Extra! Extra! Extra!

Procuradoria da República oferta denúncia contra conselheiros do TCE-AP

Em desdobramento da “Operação Mãos Limpas” deflagrada em setembro de 2010, a  Procuradoria da República acaba de pedir o afastamento e ofertar denúncia contra  conselheiros   do Tribunal de Contas do Amapá, que estavam em atividade durante  as investigações que culminaram com a  Operação Mãos Limpas.
São eles: Manoel Antônio Dias, Amiraldo Favacho, Raquel Capiberibe, Regildo Salomão, Fernando Pinto Garcia e Margarete Salomão.

O conselheiro Ricardo Soares será ouvido amanhã no STJ. O ex-presidente Júlio Miranda – que foi preso na Operação – foi denunciado anteriormente e ficou afastado por mais de um ano. Já retornou as atividades no TCE e está aguardando aposentadoria.

No dia 31 de março este blog antecipou que isto iria acontecer. Confira aqui

STJ afasta cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Amapá

Atualização às 15h41 – O Ministro Noronha acaba de deferir o pedido de afastamento dos conselheiros e de cinco funcionários do Tribunal de Contas do Amapá

Atualização às 17h – O Ministro  Noronha também determinou o afastamento de Júlio Miranda e Ricardo Soares

Atualização às 19h30 – O conselheiro Ricardo Soares não foi afastado. Os afastados são o presidente Regildo Salomão, o corregedor Manoel Antônio Dias, José Júlio Miranda Coelho, Margarete Salomão  e Amiraldo da Silva Favacho. De acordo com a assessoria do STJ  “o  relator, ministro João Otávio de Noronha, considerou que o caso descoberto por uma grande operação da Polícia Federal é extremamente grave, envolve quantias expressivas e revela uma peculiar situação de desmandos no Amapá. Ele deferiu os afastamentos remunerados até a análise da denúncia e proibiu a entrada dos acusados no Tribunal de Contas para que eles não comprometam a instrução processual.

E anotem pra conferir: Nos próximos dias numa outra instituição três serão denunciados e afastados.

  • E O DEPOIMENTO DO CAMILO. SERÁ QUE VAI RETORNAR DE NOVO MENTINDO COMO FEZ COM AS 35 CONTAS PELA REVISTA ÉPOCA. DEVERIA HAVER UMA INTERVENÇÃO FEDERAL NO AMAPÁ. VCS NÃO CONCORDAM. TODOS OS ENTES ESTÃO ENVOLVIDOS.

  • Por falta de guilhotina, vamos adotar o paredão. Eles merecem! Corrupto também é o sistema capitalista. Ser rico a qualquer custo é uma metados idiotas. Fazer política é nobre, aproveitar-se dela para roubar, é covardia.
    Paredão aos crimes de colarinho branco, marron, preto ou de bermuda.
    daniel

  • Se nesta outra instituição, dos nomes a serem denunciados não constar de uma mulher, então é porque ainda há muita poeira debaixo do tapete.

  • Muita gente por ai desfila com carrões, constróe mansões do dia pra noite, se acha o ban ban ban em festas e eventos. ~Quanto mais dinehiro, mais esnobe, eu fico pensando, onde estão os verdadeiros bandidos? No IAPEM ou entre nós?

  • Não fico muito esperançoso para ver o Brasil rotulado de país da impunidade, porque, Rui Barbosa, em suas lúcidas manifestações, já dizia “Que Justiça Tardia não é Justiça é Injustiça Qualificada”. A roubalheira no Estado do Amapá data de seu nascimento e não tem ninguem punido por isso. Os que foram afastados, estão recebendo seus polpudos vencimentos, ou seja, estão de licença premiada sine die. O Mensalão, que passou ao vivo e a cores para todo o Brasil não teve resposta moralizadora e positiva para a sociedade brasileira. CPIs, CPIs = Jeton para os compenente, que termina em pizza. Agora querem cri9minalizar enriquecimento ilícito. Pergunto: Se alguem ficou rico ilicitamente não foi através de meio criminoso para tanto, contra o Erário ou terceiros? Chega de leis. Vamos fazer as que já existem funcionar. E nada mais. Ladrão é ladrão. Mudam os artista e o filme é o mesmo. OAB vamos apoiar a iniciativa do Dr. Afonso do MPAP. Tenho dito!

  • MAS UMA VERGONHA NACIONAL. E SERÁ COMPLETA A MANHÃ COM O DEPOIMENTO DO GOVERNADOR CAMILO E DO CONSELHEIRO RICARDO SOARES. (…)

  • Parabéns a esse grande Ministro do STJ e parabéns também à POLÍCIA FEDERAL que fez todo o trabalho de investigação. Que isso sirva de alerta ao povo, para que analisem melhor as pessoas públicas que colocam no poder.

  • ATÉ QUE EM FIM COMESSARAM ,PEGAR OS “BESTINHAS”!DEPOIS QUAIS OS OUTROS PODERES ELES VÃ0 PEGAR! JÁ DESCONFIO DE ALGUNS.

  • Segundo consta no link do STJ http://stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=105476 —> “Os conselheiros afastados são o presidente Reginaldo Wanderley Salomão, o corregedor Manoel Antônio Dias, José Júlio Miranda Coelho, Margarete Salomão de Santana Ferreira e Amiraldo da Silva Favacho”. Não vi o nome da conselheira Raquel, diferentemente da nota extra no blog, o STJ afastou cinco dos sete conselheiros. Abraço

    • Raquel Capiberibe e Fernando Pinto são aposentados, portanto, não tem como ser afastados. E este blog não disse que eles foram. Disse que foi apresentada denúncia. Leia direitinho. Talvez na pressa eu não tenha deixado bem claro, mas só o fato de saber que eles são aposentados…
      São dois pontos: 1) a denúncia e o pedido de afastamento feito pela Procuradoria da República; 2) a decisão do STJ de afastar os cinco conselheiros que estão na ativa.
      Obrigada

      • Eu também fiquei na dúvida quanto a
        Raquel Capiberibe. Mas temos acesso a alguma informação que confirme sobre a denuncia ofertada a ela também?

      • Acho que a nota deu essa dubiedade, pois na mesma frase diz que a Procuradoria pediu afastamento e ofereceu denuncia, aí no afã de ler a fonte, o leitor clica no link do STJ e, no meu caso, fiquei na duvida, pois não li nada sobre a denuncia.
        De qualquer forma, quero fazer o registro de que os blogs livres me deixam mais informado que 99% dos jornais classistas-partidários.
        Abraço e fique na paz de Deus sempre

  • Aleluia…! Mesmo triste e constrangido, tenho como um refrigério as últimas informações dadas pela imprensa escrita e televisada. ´
    Lí atentamente a posição da nobre colega Dr. Rosemary Andrade. Nada a acrescentar. Reparar, também não. De resto, fico feliz em constatar que a “Rose”, Afonso Guimarães e tantos outros, também diligentes colegas, pensam e agem como eu. Que bom que nós não fiquemos sós nesta peleja de combater os saques ao patrimônio público.

  • PARABENS MINISTRO…VALEUUUUUUUUUUUUUUUUU…..CONTINUE ASSIM E QUE DEUS LHE DÊ VIDA LONGA !
    A PERGUNTINHA QUE NAO DEIXA CALAR: QUEM VAI AGORA JULGAR AS CONTAS PUBLICOS ? SE NAO SOUBEREM OU NAO TIVER NENHUM HONIESTO AI, CHAMEM O BISPO DIOCESANO DE MACAPA DOM PEDRO JOSÉ CONTI….VAO VER O QUE É SABER ADMINISTRAR…HEHEHE
    E VEJAM BEM, ASSISTAM O JORNAL NACIONAL, LA VEM PORRADA DE NOVO NO AMAPA…ESPEREM

  • Quanto a camarada Raquel Capiberibe ele é a única vítima nessa história toda. É tudo armação arquitetada pela harmonia contra à família Capiberibe, que tem combatido a corrupção no nosso Estado.

  • Nos fundos do predio na Padre julio, onde funciona o IMAP existe um verdadeiro cemiterio de carros, é o que sobrou da frota de veiculos do IMAP, foram todos sucateados em 2011, tem carro que ate o motor foi retirado.
    A formula é simples: deixa sucatear os carros do órgão para justificar o aluguel de veiculos.

  • Isso tudo que está acontecendo é muito bom para o Estado do Amapá. Não cura uma ferida sem primeiro limpá-la e remover a sujeira. Pode doer agora, mas isto fortalecerá as instituições no futuro. Aliás, o problema não está nas instituições, mas no homem. Todas as instituições têm problemas e a raiz de todos ele já sabemos qual é: o amor ao dinheiro. Como está escrito na Bíblia, “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Torço para que a ferida seja exposta e curada em TODAS as instituições, inclusive e principalmente na minha. Mas não se iludam. Corrupção nunca vai acabar, porque “corrupto é o coração do homem, e enganoso”. Mas pode-se ao menos deixá-la em níveis toleráveis. Os administradores públicos precisam compreender que a sociedade está mudando (antes tarde do que nunca), e se adaptarem aos novos tempos.

    • Muito bem! Parabéns pela sua coragem. Estou confiante de que hoje está se abrindo uma página importante em nossa história. Chega de impunidade. Essas autoridades pensam que estão acima do bem e do mal.

  • Parabéns Noronha, o seu lugar no Céu ao lado de JESUS está garantido, o Amapá agradece.
    Só espero que DEUS demore muito em lhe chamar para o reino divino.
    Continue a sua batalha, não deixe “pedras sobre pedras”.

  • O Estado da sujeira, está frase define a situação de nosso querido Amapá, esta é mais uma notícia de muitas q ainda virão, Alcinea sugiro o q vc coloque em seu blog o texto de hj da Revista Carta Capital, cujo o título é “O Compadrio e a caixa-preta” q vem expondo mais uma vez a intimidade e a promiscuidade existente entre nossos poderes, mais especificamente a relação toma lá, dá cá entre a ALAP e o TJAP, não sei onde nosso estado vai parar!!! http://Www.cartacapital.com.br

    • Passou batido. Desde ontem este texto da Carta Capital já está no blog. Deixa a preguicinha de lado e rola a tela pra ler

      • Jabor escreve um texto que ainda não li, mas cujo título é um primor: “Falência multipla dos órgãos públicos”.

      • Obrigado e me desculpe Alcinea é q cheguei no blog através de link do twitter e ñ li as postagens anteriores, parabéns pelo belíssimo trabalho q vc faz, ao divulgar de forma coerente e isenta os acontecimentos políticos locais, contrariando grande parte de nossa imprensa, q quase sempre come abiu!

  • Que inveja eu sinto dos franceses, que tiveram a força moral de investir contra seus algozes, e destruir todo um sistema corrupto. E olha que naquela época eles não tinham nas mãos a maior e mais temida das armas: a internet.

    • Mas tinham a guilhotina. E como ela funcionava. Internete não corta a cabeça de ninguém. Por isso corrupto de bolso cheio está se lixando. Mas se tivéssemos guilhotina cortando cabeças, literalmente, esses bandidos pensariam duas vezes.

  • Tudo porque? estas pessoas fazem tudo por dinheiro, dinheiro, dinheiro. são capazes de vender a alma ao diabo por dinheiro.

  • Afastar, leiloar bens adquiridos ilicitamente,com a competente devolução para os cofres públicos!

  • Afastar, denunciar e bloquear bens, se for o caso e a devolução do dinheiro apropriado indebitamente!

  • Parabéns pelo Blog! O bicho tá pegando e a bruxa tá solta pra quem andou aprontando em terras tucujus! Imagino daqui pro final do ano quantos ainda irão cair!

  • Rsrs… chorar não vale, né? Mas que tristeza gente… Instituições enxolhadas. Bem que, aproveitando o ensejo do verdadeiro “fechamento” do TC amapaense, o Brasil poderia rever a (in)utilidade deste clube e extingui-los vez por todas. E o pessoal da Assembléia quer a vaga, né? Despudor não falta.

    Fernando Bernardo de Souza Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *