Amapá, fatos apurados pela Polícia Federal na Operação Mãos Limpas.

    O relator do inquérito explica que o sigilo é necessário para resguardar a atividade de colheita de provas, visto que a publicidade das ações pode prejudicar a apuração do delito e sua respectiva autoria. O contrário poderia prejudicar o interesse público de que eventuais práticas delituosas sejam apuradas.

    “Esse comprometimento é basicamente certo quando os investigados são pessoas que contam com possibilidades mais sofisticadas em eventuais práticas criminosas e facilidade de adulterar ou destruir provas, seja por condições financeiras favoráveis, seja porque dispõem de meios de controlar outras pessoas envolvidas ou que tenham conhecimento dos fatos, tal como ocorre nos autos em que as suspeitas pairam sobre agentes investidos em cargos públicos do primeiro escalão do Poder Executivo”, afirma Noronha.

    Dada a peculiaridade do caso, devido às funções ocupadas pelas pessoas investigadas, e visando preservar um mínimo de ordem pública no estado, o sigilo foi mantido até agora. Para João Otávio de Noronha, o MPF tem razão quanto à desnecessidade de impor o caráter de segredo de Justiça em todo o processo, nessa fase da investigação. Até porque, com a realização das buscas e apreensões e as prisões, o caso caiu em domínio público, “e a imprensa tem noticiado fatos com restrição de informações, o que enseja a distorção delas”.

    O relator ressalva, no entanto, que há no inquérito documentos que não podem ser expostos, seja porque ainda não foram concluídas as investigações, seja pela proteção imposta pela Constituição Federal de preservação da intimidade dos investigados. Assim, autorizou o acesso de cópia da representação formulada pela autoridade policial, da manifestação do MPF e das suas decisões às medidas cautelares.

    Com a determinação do relator, as peças que não correrão em sigilo serão digitalizadas pela Coordenadoria da Corte Especial do STJ e disponibilizadas posteriormente pela Coordenadoria de Editoria e Imprensa da Secretaria de Comunicação Social aos jornalistas que peticionaram requerendo acesso aos autos – o que deve ocorrer no final da tarde desta quinta-feira (23).

    Entenda o caso

    A investigação começou após a Superintendência da Polícia Federal (PF) no estado do Amapá ter recebido denúncias sobre ilícitos que estariam sendo praticados em diversos órgãos governamentais daquela unidade da federação, por agentes políticos e públicos, que estariam atuando em conjunto com empresários privados da região.

    Inicialmente no Juízo Federal da Seção Judiciária do Amapá, a investigação teve o seu processamento deslocado para o STJ, em razão da presença, entre os investigados, de pessoas com prerrogativa de foro. A competência é definida pelo o artigo 105, inciso I, alínea “a”, da Constituição Federal. A presidência e a relatoria do inquérito no STJ estão com o ministro João Otávio de Noronha, da Corte Especial.

    Em 10 de setembro, o ministro decretou a prisão provisória de 18 pessoas. Dessas, seis foram prorrogadas. Com a decisão, permaneceram presos o atual governador do Amapá, Pedro Paulo Dias; o ex-governador e candidato ao Senado Antônio Waldez Góes; o ex-secretário de Educação José Adauto Santos Bitencourt; o empresário Alexandre Gomes de Albuquerque; o presidente do Tribunal de Contas do estado, José Júlio de Miranda Coelho; e o secretário estadual de Segurança, Aldo Alves Ferreira. Estes últimos tiveram as prisões transformadas em preventiva, enquanto os demais foram libertados devido ao término do prazo no último sábado (18).

    No mesmo dia, o ministro determinou a prisão de outros dois envolvidos: Jasildo Moura Santos, escrivão aposentado da Polícia Federal e atual chefe do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança do estado, acusado de ameaçar e coagir testemunhas, e Armando Ferreira do Amaral Filho, ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Tesouro do Amapá, sob a acusação de ocultar provas do caso.

    Leia também:

    MPF dá parecer favorável à quebra de sigilo no inquérito da Operação Mãos Limpas

    Ministro João Otávio de Noronha prorroga prisões de investigados na Operação Mãos Limpas

    Ministro João Otávio de Noronha vai decidir se prorroga prisões de investigados no Amapá

    STJ decreta prisões no Amapá em investigação de desvio de verbas públicas

    Coordenadoria de Editoria e Imprensa

    Esta página foi acessada: 488 vezes

  • Essa linha de argumentação é interessante e a compartilho com todos.
    “Assim, os programas jornalísticas e humorísticas possuem sim o direito de tecer comentários ou críticas sobre a atuação parlamentar de tais pessoas sem que esse fato constitua qualquer violação a direito consitucionalmente assegurado. Ainda que seja possível aventar a possibilidade de se resguardar o direito a imagem de tais pessoas, pensamos que no caso específico, este direito não pode se sobrepor aos fatos pois, na realidade, a imagem está para o político assim como a bola está para o futebol. Não dá para separar os elementos sob pena de se ter prejuízo no resultado.”
    http://jus.uol.com.br/revista/texto/17455/a-volta-da-censura-nos-programas-humoristicos

  • Acredito que seu blog serve como um grande meio de comunicação, então crie um tópico para divulgar este projeto. Assim como outros que estão acontecendo no Estado. Posso passar alguns para vc, pois com isso vc mostraria que também existe um lado bom no Estado.

  • Bom Pessoal, a realidade e que não vejo a hora da apuração dos votos em 03/10. Que a resposta seja nas urnas, e que esses “inocentes” sejam eliminados do poder…O pior de assistir tudo isso é ver que eles acham que 100% da povo do Amapá não tem informação, conciência politica, e pode ser enganado com qualquer chorinho. Viva 03/10!!! Dia da Resposta!!!

    • Ele subiu no banquinho, apertou o laço da forca, apontou um revolver para a cabeça e disparou… Se isso não é ser burro me diga o que é…

  • Esses caras deveriam para trabalhar na globo..a cara nem treme…é incrível.
    Aplica aqui na jugular, muito vergonhoso
    Ainda falam de família, confiança..
    E o outro chora (lágrimas de crocodilo)..horrível

  • seria bom que o ex governador fizesse logo esse documento, registrasse em carteio e entregasse a imprensa séria, para que, caso comprovada alguma das denuncias esse documento seja enviado ao senado. seria bom que sua esposa fizesse a mesma coisa

  • Assim tá dificil se livrar dos corruptos, por ser eles próprios que aprovam as leis, como já era de se esperar a lei da ficha limpa acabou em pizza, o brasil é terra sem lei, que vergonha.

  • Até aí é normal negar. Afinal, todos negam qualquer fato quando são flagrados em irregularidades: desde uma criança para não ser chamada atenção, um estudante negando algo em uma sala para não tomar um “ralho” da professora e mais um monte de exemplos que possamos elencar.
    Tem também a questão de que ninguém pode ser considerado culpado antes de um decisão de condenação, isso conforme a Lei.
    Mas outra coisa totalmente diferente, e aí entendo modestamente, que existe um nivelamento por baixo da capacidade de raciocínio ou de percepção de parte da população, de que todo mundo acredita nessa história de armação de adversários é outra coisa totalmente diferente. Direito à ampla defesa é algo que é garantido constitucionalmente, e com certeza eles têm e terão, inclusive para contratar advogados com muita grife.
    Agora pelo amor de Deus, querer confundir a população de que é armação de adversários é totalmente descabido para quem tem neurônios em plena capacidade de raciocínio. Outro dia tomava um café em uma panificadora e um cidadão tentou convencer alguém na fila do caixa que era armação do 45. Eu lhe contestei e o deixei sem resposta ao argumentar que se o 45 ou mesmo o 40 tivessem capacidade de botar 600 policiais federais e mais pessoas de outros órgãos em Macapá, com toda certeza eles não seriam candidatos a governador do Amapá e sim à Presidência da República.
    Se defendam, é algo plenamente aceitável, mas por favor, assim como ninguém pode ser condenado antecipadamente, respeitem a capacidade de raciocínio de parte da população. Principalmente quem não precisa de cargos, de quem não é beneficiado no programa Luz para Todos e outros mais.
    A questão de que ficou 9 dias sem ser interrogado não é problema. O pedido de prisão, segundo divulgado, não foi para depoimentos, e sim para não atrapalhar as investigações.
    Outra, e essa creio que seria a melhor forma de mostrar a inocência dos suspeitos, seria a ampla divulgação dos conteúdos das quebra de sigilos teleonicos e bancários.
    Pronto, com certeza ia ficar evidenciada a falta de culpa deles.

    • Veritas est camarada, é notória a necessidade de mudança em nosso regime político administrativo, o problema é: Que plano dará resultado favorável, moral e eticamente? Aliás, nossa moral está mudando, e para pior, as idéias de valores invertidos multiplicam-se como vírus, muita gente aceita e corrobora para atitudes como as discutidas aqui, nossos adolescentes não mais se interessam nem pela educação formal, o que dizer da transversal e informal, como é o caso da política aqui.
      Há argumento para tudo, alegam que todos são corruptos (o que é próxmo da verdade), e é esse descredito que acaba afetando a capacidade de discernimento das pessoas “médias”, como classificadas por você.
      Na organização de nosso Estado de Direito, sempre seremos afetados pelas decisões coletivas, não posso ser ingênuo em crer na possibilidade de mudança de nosso contexto político sem mudança na consciência coletiva. É imperativo disseminar memes favoráveis a tais mudanças se desejarmos um contexto social mais justo. A alternativa é a apatia, e qual será o resultado?

    • Concordo em parte com seu comentário, todos sem exceção não podem ser considerados culpados ante a condenação da justiça isto é fato, entretanto o que deixou dúvidas em tudo isso foi o momento pouco oportuno escolhido pela PF para defragar a operação que vai do encontro com período eleitoral, ai é evidente que algumas pessoas pensem em conspiração ou motivação politica, quem sabe… Por lado tal fato coloca até em xeque a credibilidade da instituição PF.

      • Quer dizer que pra investigar e prender suspeitos de crimes tem que ter hora, dia ,mes e ano.Por este teu raciocinio então não posso ser investigado e preso no dia do meu aniversário, no dia das mães e dos pais, das crianças,etc. Dá um tempo!quanta alienação!

      • Ô!!!!!!!!!!!
        A PF SÓ EXECUTA, QUEM MANDA PRENDER E SOLTAR É MINISTRO PRESIDENTE DO INQUERITO. COMO JÁ DISSE A OPERAÇÃO SE ANTES SERIA APRESSADA E DEPOIS ATRASADA, OU QUERES QUE COLOQUE UMA FOTO COLORIDA

    • belo comentário,permita-me apenas um adendo: PP falou que em nove dias de cana não foi interrogado, e daí? que cara de pau! se ele tem o direito legal de ficar calado e falar só em Juízo,basta de insultar a inteligencia do povo Sr.desgovernador do Amapá. um abraço Aderaldo.

  • Pesquise antes e não de a seu voto uma conotação de cumplicidade, pois mesmo que involuntariamente, é este o sentimento que tomará tua alma quando o amanhã te revelar que tipo de meliante favorecestes.
    (Ivan Teorilang)

  • É, e hoje o Bom Dia Brasil destacou mais uma vez a corrupção no Amapá. O curioso é que parte da população amapaense não acredita na operação da Polícia Federal e muito menos na mídia, acha que se trata de um complô contra eles. Lembro-me que o Papaleo estava mal nas pesquisas acho que em 92, Sarney o apoiou, a empresa publicitária responsável pela campanha tinha um apresentador que o ajudou muito a alavancar sua candidatura, esse cara debandou para lado do Barcelos em uma situação inusitada, dizendo que Papeleo não honrava seus compromissos e tal, foi um choque. E aí o fênomeno natural da defesa dos mais fracos e oprimidos prevaleceu e Papaleo foi eleito. Com tempo a gente amadurece e percebe que isso pode ser uma estratégia encomendada. Mas no caso da “Mão Limpas” isso é verdade mesmo. Então, no caso de W.G usa-se o mesmo artificio, “eu estou ferido”, passa a ideia de um mal, um vilão que quer me devorar, mas o bem vencerá. Mas essa fantasia toda, acredite, pode dar certo, eu já vi essa história antes.

  • Jesus Cristo! eu tambem chorei! mas de vergonha! se eles forem inocentes temos que dar a eles o premio NOBEL DA PAZ! pela capacidade que eles tem de serem sinicos! EU NAO ACREDITO MAIS EM NADA! fizeram tudo isso, e ainda chegam de avião fretado! QUEM VAI PAGAR A CONTA DE NOVO??? ESTAMOS FERRADOS!!!

    • puro blefe.é o pede da estrela!tem que pedir é pra nossa senhora dos impossiveis para sair dessa enrascada,duvido que seja atendido!

  • Pior,eu até acredito que possam ser inocentes,mas da alcunha de “trouxas”eles não se livrarão.Tem que ser muito trouxa prá roubar descaradamente,mostrar a meio mundo as benesses disso e achar que a PF não iria descobrir.TROUXISSE PURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *