Sarney e Capi? E daí?

O direito de resposta de Sarney no programa de Camilo Capiberibe ontem é o assunto em todas as rodas. Nele Sarney diz que apoiou João Capiberibe (PSB) na eleição para o governo em 1994 e com ele manteve “estreita convivência”  mas que nem por isso indicou alguém para fazer parte do seu governo.
De um lado, aliados de Capi negam. Dizem que Sarney, como sempre, está mentindo e que o PSB nunca na história desse Amapá teria qualquer tipo de relação com o senador maranhense.
Do outro lado, adversários de Capi comemoram a declaração de Sarney, afirmando que “a máscara caiu”, que a verdade escondida a sete chaves apareceu e outras coisas do tipo.
Ora, ora, não vejo motivo nenhum para tanto estardalhaço. Sarney apoiou Capi? E daí? Que candidato recusa apoio?
Em 1994, o candidato do PMDB ao governo era Salomão Alcolumbre. Passaram para o segundo turno João Capiberibe, do PSB coligado com o PT, e Jonas Pinheiro, apoiado pelo então governador Anníbal Barcellos. Sarney não gostava de Barcellos e os Borges muito menos. Daí que resolveram apoiar Capiberibe para derrotar o grupo barcellista. O PMDB todo entrou na campanha do Capi, os Borges e Manuel Antônio Dias assumiram a coordenação da campanha, que passou a funcionar numa casa na avenida Iracema Carvão Nunes, pertinho da Caixa Econômica. No material de campanha foi inserida a cor verde, que identificava os Borges. Na época, Capi inclusive chegou a dizer que Gilvam Borges era o general de sua campanha.
O objetivo foi atingido. Grupo do Barcellos derrotado. Capi eleito.
Sarney jura que não participou do governo, que apoiou sem nada pedir. Os Borges participaram. Depois, como era esperado, veio o racha.
Se Capi tivesse recusado o apoio do PMDB teria sido eleito? Não sei.
Na política é e sempre foi assim: adversários se tornam aliados, aliados viram adversários. Quem está hoje  no palanque de um, amanhã estará no palanque de outro.
E a vida contagem de votos e de mentiras continua…

  • Então bravo Povo Tucujus…A conclusão que podemos chegar,para quem esta fora desse embroglio todo, é que Todo esse Povo Tucujus é vendido(ou comprado.) É facilmente manobrado. Tem que haver intervenção nesse estado brasileiro, senão não adiantará em nada, o trabalho da PF.
    Boa sorte!

  • A máscara que o Sirney fala q caiu, foi examente a dele e há muito tempo! Pena que a corrupção abafa isso e, o povo pega o dinheiro e acha q tem q votar por consciência. Ora eu pegaria o din din e np dia da eleição votaria contra e dava uma cusparada pro lado!!!

  • Bom dia. adorei essa postagem….na verdade quem são os políticos? não mais que nós mesmos.seres humanos.hoje nos apaixonamos por um ” homem lindo e perfeito ” e amanhã descobrimos que ele é um calhorda.e o que fazemos? ou nos acovardamos e ficamos juntos ou sairemos em busca de outros homens perfeitos.isto é a vida…..

    • Não, Jonas. Não fale besteira.
      Nenhuma ação foi retirada. Continuo devendo – e nao pago – cerca de dois milhões de reais das ações que Sarney moveu contra mim.
      E se ele fosse candidato eu estaria, como sempre, dizendo “Xô Sarney”, ao contrário de você, que sempre se acovardou. Nunca esteve num ato contra o Sarney, nunca defendeu nem se solidarizou com os jornalistas e blogueiros processados por ele.
      Coragem para enfrentar Sarney e para defender a liberdade de expressão não é para qualquer um.
      A maioria, como você, ou bate palmas pra ele ou se esconde embaixo da mesa.

      • Néa
        Já postei antes na “mana” mas vou repetir aqui,com outras palavras,o que penso do “Syr Ney”,como o chamava o Millor.Ele é,apenas,um politico ultrapassado e digno representante do nosso povo.Ou acreditas que o nosso povo é atualizado?Tão ultrapassado quanto este “grupelho” que dominava(espero) o Amapá.Eles não se tocaram que vivemos um novo tempo.Tempo em que se prendem juizes,desembargadores e,até,governadores.Conhecem muito bem a nossa justiça e sabem que,nos tribunais superiores,impera,ainda,a força politica(vide Veja desta semana).Porem,eles se preparam para roubar,mancomunar e processar mas se esquecem das suas familias,do que pensa o povo educado e instruido(poucos mas existem)e,quando menos esperam vem a cobrança.Ou acreditas que o povão daqui deixará barato?O cara virá com uma cesta eles vão querer um “Frigo”.Já as familias,esposas especialmente,aí deles negar um anelzinho sequer.

    • Em vez de ficar triste, faça comentários sem ofensas, difamações e acusações graciosas e sem provas.
      Os candidatos são protegidos pela legislação eleitoral e eu que não vou ser processada por causa de você.
      Os “podres”que você fala dos candidatos posso publicar todinhos desde que você mande as provas para no caso de processos eu tenha como me defender.

  • Não fale mal de pessoas ausentes.
    Boca fechada não expressa a fala e segreda e protege o pensamento. Tenha o controle da chave. Não abra-a para deixar sair o que poderá voltar contra você. Seja sábio, discreto, perspicaz.
    Falar mal das pessoas na ausência é o mesmo que apunhalar pelas costas. Resguarde-se. Depois que é proferida a voz ela não volta mais para dentro da garganta.
    Contenha o ímpeto de opinar. Pense, mas retenha para si mesmo sua opinião. Deixe surgir o momento adequado para expressá-la. Palavras maldosas são como lavas arremessadas pela boca; onde atingem, destroem.
    Fale bem. O que existe dentro de uma pessoa pode ser “visto” pelas coisas que ela diz.
    Faça da língua boa mensageira!
    Aqueles que o ouvem saberão do seu íntegro caráter, e que você jamais falará deles quando estiverem ausentes. EU VOTO 40, 401, 40789

    • Cego!!!ainda tem coragm de criticar as amílias que entram juntas na política… Vote nos CAP e veras a desgraça voltar ao estado. Voto nulo mas nunca na vida voto em um CAP… ainda mais agora que descobrir as alianças deles com o bigodudo… credo!!!

  • Não acho o Sarney um atraso para o Amapá, ele apenas reflete a incapacidade da classe política do Amapá de se articular a nível nacional, seja por falta de conteúdo, ou mesmo, de preparo político para ocupar cargos em BSB. Nesse sentido, pessoas como Sarney servem para aguçar o ego de politico sem prestigio.
    O curioso é que algumas pessoas desdenharam de sarney no passado e no presente ficam bastante acomodada ao lado dele. Issó é oportunismo!

  • Caros amigos temos que fazer somente uma coisa, orar e pedir a DEUS que seja feita sua vontade e não a nossa. Com certeza ele sabe do que precisamos.

  • Lembro com paixão daquela eleição. Foi uma derrota memorável que o Barcellos sofreu e , melhor, de todas as forças de esquerda, que se juntaram em torno do Capi. É claro que no meio existiam alguns corpos estranhos como o Sarney e o Gilvan. E lembro também, que meses depois da posse do Capi, os Borges foram cobrar a fatura e acabram rachando, como todos nós vimos. Acho que foi a última eleição em que realmente rolou a paixão ideológica, aquela de acreditar realmente na mudança, do “tudo por nossa terra”. Depois, em 1996, o PSB tava coligado com o PSC da Telma Gameleira, mas apoiou (nem tão na surdina) a chapa PDT-PT, que tinha Waldez e Dalva. Depois, em 1998, quase todas as forças que tinham apoiado o Capi em 1994 rompem com ele e lançam o waldez. Capi se reelege, faz um péssimo segundo mandato e, depois de rachar com a Dalva, abre caminho para a eleição do Waldez em 2002.

  • É como vc cita, estão sempre todos juntos ou em cima ou nos bastidores do palanques, uma vez ouvi de um político amapaense, “en quanto a militâcia briga, nos fazemos acordos, e cada dia é um dia,,,” mas lembro muito bem deste fato das indicações, e tem mais uns que seguiram nesta seguência,,,,,

  • Vamos rezar para que São Jorge, São Pedro, São Lucas e São Camilo abençoem nosso querido Estado. Todos precisamos. Amem.

  • Nananinaná! Quem indicou o Miranda foi o Capi. Pegaria mal o Governador indicar a própria irmã. Então acordo foi. O Capi indicou o Miranda na vaga do governo e o Miranda indicou a Raquel pela Assembleia. Pois também ficaria mal para o Miranda, na época Presidente da Assembleia, se autoindicar. Foi um acordo de cavalheiros… E vejam no que deu.

  • Muito bem colocado por você, sem paixões, sem partidarismo, é isso mesmo, o Lula provou que é preciso fazer alianças, agora mesmo o Randolfe para manter chances de ascender ao senado, divide palanque com pessoas que ele outrora combateu, na politica não tem santos nem coerências, pelo menos que acha respeito com o dinheiro do povo já está de bom tamanho, se os acordos para chegar são escusos, que o mandato seja responsável!

  • Somos feitos de experimentos e o que pesa no final das contas? Sarney é muito ruim para o Amapá? Devemos melhorar nosso voto e considerar que o Lula apóia hoje o Collor… Besta é que briga por esses caras… Valorize seu voto e parem de articular armações para serem reconhecidos politicamente…

  • Os Capiberibes não só quiseram o apoio do Gilvam e do Sarney, como Capiberibe foi pedir ajuda ao senador Sarney em 1998 quando foi cassado por abuso de poder econômico, pelo TRE do Amapá. E conforme dito pelo próprio Capiberibe em entrevista na BAND nacional, foi ajudado por Sarney e absolvido no TSE. Quem quiser eu tenho a gravação.

  • Salve, Salve, será mesmo que este texto é verdade?
    Que horror, esses políticos são TODOS IGUAIS, e depois vão para os meios de impressa e ficam indignados com a roubalheira no Amapá, choram, rezam, mentem, só artistas…rsrsrs

  • carlos costa ,comentários imbecis como o seu não atingem nós eleitores do capi sabe porque nós temos opinião formada,que ao contrário de voce que é uma maria vai com as outras que gosta de ser enganado ,ou deve ter um cargo de confiança no governo,ou voce acredita mesmo em armação política,acorda rapaz,voce acha mesmo que a policia federal se presta a esse papel de tramar politicamente para prejudicar se voce acredita messmo nisso vota nos mesmos larapios que vem saqueando esse estado há oito anos aí rapaz,e fala do capi porque quanto mais voces falam ele cresce nqas pesquisas ouviu bem zé ruela

    • Engraçado…segundo simpatizantes, a cassação do casal Capi foi uma armação, com a participação da PF e da Justiça. Porém, agora que o escândalo atinge outros candidatos, essas mesmas pessoas elogiam a seriedade destes orgãos. E agora? Dois pesos e duas medidas?

      • Minha querida, dois candidatos- um senador e uma deputada federal, percebe?- serem cassados por 52 REAIS, parcelados em duas vezes, e vc me diz que não é armação? não falo da policia federal que foi lá e baseados nas acusações de duas pessoas, fizeram o correto.Porém nossos outros candidatos são todos HONESTISSIMOS, você nunca viu ninguem dizer que recebeu uma grana?quanta inocencia, você não deve morar no mesmo mundo que eu.
        obs.não voto em ninguem, meu voto vai ser nulo justamente por isso, porem acho que algumas pessoas que defedem a cassação dos capiberibes com essa argumentação só pode achar que todos são burros, ou,eles mesmos são muito estupidos, para acreditarem nesse argumento. comigo não!

        obs2. porque só os cabos eleitorais usam essa desculpa, para não perderem emprego?
        duvido que vc não tenha uma boquihnha

  • E Aí,
    Gente politica é paixão o poder é que nem cadela no cio, tem um cheiro gostoso e quem chega lá não quer largar, querem exemplos: O LULA, dizia antes de chegar ao poder, que jamais sentaria com Maluf, Jader Barbalho, sarney, Finado Antonio Carlos Magalhães, isso antes, hoje é farinha do mesmo saco deles come na mão deles e aliado deles, vejam a Dilma, junto com quem esta, vejam os escandalos em Brasilia, e pode ser presidente, segundo estudos analiticos só o Ciro Gomes, derrotaria a mesma parece que o SERRA, vai fazer isso, gente politica é PAIXÃO, quem não é grtemista é colorado, quem não é Paysandu é Remo, após o jogo tudo continua o mesmo assim é a politica.
    Quem nunca errou atire a primeira pedra, ou vamos fazer Uti Posi Detis, da politica.
    Vamos com calma, conheço o Capi, a Raquel sua irmã.
    Abraços amigos. Ernesto Serra – Santa Maria – RS
    Ernesto Serra

    • DÁ UM TEMPO ZÉ MANE!!!
      ESTAMOS DEBATENDO O FUTURO DO NOSSO ESTADO E DA NOSSA GENTE SOFRIDA E TU VEM CITAR A PORCARIA DO GRÊMIO DO INTER.
      SÓ PODE SER COIZINHA DE _ _ _ _ _ _!

      • Tchê ALCALDÊ”MICO” Gremio,Internacional,Paissandu e Remo são tão importantes para nós,brasileiros como os Amapaenses,pois são motivo de orgulho para as suas torcidas.Dizer que só pode ser “coizinha”……nossa, como se fossem coisas de gaucho,mostra o quão ALCALDE “MICO” és.Pelo menos seja macho e coloca o teu “nomezinho” nos posts.Ou posso te chamar(depois das 19hs) de Oldelti??? Saudações Farroupilhas

        • BARRRBARIDADE TCHÊA, INFELIZMENTE NÃO VOU LHE FORNECER MEU NOME, VAI QUE TU SIMPATISE, DEPOIS VAI QUERER E-MAIL TELEFONE E EU SOU HETERO E CASADO, SE AINDA FOSSE UMA GAUCHA EU IA PENSAR, PROCURA OUTRO DISPONIVEL, QUANTO AO NOME QUANTO NOME É BONITO. SE INSPIROU NO TEU?

  • Ainda não tive o privilégio de ter um comentário postado em seu blog, penso que talvez não agradem.
    Fica então a esperança de poder ter minha opnião divulgada quando você achar conveniente.
    Sempre estarei lendo seus artigos e os comentários postados por outros blogueiros por considerar os mesmos relevantes para o desenvolvimento da consciêcia política deste povo.

    • NÃO DESISTA!
      UM DIA VOCÊ VAI TER O SEGUNDO, O TERCEIRO, O QUARTO E ASSIM VAI.
      EU ACHO QUE SOU PEIXE DELA, É DIFICIL ELA BARRAR UM MEU E COM ISSO TÔ VICIADO NO BLOG, JÁ É O MEU ACESSO FAVORITO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKamilo.

  • É o efeito bumerangue. Sempre falo que temos que ter muito cuidado antes de mirar no janela de vidro dos outros. Vejo, hoje, muitos candidatos socialistas tentando macular a candidatura de um, outrora, companheiro de luta e de muitas campanhas. Quando em, tempos recentes, um candidato eleito a senador foi cassado(injustamente), era a turma do PSOL que estava lá com bandeiras e prestando solidariedade e apoio naquele momento difícil. Parece que o “efeito rupinol” tomou conta da cabeça de alguns socialista, pois ficam a tramar e a atacar injustamente alguém que já estendeu a mão para fazer a defesa canina das suas candidaturas, seja a senado, a prefeito ou a governador.

    A perfídia, o engôdo e a mentira tem pernas curtas. Muitas que ai estão já estiveram de maõs dadas com Waldez, Gilvan, Sarney etc. Portanto, juízo senhores, façam suas campanhas, defendam seus ideais e propostas e deixem o jovem candidato a senador pelo PSOL brigar pelo seu espaço político-eleitoral. Vergonhoso e nojento é querer construir sua candidatura desqualificando as demais e tripudiando em cima de mentiras e inverdades. Hoje, estamos em trincheiras diferentes, mas quem garante que amanhã não estaremos juntos? E lembrem-se? a eleição a governo terá 2º turno e toda detonação agora é, taticamente, um ato de inbecilidade.

  • Na verdade são todos farinha do mesmo saco. o Serra, que apóia Jorge, criou a CPMF para investimentos na Saude e, no entanto, não vi muitas melhoras. A CPMF acabou e seria o caos para as contas publicas e ai vemos que não foi o que falaram. Será que ainda tem gente querendo ver o resto do Brasil ser provatizado e criar novos impostos para camuflar roubos dos nossos governantes?
    RALDOLFE 500
    LUCAS 14

    • Não fale besteira meu camarada..a CPMF não deu certo, porque ela não foi usada para a finalidade a qual foi criada…se a CPMF não deu certo a culpa não é do FHC/SERRA…eu não voto no FHC, Serra e nem no Jorge, mas fico “P” da vida quando vejo alguem falando besteira…me diz o que LUCAS fez pra melhorar o Amapá???…o Randolfe sim já fez alguma coisa pelo nosso Estado…só não sei se ele vai continuar fazendo, pois LUCAS apoia a DILMA em nenhum momento RANDOLFE pediu voto pro PLINIO, logo acho que ele tá com a DILMA também “bom filho a casa volta”

  • Não entendo o Porquê de tanta surpresa. O certo é que inimigos hoje, podem ter sido aliados ontem e nada impede que possam vir a ser “companheiros” amanhã, novamente. É o mundo que dá muitas voltas. Por isso, é bom ser “gato escaldado” e evitar brigas nos bastidores.

  • O que podemos ver é que o apoio do senador Sarney ao Capi atendia os interesses políticos da época, hoje os tempos são outros.
    Acredito que Jorge é o mais capaz para governar este estado (com ou sem apoio) ele se preparou para isso durante toda sua vida.
    E nem que o apoio do senador Sarney se voltasse novamente para os Capiperibe na pessoa do Camilo, jamais haveria condições dele ir para o 2º turno, ninguém quer os Capirotos no poder novamente.
    A verdadeira mudança vai ser feita com a educação.
    Jorge para Governador
    Gilvam e Papaléo para Senador

  • E agora galera do Capi…todo mundo ficou um pouquinho mudo…No fim, a história prova que o PSB não tem ideologia…é um partido de situação…e ao que parece …de memória curta..

    É pra complementar….Não esqueçam que quem Colocou o Miranda como conselheiro foi o Capi também…ou como ele coloca em seu programa: “Foi o Capi que fez”….

    • Carlos Costa vou refrescar sua memória, quem indicou o Miranda, o Amiraldo Favacho e o Regildo Salomão foi a Assembléia Legislativa, como indicou este ano o então deputado estadual Ricardo Soares. O Capi indicou sim, mas foi a Raquel Capiberibe.
      Lembrou!

  • sabe olhando todo esse blá blá blá dos cabos eleitorais de cada candidto, cada um puxando a sardinha pro seu lado, vejo da seguinte forma a situação no cenário politico hoje, se realmente o povo quer eleger alguém honesto que honre de verdade o voto de cada eleitor, convido a todos a anular essas eleições, prq de todos esses que estão tentando chegar ao governo nenhum é melhor que o outro qual deles nuncas estiveram no poder ou se aproveitaram de uma situação, me aponte qual deles é o santo.se acharem me avisem.

  • Alcinéa vç é a melhor e mais completa jornalista desse esta, voçê disse tudo os que de digladiam agora seram os mesmo que estarão se abraçando daqui à 02 ou 04 anos.

  • Não guardo o pudim para comer amanhã. Como logo, senão os vizinhos vêm e pedem um pedaço…

    Pra quê 2º turno? Vote Lucas logo e acabe com esse halloween..

  • As 19 horas do dia 03 de outubro, já teremos um novo Governador eleito. Fim da linha para oportunistas e larápios.

    CONSTRUINDO UM AMAPÁ NOVO.
    LUCAS 14.
    RANDOLFE 500.

  • Pôxa Alcinea,

    Não sabia desses detalhes da política amapaense. Nunca imaginei que o Capi já tivesse tido o apoio do Sarney, e mais, ter como general de campanha o Gilvan Borges. Muito interessante!
    É por isso que seu blog é 10.

    • Foi sim, verdade Miguel, mas os Capiberibes não quiseram bater continência ao coronel maranhense e também atender em todos desejos do homem das percatas ai houve o racha, ou Você pensa que eles brigariam do nada, ainda bem, veja o que a harmonia fez e o resultado.

    • Nossa o que importa hoje… na política é assim… como na vida… um dia se erra outro se acerta… nela, toda ajuda é bem vida se for pra ajudar a eleição… Admiro Capi porque tem força política, cativa, combate a corrupção dos mãos sujas…. Pense bem e veja quem são realmente os v~ilões… Sou voto consciente!!! VOTO CAMILO, CAPI E JANETE.

  • Professor Marcos, candidato ao senado, Ontem (27/09) em seu programa de Campanha, Disse o que todo Amapaense que ainda está se fazendo de surdo, mudo, cego e Burro, tinha que analizar, em outras palavras,”Se a policia federal, orgão de grande competência e respeito, estaria perdendo tempo e dinheiro vindo ao Amapá, com aviões e mais de 600 federais, cumprir mandatos de prisão, já que os envolvidos são inocentes” concerteza não…, e o Povão ainda vai cheio de Alegria e entusiasmo receber Pedro Paulo e Waldez Góes no Aeroporto…pra vê-los chorar e continuar a pedir votos apelando e negando acusações de que foi uma grande Aramação política, e anotem, pois Waldez Góes disse em um de seus programas, que se algo for provado contra sua pessoa, entregará seu lugar no senado, caso seja eleito…então, será que ainda tem dúvidas?

  • Isso eu concoro seus adversarios de hoje serao seus aliados de amanha politica tudo pode acontecer mesmo nao duvide se ate domingo supresas acontecerem.

  • De fato, é assim mesmo, pois estamos vendo agora aqueles que eram Capi roxos, todos apoiando LB… são LB desde pequenininhos… Que lindo!!!!!!

  • Falam tanto que por trás do Lucas está o Presidente Sarney e me pergunto:Qual é o problema se for verdade?Por trás do Jorge Amanajás não está o Serra? Qual dos dois é pior,o Sarney que fez o plano cruzado ou o Serra que mesmo com o Real nas mãos não conseguiu a inclusão social que o Lula fez???Prá mim,tanto faz,quem irá julgar é a história.Na minha humilde opinião o Sarney não é tão ruim assim,apenas está ultrapassado.O Serra,bem o que dizer dum cara que,em plena campanha, comete os mesmo erros que antes apontava? PENSEM!!!!

    • Comeste coquinho de pupunha foi. Comparar Serra com Sarney é o fim da picada. Ô Giordani o Serra tem biografia, combateu a ditadura. Já Sarney sempre esteve do lado do poder desde a ditadura.

      • Tanto combateu a “ditadura” que foi se formar no chile e só voltou quando as coisas abrandaram por aqui!Alem do mais ,como disse o Millor,quem se dizia combatente à “ditadura” hoje pede indenização ao governo,ou seja não era uma revolução que estavam fazendo mas,sim, um investimento. O FHC,é filho de um general e um dos “culpados”pelo “marionete” que chamamos de presidente.Quanto a “ditadura” propriamente dita,se não fosse ela(só para citar um exemplo)a amazonia não seria mais nossa!!Buenas!!!

  • Perfeita a matéria. Bem pensada, adequada e inteligente. As pessoas precisam pensar política como processo em contínua evolução, em que num momento há concenso e noutro não.

    Me lembra uma fala de uma anciã que conheci: “Quem disse que o demônio só faz coisas ruins? Se fosse assim, não teria ninguem desejando sua companhia…”. A verdade é que os tempos, as idéias e os anseios mudam e com eles as vontades e as alianças!

    Parabéns, como sempre, acertando ^_^

  • “Na política é e sempre foi assim: adversários se tornam aliados, aliados viram adversários. Quem está hoje no palanque de um, amanhã estará no palanque de outro.”
    Disse tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *