Senador Randolfe se alia ao Ijoma no combate ao câncer

O Padre Paulo Roberto, presidente do Instituto Joel Magalhães de Combate ao Câncer – Ijoma, reuniu com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e com o vereador Clecio Luís (PSOL-AP) em busca de apoio para as atividades da instituição. Em 2011 o senador incluiu o Ijoma no rol de emendas parlamentares individuais, destinando R$ 50 mil para projetos educativos de prevenção à doença. “É o primeiro passo de uma parceria que pretendemos ser longa”, disse o senador.

O Ijoma está arrecadando fundos e doações para construção de uma casa abrigo no bairro Alvorada, em Macapá, e para a construção de uma clínica para tratamento de pessoas carentes com câncer, na Rodovia Norte Sul. Na casa de apoio também funcionará a estrutura administrativa do instituto, além de quatro apartamentos, consultórios médico e psicológico, sala para atendimento social e auditório. Toda a obra vem sendo feita com doações.

“Nosso foco é a prevenção e o diagnóstico precoce”, esclarece Pe. Paulo. Nesse sentido, o valor destinado pelo senador Randolfe será utilizado na organização de palestras, cursos, capacitação de técnicos e voluntários e no fomento do processo educativo da sociedade. Em 2012 o senador manterá o Ijoma entre os destinatários de suas emendas, desta vez com valor mais expressivo para as obras da futura clínica.

Pe. Paulo pediu também a Randolfe que auxilie o Ijoma a ser cadastrado pelo Ministério da Saúde, passando a ser beneficiário direto das políticas públicas para o setor. Solicitou ao senador que consiga publicações do ministério, sobretudo sobre o SUS, para a Biblioteca do Ijoma, que atualmente conta com cerca de 1.000 exemplares sobre saúde, direitos, educação e serviço social. “As pessoas precisam compreender o SUS para poder cobrar seus direitos”, diz o padre.

(Márcia Corrêa, da assessoria de comunicação do senador Randolfe)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *