TRE confirma eleição de Capi e Janete

O pleno do TRE – AP decidiu nesta quarta, 17, por maioria dos votos, que a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) e o ex-senador João Alberto Capiberibe estão proclamados eleitos. Por isso, serão diplomados para os cargos que foram eleitos pelo Tribunal Regional Eleitoral até o dia 17 de dezembro. A decisão saiu às 18h40 de hoje.
Em 3 de outubro, Janete Capiberibe recebeu 28 mil 147 votos, sendo reeleita para o terceiro mandato de deputada federal como a parlamentar mais votada do Amapá e, proporcionalmente, a mais votada do país. João Capiberibe recebeu 130 mil 411 votos tendo sido eleito senador. “Prevaleceu o princípio da soberania popular”, explica o advogado dos políticos amapaenses Luciano Delcastilo.
Eles tiveram as suas candidaturas deferidas pelo TRE-AP mas, posteriormente, foram barrados pelo Tribunal Superior  Eleitoral com base Lei Complementar 135/2009.

(Texto: Sizan Luis Esberci – Foto: Luciana Capiberibe)

  • Capi e Janete mostraram que a diferênça entre o impossível para o possível está na determinação de cada pessoa. Parabens ao povo do Amapá!

  • O seu saber quando foi que o GILVAN ganhou sua última eleição? Pode fazer greve de fome, caminhar daqui para faixa de Gaza que não tem jeito… Gilvan, em um minuto eu te falo: VOCÊ NÃO É MAIS SENADOR!!!!

  • O Júri Popular abssolveu o casal Capi. O meu voto, e mais Cento e Trinta Mil Quatrocentos e Dez. O Tribunal bateu o martelo – Toma Posse. E o Capi foi beber.

  • Vai ser muita injustiça, se aquele outro candidato ganhar no tapetão, esse mandato dele q ta terminado ele ganhou no tapetão com uma armação q fizeram de compra de testemunhas, todo mundo sabe disso.

  • que absurdo!!!!! eles foram cassados, o TSE barrou a candidatura, agora a imparcialidade de fanáticos políticos imperam em nosso estado e resolvem diplomar esses candidatos. Aonde nosso estado vai parar????

  • Durante o Governo do Capi fiquei em uma situação muito dificil na minha Macapá, não conseguia trabalhar e tive que ir embora pra Fortaleza tocar na noite e estudar mais fazendo uma restrospectiva e vendo o passado tenho a certeza que não devo cultivar esta magoa dentro de mim…na boa MIL VEZES O CAPI DO QUE O GILVAN BORGES chega desse rapaz só sabe contar umas piadinhas sem graça…vá lá Capi assuma a fala um analise no passado afinal foram tantas as noites no Pink Bar e eramos grandes amigos mais cultivo a certeza que ela continua nem que seja na grande vontade de apertar a sua mão lhe dar um fraternal abraço e desejar boa sorte..afinal o tempo é o senhor de todas as respostas…abs.

  • Que vergonha! todos comemorando a derrota local de uma lei que é iniciativa do povo brasileiro! Ainda bem que existe o STF pra nos salvar da bandidagem geral e da influencia local! Que venha logo o próximo ministro! E só pra vcs saberem não sou e não gosto dos opositores do Capi, apenos espero eleições sem influencias oligarquicas.

  • Que vergonha! todos comemorando a derrota local de uma lei que é iniciativa do povo brasileiro! Ainda bem que existe o STF pra nos salvar da bandidagem geral e da influencia local! Que venha logo o próximo ministro!

  • Arnaldo Silva, é um direito meu de comemorar. Conheco Direito sim, se vc se refere ao Direito como Ciencia. E conheco direitos também. Agora, Arnaldo, responda-me uma coisa: quando voce torce por seu time, isso significa que ele tem que ganhar sempre? Vc deve torcer pela turma do tapetão, não? Bom, mas não contesto vc por isso,afinal é seu direito torcer por quem voce quiser e, respeito esse direito.

    • Não moça, não torço pelo tapetão e sei que é direito seu de torcer mesmo quando o time não tem condições de ganhar o campeonato. Apenas não me iludo com suspiros de felicidade. Mas pode suspirar a vontade. Afinal, todos temos direito de comemorar. Aliás, os japoneses comemoram a morte, porque não podemos gritar por um suspiro de vida ?
      Quem bom que você conhece direito. Assim fica mais fácil de entender. Basta querer.

      • Espero que vc torça pelo lado bom para o Amapa. Garanto, Arnaldo, não choro com facilidade. Aprendi, com a idade, a selecionar o que na vida vale a pena. E não é a politica que me faz chorar. Eu fico é fula da vida com armações, so isso. Vc ha de convir que, Maquiavel é fichinha perto de certas pessoas. Tenha um bom domingo.

        • Cara Veneide. Torço pelo Amapá mas aprendi a respeitar as instituições. Não me permito crer que tudo o que aconteceu com o casal Capiberibe foi fruto de armação. Seria ignorar muitas coisas que aconteceram naquele tempo em que eles foram cassados. Já tive oportunidade de ver parte das provas que levaram à cassação e, confesso, sinto-me indignado quando creditam o resultado do julgamento a uma orquestrada trama para prejudicar os dois. Essa é a versão que vem sendo contada pelo PSB desde quando as coisas ocorreram. Não acredito, sinceramente, que em todas as instâncias em que o casal perdeu houve manipulação do julgamento. Seria leviano de minha parte. O que acontece hoje não é nada mais que uma consequência de tudo aquilo. O tapetão, como muitos se referem à disputa judicial, é legítima e amparada pela lei. Tanto é verdade que Camilo briga há muito tempo pela eleição para Prefeito na qual perdeu para RG. Ocorre que ganhar no tapetão para o PSB é legítimo; para os outros é aviltar a vontade do povo. Essa hipocrisia é que não aceito. Se é um direito lutar na esfera judicial, que seja para todos. É a lei. Jader teve 1.800.000 votos e está de fora. A situação é a mesma. Então vamos respeitar a vontade do povo e fazer coro para que ele entre e deixemos a lei de lado.

          • Caro Arnaldo, não tiro sua razão; não tive a chance de ver as provas. Claro, sou a favor do respeito às leis sim e tem coisas que não admito como fazer politica a qualquer preço. Não sou partidaria do PSB ou de qualquer outro partido, apesar de ja haver me filiado ou tentado me filiar por 2 vezes, a primeira foi qdo alguns partidarios do antigo PFL, na primeira gestão do Barcelos praticamente obrigaram os funcionarios publicos a se filiar. A segunda vez, filiei-me ao PDT, no inicio do goesverno (não sei nem se fui aceita pois nem voltei la na sede do partido para saber, rsrs). No entanto, acho que o Senador ja cumpriu a pena dele quando foi afastado. O caso de Jader é diferente. Vamos aguardar.

  • Parabens, Capi! Parabens, Janete! Parabens Amapá! Agora é rumo ao futuro, ao desenvolvimento, à saude e educacao de qualidade, à seguranca pública, ao saneamento e pavimentacao. Rumo ao progresso!

  • Se for pela vontade popular o capi e janete nem poderiam ser cadidatos, ja que a lei do ficha limpa veio do povo, ou nao

  • Entrem no orkut e pesquisem a COMUNIDADE CAPI & JANETE=Mandato Popular, entrem e vamos dá essa grande força aos nossos grandes eleitos, que merecem com certeza esses mandatos. O povo do Amapá precisa da continuação do trabalho da Deputada mais votada da história deste Estado, e precisa de um Senador com a cara do povo e que de fato traga os recursos que este Amapá tanto precisa.

    NO ORKUT COMUNIDADE CAPI & JANETE=Mandato Popular.

  • parabens para janete e capi pois o povo amapaense, isso e democracia respeitar a vontade soberana tinha decidido, quem queria para ser representado no senado e camera federal…..

  • Agora não tem desculpa! O Estado tem representantes do PSB. Pelo lado político é um cenário favorável, vamos ver as ações, tenho esperança. Vamos cobrar.

  • Política é coisa séria e não pra qualquer um. A justiça está sendo feita. O povo merece ser ouvido e elegeu CAPI E JANETE. Quem perdeu que concorra daqui a 4 anos. Mas é pra ganhar no voto hem seu GILVAN!!!!!!!

  • Aos que choram, pela decisão do TRE-AP, vai um recadinho só: Pra vcs ganharem do Capi e da Janete, SÓ NO TAPETÃO! Se respiram novos ares no Amapá, ares de liberdade e justiça. A vontade de mais de 130.000 votos dados ao Capi e de mais de 29.000 votos dados a TRI-CAMPEÃ, Janete, tem que , e serão respeitados. Comparar o casal Capi a Jader e Maluf, é pensamento de quem tá vendo a sua ta acabar. Chora mulambada!!!!

  • Em uma eleição justa o povo é soberano e tem o poder em suas mãos! e antes de tudo o povo amapaense ja fez justiça devolvendo-os aos seus cargos..!!! O TRE-AP apenas homologou os votos da maioria dos amapaenses…Parabéns….Capi e Janete.

    • Maluf e Jader devem estar se remoendo por não terem sido candidatos aqui pelo Amapá. Se fossem, seriam diplomados com essa decisão do TRE já que a maioria dos comentários que li foi no sentido de que o “Tribunal referendou a vontade popular”. Se fosse assim ninguém eleito seria cassado. Mas, vivendo e aprendendo, eu sinceramente não sabia que essa era uma das competências do Tribunal. Aprendi mais essa.

  • Neste momento fala-se tanto em justiça popular, porem, não devemos esquecer que na familia CAPI, o que prevalece é decisão do patriarca João Alberto, que quando governador sempre esteve contra as manisfestações das classes organizadas, como : professores, policiais etc..

  • Alegria maior e saber que o povo esta atento, quando ele quer sua vontade prevaleçe, cuidado para não cometer os mesmo erros do passado. E sse senhor Gilvam, parece que se acustomou a ganhar no tapetão , por que será?

  • Os votos legítimos os colocaram lá, mais de uma vez. Lideranças verdadeiras, honradas e de mais alto calibre. Parabens a Janete e João Capiberibes, parabens ao povo do Amapá.
    O núcleo de bases/psb Jardim Marco Zero os felicitam neste grande momento.

  • Gilvam Borges, nunca mais. A decisão do TRE referenda a vontade do povo. Novos rumos para o Amapá. Parabéns Capi e Janete.

  • Parabens ao casal mais lindo e exemplar do Amapá/Brasil pois amei dimais saber que meu voto não foi em vão, e amei mais ainda saber que meus candidatos seram diplomados assim como o meu governador eleito, contos com voces.

  • ESPERO QUE DESTA VEZ MACAPA E A POPULAÇÃO SEJA RESPEITADA COMO DEVE SER E QUE ELES VENHAM SOMAR E NAO NOS SAQUEAR COMO OS OUTROS ABUTRES QUE LA ESTAVAM,E QUE ELES RESPEITEM O MEU VOTO.

  • Digamos que essa eleição foi de “cabo a rabo”!
    Heheheehehehehehehehe
    Isso mostra que a família CAPIPERIBE está e sempre estará em alta.
    Agora mais do que nunca, eles vão trabalhar mais ainda para que a situação do nosso Estado saia do fundo do fundo do abismo.
    Como disse o caro, Arnaldo Silva, em seu comentário, o Gilvam vai se retorcer todo para que isso seja revertido.
    P A R A B É N S F A M Í L I A C A P I B E R I B E!!!

  • Fiquei super feliz com essa notícia! Parabéns aos dois, consigo agora sonhar com uma mudança política para melhor para o Estado!

      • Não acho que o caso seja de $$$. Vejo como um absurdo ver quase uma família inteira vivendo da política. Um concursozinho não faria mal a ninguém, mas hoje em dia tem que estudar muito para isso. Conversa fiada e promessa não é suficiente para passar na prova.

      • Nada contra o Capi e a Janete. Mas, convenhamos, a decisão de considerar válidos os votos é contrária à decisão do TSE que negou o registro dos dois e, sobretudo do STF que garantiu a vigência da Lei do ficha Limpa. Parece-me conflitante diplomar alguém que sequer tem registro deferido. Não acho que essa felicidade durará muito tempo. É simples demais para o Gilvan resolver isso. E olha que tive um único voto para Senador: 500.

      • E para os que falam da “vontade do povo”, digo, sem medo de errar, que ela não vale muita coisa diante de decisão judicial. Se fosse assim o Jader estaria lá. Afinal, o cara teve nada menos que 1.800.000 votos. Isso mesmo, um milhão e oitocentos mil votos. É vontade do povo 12 vezes maior do que a vontade que o Capi teve. Alguém mais duvida que essa vontade é conversa de quem não vai conseguir para desviar o foco de um fato grave cometido tempos atrás e que o levou a ser cassado ? é melhor esperar pelo 11º Ministro do STF. Por enquanto o carvão é pouco para fazer fogo.

      • Concordo plenamente, pois na história recente de nossa terra tucuju quero conhecer pessoas que lutem pela nossa identidade cultural, pela nossa autonomia economica, pela preservação do meio ambiente, pelas gerações presente e futura, entre tantas outras coisas que minha memória falha… porém todos os projetos são elaborados apartir de uma visão holistica de vanguarda, coisa pouco entendida para quem só visa o seu próprio bem estar. Que Deus ilumine a Familia Capiberibe, pois é a esperança para o Povo do Amapá.

        • Meu único medo é que o povo delegou poder demais para uma única família. Depois nāo adianta reclamar. Será que o Amapá vai virar uma monarquia com Rei, Rainha e Príncipe dando as ordens?

  • Reproduzo em número, gênero e gráu as colocações do Adolfo Melo: Realmente é a vontade do povo sendo respeita. Parabéns ao Senador Capiberibe e a Deputada Federal Janete Capiberibe e também ao TRE-AP por haver feito Justiça ao casal. Tenho a impoluta certeza que dias melhores virão à população amapaense.
    Abs. Matta

  • Meus companheiros de luta Capi e Janete. O povo fez Justiça e coube ao TRE referendar a vontade popular! Parabéns!

  • Eh lamentável que o povo comemore os desmandos políticos e as leis que não vigoram por falta de lisura ou incongruência. Continua a me indignar nossas leis tão frouxas que qualquer brecha é o bastante para quem deseja ser beneficiado…. isto é BRASIL!!!! Sou brasileira, amo viver neste país, mas a justiça que aqui vigora ainda é para poucos…

  • O papel da imprensa é fundamental para uma boa informação, no entanto a mídia amapaense não tem tido cuidado de pesquisar com a profundidade que o caso merece. Nesse sentido, nós temos dever de esclarecer:
    Que o caso da Deputada Janete e o ex- senador João Alberto Capiberibe encontra-se no em julgamento no STF e o que o TRE fez eu considero bajulação ao governador eleito Camilo Capiberibe. Acredito fielmente que o Senador Gilvam Borges assumirá, pois já venceu o TSE e como consequência vencerá no STF. Para quem quer acompanhar o caso, basta acessar o site oficial do STF:www.stf.jus.br

    • Socorro quem foi eleito pelo povo foi o Capi não o Gilvan,portanto quem merece exercer o matado é o Capi…o Gilvan deveria se manacar o povo elegeu o Capi.

      • Você concorda que o Maluf e o Jader Barbalho também devem ser diplomados ? Eles também foram eleitos pelo povo, inclusive com milhares de votos a mais que o Capi. Não responda com paixão, mas com a razão.

  • NUNCA MORRI DE AMORES PELOS CAPIBERIBE’S , NÃO GOSTO DA FORMA CENTRALIZADORA DE MINISTRAR O PODER, CONTUDO, POSSO DIZER QUE OS ULTIMOS INCIDENTES OCORRIDOS EM NOSSO ESTADO ELES SÃO OS MAIS COTADOS E ESPERO DO FUNDO DO CORAÇÃO COM A ESPECTATIVA DE SEREM “O MENOS MAL PARA A SOCIEDADE”. POR UMA SOCIEDADE MELHOR: PARABÉNS Sr. e Srª CAPIBERIBE.

  • Pabarens ao Companheiro Capi e a COmpanheira Janete. O Povo do Amapá devolveu Janete a Camara e fez justiça com o Senador Capi. Que eles agora façam o que eles sabem fazer de melhor, atuar na vida politica.

  • JUSTIÇA, JUSTIÇA, JUSTIÇA!!!

    Pessoas certas na hora e no lugar exato. É a vontade popular. O povo do Amapá querem JOÃO ALBERTO RODRIGUES CAPIBERIBE e JANETE CAPIBERIBE como seus representantes em Brasília.

    Chega de palhaçada e descompromissos com a população tucuju.

    É a vontade do povo!

    Abraços ao casal e, agora, muito trabalho.

    • Não comemore que a tristeza pode ser muito grande depois. Se vc conhece pelo menos um pouquinho de direito deve saber que não adianta diplomar quem sequer tem registro de candidatura deferido. Ainda tem muita água para rolar até o dia 17 de dezembro. Se a decisão fosse do TSE ou STF ai a sua torcida levaria ao gol.

      • Eh um direito meu de comemorar. Conheco Direito sim, se vc se refere ao Direito como Ciencia. E conheco direitos também. Agora, Arnaldo, responda-me uma coisa: quando voce torce por seu time, isso significa que ele tem que ganhar sempre? Vc deve torcer pela turma do tapetão, não? Bom, mas não contesto vc por isso,afinal é seu direito torcer por quem voce quiser e, respeito esse direito.

  • Bem depois desa do TRE-AP, o Maluf,o jader disseram que estao vindo pra ca para serem tb diplomados.Macapa vai ficar famoso

    • Jawmais o jader e o maluf poderão ser comparados com Capi e Janete, eles merecem assumir o mandato, afinal quem decidiu foi o povo.No tapetão não. Já basta a gente servir de chacota por eleger o sarney e ter que aguentar o andarlho ninguém merece.

      • E quem deu os votos ao Maluf e Jader ? Algum Tribunal ??? Será que o pessoal que votou neles em SP e PA não é povo também ? Nesse caso, Jader e Maluf podem sim ser comparados ao Capi já que os três brigam pelo mesmo problema: Lei do Ficha Limpa. O que fizeram para sofrerem os rigores dessa Lei ? Não sei. Com você a palavra.

        • Não pode não comparar Jader e Maluf com o casal CAPIBERIBE, pois os dois nunca foram envolvidos em corrupção, acredito que eles foram vitimas de armação.O

          • Ha tá!!ALICE eu acredito que dia 25 de dezembro vai nevar em MACAPÁ e o papai noel vai descer com suas renas e me dar o meu presente de natal.

          • Então vcoê deve saber mais que todo o Judiciário junto. Vamos fazer coro para você ser noemada a nova Ministra do STF. Pelo menos terá alguém que acredita em duendes e em vôo de cobra.

  • O povo fez justiça com seu voto nas eleições de 2010, agora quem fez justiça foi o TRE-AP, a vontade do povo é o que prevalece, só vamos ficar cabreiro com o tapetão, abs

  • ESTOU MUITO EMOCIONADA!!!! CAPI E JANETE MERECEM SIM ASSUMIR SEUS CARGOS.
    JANETE MANA VAI LÁ E FAZ BONITO, CAPI O POVO FEZ JUSTIÇA VOTANDO EM VCS, AGORA É CORRER PRA BRASILIA E MANDA VER! ABS

  • Desejo parabéns aos dois candidatos. A votação não poderia ser contrária ao anseio e desejo do povo amapaense que em pleito democrático elegeu Capiberibe e Janete.
    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *