Dez anos do lançamento de “Papo de Boteco”

Há 10 anos, em agosto de 2010, o jornalista e sociólogo Renivaldo Costa lançava o livro “Papo de boteco: crônicas e contos escritos no Bar do Abreu”. A obra é  uma coletânea de textos que o autor já havia publicado na imprensa ao longo de sua trajetória jornalística e que tinham e comum o ambiente de um dos mais tradicionais bares de Macapá, ponto de encontro dos intelectuais, jornalistas, boêmios, poetas, políticos e esportistas.
Um bar, por si só, já é democrático. O do Abreu é o mais democrático de todos. E foi ali, naquele templo por onde passaram grandes nomes da literatura, como Alcy Araújo, Isnard Lima e Cordeiro Gomes, que Renivaldo ouviu muitas histórias e naquelas mesas escreveu os causos e histórias que ouviu e participou.

“Papo de Boteco”, diz o poeta Paulo Tarso Barros, “é uma pequena mostra das crônicas e contos que ele (Renivaldo) publica e agora reunidos nesse livro para celebrar em prosa e verso um acontecimento que faz parte da história da boemia, da cultura e da boa convivência de Macapá: o Bar do Abreu.”

Os contos e crônicas que compõem o livro foram escritos e publicados nos jornais no período de 2005 a 2010. “Os escritos tratam de temas diversos, mas que tem como pano de fundo o tradicional balcão do bar, de onde muitas das situações são narradas”, explica o autor.

Que venha uma segunda edição, pois a primeira está esgotada e a procura continua grande.

O autor
O amapaense Renivaldo Costa é sociólogo, professor, jornalista profissional com 26 anos de imprensa, passou por diversos jornais, emissoras de televisão e rádio, fez assessoria de comunicação para instituições e órgãos públicos. Como compositor, já recebeu premiações, e como produtor, ousou ao conduzir peça teatral com textos de Nelson Rodrigues. Já foi tido como um articulista polêmico, mas garante que o tempo se encarregou de deixar isso no Amapá. “Hoje mais escuto do que falo”, afirma.

Fotos do lançamento em 13 de agosto de 2010 no Bar do Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *