De olho no céu

Um cometa esverdeado, o 46P/Wirtanen, já está visível e promete dar um verdadeiro show neste mês de dezembro. . Se você tem binóculos, luneta ou telescópio, melhor ainda. Mas ele pode ser visto a olho nu.
Para achá-lo mais facilmente é bom ter um algum programa ou aplicativo para localizar constelações, como o Stellarium ou StarChart.

Confira o cronograma do cometa esverdeado:
5/12 – passa pela Constelação de Eridanus;
6/12 – passa perto da estrela Azha;
12/12 – se aproxima da Constelação de Touro;
16/12 – ficará visível próximo ao aglomerado das Plêiades
19/12 – cruza a Constelação de Perseus.

Encontro de elaboração do Plano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Macapá

A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) realizará nesta quarta-feira, 5, o encontro para a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Macapá. As inscrições estão abertas pelo site da instituição.

O encontro iniciará às 8h, no Centro de Artes e Esportes Unificados de Macapá (CEU das Artes). O evento terá a participação da senhora Renata Costa, secretária executiva do Plano Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. Ela ministrará palestra sobre a elaboração de planos municipais.

Podem participar profissionais e acadêmicos do segmento do livro, leitura, literatura e bibliotecas, escritores, livreiros, leitores, mediadores de leitura, bibliotecários, professores e estudantes, sociedade civil organizada, gestores e membros do Executivo, Legislativo e Judiciário.

As inscrições são gratuitas e ocorrem exclusivamente pela internet, por meio do link: http://fumcult.macapa.ap.gov.br/inscricao/1o-encontro-para-implantacao-do-plano-municipal-do-livro-leitura-literatura-e-bibliotecas/

Sesi apresenta peça teatral dirigida por irmãos Blat

Alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) Amapá vão estrelar, no dia 5 de dezembro, às 19h no Teatro do SESI (Av. Desidério Antônio Coelho, s/n – Trem) a peça teatral Depende de Você. O elenco é dirigido pelo ator Ricardo Blat e também conta com texto e música de Rogério Blat. A história retrata dilemas vividos pelo público adolescente dentro do ambiente escolar. O objetivo é mostrar que esse espaço também deve ser utilizado para promover momentos de reflexão sobre comportamentos capazes de transformar positivamente a vida dos indivíduos.

A apresentação faz parte das ações do projeto Cuca Leve, que conta, entre outras iniciativas, com orientações ministradas pelos irmãos Blat. Com o intuito de estimular a inteligência emocional e auxiliar no combate ao bullying e à depressão, os alunos do SESI participam de oficinas de autoconhecimento, criação de texto e teatro, terapias de grupo e rodas de conversas.

Entre aspas

“Eu escrevo todo dia e escrevo, sobretudo, para me desintoxicar das coisas ruins da vida, do próprio pessimismo que às vezes alcança nossa geração.”
Fernando Canto –  sociólogo, escritor, poeta e compositor

Recomendo a leitura da entrevista que Fernando Canto concedeu ao portal Seles Nafes. Leia aqui