Dia Estadual da Poesia na biblioteca Elcy Lacerda

Poeta José Queiroz Pastana (foto), gerente da biblioteca pública Elcy Lacerda, promete uma bela programação para comemorar o Dia Estadual da Poesia na próxima terça-feira,8.
Vai ter varal poético, declamação de poesias, sessões de autógrafos, venda de livros, contação de histórias, música e exposição de artes plásticas.
A programação vai começar às 16h com contação de história, em seguida  serão declamados os poemas “Tributo ao Poeta” (de Ricardo Pontes), “Jardim Pode” (de Alcy Araújo) e Macapá (de Alexandre Vaz Tavares). Depois o microfone ficará aberto para quem quiser declamar poesias suas ou de outros autores amapaenses.

Dia Estadual da Poesia
Instituído pela Lei N. 580, de 21/06/2000, 8 de agosto é o Dia Estadual da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, médico, professor e ex-prefeito de Macapá Alexandre Vaz Tavares, nascido em Macapá no dia 8 de agosto de 1858. Consta que ele foi o primeiro  a escrever poemas sobre Macapá. Sua poesia “Macapá” (praticamente desconhecida das novas gerações) foi publicada pela primeira vez em agosto de 1889, na Revista de Educação e Ensino do Pará. Vaz Tavares morreu em abril de 1926, aos 67 anos.

Vale ressaltar que a iniciativa de  instituir o Dia Estadual da Poesia partiu dos poetas José Pastana, Ricardo Pontes e Leão Zagury. Eles fizeram a minuta de  um projeto de lei e apresentaram ao então deputado Edinho Duarte, que abraçou a causa, fez o projeto e apresentou na ALAP, sendo aprovado por unanimidade.

Biblioteca escolar – Professora amapaense lança livro na Rússia, Alemanha, Espanha e Brasil

Rússia, Alemanha, Espanha e Brasil estão entre os países onde será lançado o livro A Relevância da Biblioteca Escolar na Satisfação da Leitura, de autoria da professora Lucyvânia D’arc Duarte Ribeiro. A obra é fruto da tese de mestrado, que trata sobre como o acesso à leitura na biblioteca escolar influencia no aprendizado de estudantes da 4ª série.

O livro já está pronto e será lançado nas plataformas online e impressa, pela editora Novas Edições Acadêmicas. O trabalho científico foi feito com 108 alunos de uma escola particular local. A tese A Relevância da Biblioteca Escolar na Satisfação da Leitura mostra um histórico das bibliotecas escolares no Brasil, o papel do bibliotecário, a estrutura e o funcionamento da biblioteca escolar, e a legislação que regulamenta e assegura o acesso à mesma.

Lucyvânia é uma das coordenadoras pedagógicas da Escola Municipal Continue lendo

Senador amapaense preside a CPI do BNDES

Uma das CPIs mais aguardadas foi instalada no Senado Federal ontem, 2. Trata-se da a Comissão Parlamentar de Inquérito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O senador amapaense Davi Alcolumbre (DEM) foi eleito presidente desta CPI, que conta com  13 integrantes titulares e oito suplentes que vão investigar denúncias de irregularidades nos empréstimos concedidos pelo BNDES  a empresas brasileiras e governos estrangeiros.
A CPI tem 180 dias para concluir os trabalhos, ou seja, até o carnaval 2018. E não pode nem deve atravessar o samba.

Senai oferta mais de 400 vagas em cursos gratuitos

Vale do Jari – O Barco-Escola Samaúma vai realizar mais uma etapa de atendimentos na região do Vale do Jari. Com inscrições abertas até esta sexta-feira, 4 de agosto, estão sendo ofertadas 412 vagas para 15 cursos de qualificação para o mercado de trabalho. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá e a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari.

As oportunidades estão assim distribuídas: Padeiro (160h) – 20 vagas; Pães Caseiros (40h) – 20 vagas; Continue lendo

Combate às hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promove nesta sexta-feira, 4, a partir das 15h, no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Serão ofertados testes rápidos para Hepatites B e C, vacina e distribuição de preservativos.

No período de 7 a 11 de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com apoio das equipes de Estratégia Saúde da Família, intensificarão a realização do teste rápido, orientações e consultas médicas para tratamento e encaminhamento de casos positivos da doença.