Poesia na boca da noite no Hospital da Criança e do Adolescente

O Movimento Poesia na Boca da Noite levou alegria, lirismo, ternura e amor em forma de poesia para o Hospital da Criança e do Adolescente ontem, a convite da diretora Olinda Araújo.


Confesso que não sei como escrever este post, pois até agora a emoção toma conta de mim. Desta vez realmente não há palavras para nós, do Movimento Poesia na Boca da Noite, expressarmos a felicidade que sentimos.

Recitando poesia ou soltando bolinhas de sabão soltavam também a imaginação

Gente, é tão gratificante, é tão emocionante, é tão lindo, ver os olhinhos daqueles crianças voltarem a brilhar, ver o sorriso aberto e terno desses pequeninos, ver a paz no semblante das mães. Ouvir estas mães dizendo que proporcionamos momentos de paz e tranquilidade para elas e que tinham certeza que seus filhotes dormiriam bem esta noite, que estavam felizes e sapecas, nem parecia que estavam doentes.


Além do sorriso e do brilho no olhar, os pequeninos nos retrubuíram com beijos e abraços, alguns até pediram colo para nós e nos chamavam de tios e tias. Há coisa mais meiga, mais gratificante do que isso?

Ele ganhou um bichinho de pelúcia e quis colo do poeta Cléo

As crianças declamaram poesias, correram, soltaram bolinhas de sabão, ganharam bichinhos de pelúcia, dançaram e cantaram musicas infantis com a gente.


Alguns não puderam descer, mas das janelas receberam nosso carinho e energias positivas. E nos acenavam e até jogavam beijinhos.

Os enfermeiros, a fonoaudióloga, a diretora e outros profissionais do Hospital  também declamaram poesias, nos ajudaram a distribuir os “potinhos” de bolhas de sabão e a sortear os bichinhos de pelúcia. Nos falaram de como a poesia faz bem a eles. “Esse momento nos deu uma leveza tão grande”, falou uma enfermeira em nome dos demais.

 

E, além de poesias e brincadeiras, teve também dança com o trio “sapatilha de fogo” e teatro

Nós, do Movimento Poesia na Boca da Noite, registramos aqui o nosso agradecimento à direção e a todos os profissionais do Hospital da Criança e do Adolescente pela maneira como nos receberam, pela alegria que nos proporcionaram, pois fazer estas crianças felizes nos dá uma grande felicidade.
Muito obrigada aos “pequeninos” pelos sorrisos, abraços, beijinhos e brilho nos olhos. Muito obrigada também às mães e acompanhantes das crianças pelo carinho.
Libertar a poesia é apenas um dos objetivos do Movimento. O maior objetivo é levar amor, alegria e ternura em forma de poesia para todas as pessoas e assim contribuir na construção de um mundo melhor. Contem sempre com a gente!

  • Primeira vez que participei da “POESIA NA BOCA DA NOITE” e super legal ver as pessoas felizes declamado poesias, cheguei pra fica nesse grande projeto dessa pessoas maravilhosa que e Alcinéa Cavalcante me recebeu com todo carinho. eu recomendo a todos a participar.

  • Parabéns pra Diretora do hospital que fez o convite isso demonstra sensibilidade e competência e pra você Alcinéa que foi até lá levar um pouco de amor e alegria a esses pequenos.

  • Tenho um pequeno e lindo paciente, que foi operado pelo Dr Thiago e por mim internado neate hospital, recuperando-se de uma cirurgia muito complexa e extensa, mas que se Deus nos der esta graça, deverá permitir que ele tenha uma qualidade de vida melhor, pois tinha uma mal formaçao pulmonar grave. Essa iniciativa é um bálsamo na alma dessas famílias que estão paando por momentos tão difíceis.

    • Que Deus conceda essa graça e logo logo possamos ver esse lindo pequenino correndo, pulando, brincando, curtindo a infância com toda alegria. Alegria que também tomará conta dos pais.
      E que Deus abençoe e ilumine sempre os médicos e enfermeiros para que desenvolvam com muito amor e sabedoria sua nobre missão.

  • Não existe nem palavras!!! se todos tivessem pelo menos 1% da boa vontade que tens, tenho cereteza, o mundo seria bem melhor!!! lindo trabalho, isso sim é lição de vida. Desta vida não levaremos nada, o brilho do olhar dessas crianças, acredito eu que seja um gás enorme, para recomeçarmos sempre! Lindo gesto de amor aos nossos pequeninos.

  • Vou usar as palavras do Milton: “Todo artista tem de ir aonde o povo está”. Muito bonito este fazer poético em diferentes lugares da cidade, possibilitando que os presentes interajam.
    Um abraço.

  • Parabéns!!! já tem agendado o POESIA NA BOCA DA NOITE p/ a próxima sexta? fica a sugestão do Centro de Ensino LIDER – Bairro Pacoval – Av. Piaui… interação c/ os aulnos…qualquer dúvida pode falar c/ Cézar… abraços.

    • Na próxima sexta já temos agenda, mas podemos pensar na seguinte. Me passe por e-mail o telefone do Cézar

  • Minha querida Amiga Alcinea ontem no HCA voces foram os anjos que encantaram e tornaram aqueles momentos mágicos não só para as crianças,mães e acompanhantes, mais sobretudo para nós profissionais da Enfermagem que lidamos diuturnamente com o sofrimento e a dor das familias que confiam no nosso cuidado, e as poesias deixaram nossas almas mais leves e com a certeza de que temos que construir um mundo mais justo e fraterno para esses pequeninos que são as “pupilas de Deus”.Nosso carinho,amor e amizade a todos.Foi lindo!!!Obrigado em nome de todos os colaboradores/servidores do HCA/PAI.

    • Querida Olinda..E parabens a vc que convidou o grupo pra ir levar poesias para as crianças..Sei que vc fará a diferença a frebte desse hospital que cuida de nossas crianças doentes..Muito sucesso na sua gestao

  • Realmente, foi um entardecer muito agradável, que há muito tempo não havia tido. Ver aquelas crianças pulando, brincando apesar das limitações foi algo indescritível. Além do mais, as poesias eram lindas e lembraram muito minha infância. Parabéns para todos que participaram.

  • A noite estava linda! A lua derramou magia e esperança no coração da dor e as crianças esqueceram que estavam doentes. Que as bolinhas de sabão espalhem no horizonte, o carinho, o amor e os sonhos, das crianças. E que os adultos possam construir, para elas, um mundo mais gostoso e fraterno.
    Beijos a todos

  • Minha querida Alcinéa, quão bom nos doarmos através das nossas ações. Agora, imagine para crianças e ainda, carentes de saúde e muitas vezes, até de afeto. Parabéns pela escolha do local, não poderia ser melhor, pelas pessoas que estiveram presentes e pelo bem, feito às crianças pequenas e grandes, assim como nós. Estou devendo algumas visitas, voltarei em breve. Abraços.

  • Fiquei emocionada, Alcinéa! A diferença entre fazer por fazer e fazer por amor é grande. Estou certa que vocês distribuiram muito amor nessa sexta-feira. E quem recebe amor nunca esquece. Um grande Viva para você, para o Cléo e todos os integrantes da Poesia na Boca da Noite.

    • Estamos te esperando. Mas sei que daí da França, vc manda raios de luz para iluminar nosso trabalho. Obrigadão, querida e monsieur.

      • Voltaremos na 2a quinzena de julho, amigos. Vou dizer p o monsieur selecionar umas belas poesias para ler para nos, que tal? abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *