Transporte coletivo – Expresso Marco Zero vai processar diretores de três empresas

A Expresso Marco Zero vai entrar esta semana com ação indenizatória na justiça contra as empresas União Macapá, Garra e Cidade de Macapá como forma de coibir a campanha difamatória que dirigentes dessas empresas tem patrocinado na imprensa contra a viação.

A ação também será contra o administrador Altemar Alcântara, funcionário da empresa Garra, que vem divulgando dados inverídicos sobre a situação da Expresso Marco Zero.

De acordo com a própria EMTU, a empresa assumiu as linhas que eram da extinta Estrela de Ouro e cujo pleno poder de concessão pertencem ao município. “A empresa assumiu a título precário as linhas da extinta Estrela de Ouro, dentro do devido processo legal”, declarou na semana passada a EMTU.

O decreto autorizativo e a Ordem de Serviço são claros quanto à permanência de operação da empresa pelo prazo de um ano ou até a conclusão do processo licitatório que está em curso. A Expresso Marco Zero defende o processo licitatória. É uma das únicas empresas que paga em dia os impostos ao município e a única com 100% de veículos com acessibilidade.

Do outro, as empresas Cidade de Macapá, Garra e União Macapá não possuem nenhum tipo de Certidão Negativa, pois são grandes devedoras de ISSQN e Taxa de Gerenciamento ao Município, devem ICMS ao Estado do Amapá e INSS, FGTS, PIS, COFINS e Imposto de Renda ao governo federal. Juntas, as empresas devem mais de R$ 3 milhões em ações trabalhistas e foram denuncias na Justiça do Trabalho por não recolherem o FGTS de seus funcionários desde 2008.

No entendimento da assessoria jurídica da empresa expresso Marco Zero, atualmente, as únicas empresas habilitadas legalmente a operar são Amazontur, Siãotur e Expresso. As demais, perderam o direito de operar desde meados de 2008, mas se sustentam com ações na Justiça. A empresa está juntando documentação que comprova a regularidade da concessão e encaminhando à EMTU, com cópia à Polícia Federal.

(Texto: Viviane Oliveira, da Ascom/Expresso Marco Zero)

  • eu me ponho em favor da E.M.Z.
    pois atualmente ela e a que mais tem se preucupado com o conforto de seus passageiros…
    tanto é que recentemente disponibilizou mais dez novos onibus para a captal…
    alem de ter trabalhadores responsaveis e eticos como: cristina, bruna, karem, renato, rosana…
    e pode-se confiar ate em seu Paulo. um dos donos da empresa.

  • Essa empresa expresso marco zero é mais uma que nao presta, funcionario todos mal educados, cobradores entao sem a minima para trabalha com cliente…eu particularmente nao suporto o servico precario dessa empresa

  • Que feio em seu renato mal entrou na expresso e já ta mostrando sua raiva por quem tanto lhe ajudou ou sejá quem te colocou onde tu estais olha que os donos da expresso foram presos será que amanhã não será o senhor o laranjá deles que vai ser preso eles vão fazer com o sr. igual a chiclete…..ok beijos seu boneco?

  • Ai meu Deus… O culpado disso tudo já está PRESO… ENJAULADO na Papuda em Brasília. Tanto o Roberto falou que os empresários de ônibus são ladrões que não só eles conseguiram laudo pericial para aumento da tarifa junto à justiça, logo de forma legítima, como, também, conseguiram provar que o errado e mentiroso nisso tudo é o Prefeito. Agora fica a pergunta que não quer calar… “oh Roberto, vc vai se “auto-exonerar”, ou melhor RENUNCIAR, já que com a maior cara de pau vc foi para a televisão falar que quem fosse preso pela Polícia Federal estaria FORA DO PODER PÚBLICO!!!!????? De coitado nisso tudo só eu mesmo!!!!

  • É sr. Altemar, mas também não esqueça que Cidade de Macapá, Sião Tur, Expresso Marco Zero e a União Macapá, não pagam o salário dos trabalhadores em dia, não recolhem o FGTS, descumprem normas do acordo coletivo quanto a segurança no trabalho, terminais sem água para os trabalhadores, cobram peças dos carros velhos, ………….

  • Escrevam todos o que vou dizer:””… isso ainda vai dar em morte…”” grifo meu. ja deu morte em outros minicipios do brasil, isso é uma máfia nacional que não aceita desaforos. O grande pecado da expresso marco zero é querer furar esse bloqueio. Essas empresas são todas de fachada ninguém sabe quem são os verdadeiros donos todas sem excessão

  • Olá Alcinéa, adoro seu blog, parabéns! Mas sim! qual dessas aviações tem como donos deputados, prefeito e outras “ortoridades” ?

  • Olha ae!! Vamos ver!!! Facetas do Transporte Coletivo em Macapá parte 1: Catanni(sem licitação), Estrela de Ouro (sem licitação), Cassiporé (sem licitação), Viação Progresso (sem licitação), Viação Barbarense (sem licitação). Ae a Estrela de Ouro parou de brilar e junto com a Catanni que nao queria pagar mais tributos ao municipio, alias, nao pagava mesmo, veio as fachad….: Viação Amapaense (sem licitação), Amazontur (sem licitação), Capital Morena (sem licitação), depois de operar junto com a Viação Barbarense veio a Sião Thur (sem licitação) e a Expresso Marco Zero que nao queria ficar fora dessa e ….? adivinha?(sem licitação). KD essa licitação que nunca aparece tem que ter, tem que ter…ou ela ja moreeeeeeeeeeeeeeeeeeu…Tirica disse: pior do que tá não fica!

  • A culpa é de quem concede! Portanto, o poder público e quem dita as regras, se os contratos de concessão foram feitos de qualquer jeito, que assumam e tentem reverter a situação porque na discussão só quem continua na parada, esperando… Esperando… Esperando… É o povo!

  • Estão espalhando merda pra todo lado!!!
    Todo mundo tá se lambusando!!!!
    Povo amapaense vai ter que comprar muita Kboa para desinfetar o estado….
    Isso se não derem a descarga !!!

  • NOSSA!!! A MARCO ZERO, VAI POCESSAR TODO MUNDO??? só esqueceu de dizer que vai processar também a Polícia Federal, pois foi de lá, do inquerito 681 apeso 35, que as informações postadas por mim neste site foram retiradas!! E OS OUTROS ONDE ESTÃO??? CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO?? CADÊ A OAB?? CADÊ OS VERADORES???

      • Alisson, QUEM REALMENTE PRECISA ESTUDAR?? Quem diz que vai processar A ou B é a Marco Zero autora da Matéria, como eu fui citado na referida nota estou apenas tecendo um comentário. Em momento algum eu estou pedindo prisão de veradores. Estou sim incitando os mesmos para que começem a agir sobre o caso!! DICA primeiro leia a matéria depois leia o meu comentário e faça considerações mais coerentes!!

  • Prezada Alcinea foi pelo seu blog que foi descoberto que a empresa Marco Zero foi criada e obteve a concessão sem licitãção, ou seja, na longa manus, pq pertencia de fato ao ilmo alcalde de Macapá. Que a criou inclusive dirigiu um de seus ônibus quando da inauguração. Nada por acaso a prefeitura cassou concessões de linhas com intuito de expandí-la. E agora vem com bla bla bla

  • Olá Néia,
    É bom que durante todos esse dias a gente, de alguma forma, vem descobrindo o que há nas entranhas do sistema de transporte público de nossa cidade. Só coisa feia, para ficar só nesse adjetivo.
    E o povo? Ora, o povo é só um detalhe nessa teia de desmandos e conchavos.
    Abração.

  • E SABE O QUE ME ASSUSTA MAIS AINDA?
    SABER QUE TODOS OS ORGÃOS COMPETENTES SABEM DESSA REAL SITUAÇÃO E NADA FAZEM…..JÁ SE PERGUNTARAM O PQR?….. ESTRANHO …NÃO É MESMO?……

  • Concordo com vc. O Pensador, a culpa e tão somente da prefeitura. a prefeita agora poderia usar o mesmo peso que usou com os secretarios dela para a melhoria no caos que é o transporte coletivo de nossa cidade. bybyby

    • Enfim uma análise coerente e sintética …a culpa de tudo isto é sem dúvida da Prefeitura… que é responsável por organizar e disciplinar, mas preferiu fazer o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *