Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Ô inteligência!

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 10/12/09 as 1:32 pm

arvore2Para “recuperar” o canteiro da avenida Feliciano Coelho, a Prefeitura de Macapá concretou os pés das árvores. Diminuiu os desníveis e buracos da calçada, mas não sobrará uma árvore, uma sombra,  um verde…
Aí a gente pergunta: onde estão as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente que fazem vista grossa para uma aberração dessas?
Que tipo de empresa é esta que a Prefeitura contratou para tal “serviço”?
A Prefeitura não fiscaliza as obras que contrata?

Romaria

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 10/12/09 as 1:14 pm

É uma verdadeira romaria o que se vê nos corredores das secretarias de Estado de Planejamento e Fazenda.
São empresários – micros, pequenos e médios – e todo tipo de prestador de serviço querendo receber pelos serviços prestados ou vendas feitas no decorrer do ano, cujos pagamentos estão há meses em atraso.

No clima de Natal – Receitas da Eliane

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 10/12/09 as 11:34 am

A Eliane, que ama receitas e adora cozinhar, compartilha com os leitores do blog duas receitas deliciosas para deixar a ceia de Natal mais gostosa e mais bonita. São pastéis de nata e purê de maçã verde.
Você também pode ajudar a fazer o blog neste clima de Natal, enviando receitas de pratos, drinks, sobremesas etc, fotos da sua árvore de Natal, da decoração natalina, poemas, crônicas, sugestão de presente etc etc etc … enfim, tudo que possa tornar o Natal mais bonito, mais gostoso e cheio de amor.

Mas, vamos as receitas da Eliane:

Pastéis de Nata
Ingredientes

150 gramas de massa folhada congelada

Recheio (mais cremoso)
9 colheres (sopa) de açúcar
½ litro de creme de leite fresco
9 gemas

Recheio (mais firme)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 e ½ xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
açúcar de confeiteiro e canela em pó a gosto
8 gemas
1 ovo

Modo de Preparo: Descongelar a massa folhada à temperatura ambiente de acordo com as instruções da embalagem. Reservar.

Recheio (mais cremoso): Peneirar as gemas numa tigela refratária, Juntar o açúcar e o creme de leite e bater até obter uma mistura homogênea. Em seguida, levar ao fogo em banho-maria e cozinhar, mexendo sem parar, até obter um creme encorpado. Retirar do fogo e deixar esfriar. Abrir a massa numa superfície lisa com um cilindro até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm, de espessura bem fina. Com um cortador circular de 7 cm de diâmetro, cortar 6 círculos. Dispor os círculos em 6 fôrmas para empada com capacidade para 150 ml cada uma. Apertar bem com as pontas dos dedos, retirar o excesso, dispor em uma assadeira de 23 cm x 33 cm e distribuir o creme sem encher até a borda. Levar ao forno por 45 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada e o recheio um pouco firme. Retirar do forno. Servir os pastéis ainda quentes e, se preferir, polvilhar açúcar e canela em pó.

Recheio (mais firme): Dissolver a farinha em ½ xícara (chá) de leite, despejar numa panela e juntar o leite restante. Misturar bem e levar ao fogo baixo até ferver. Retirar do fogo e reservar. Em outra panela, misturar o açúcar e 1 xícara (chá) de água e levar ao fogo, sem mexer, até obter ponto de fio fraco. Retirar do fogo. Despejar, aos poucos, batendo sempre, a calda de açúcar no leite. Misturar bem e deixar amornar por 15 minutos. Reservar.
Enquanto isso, peneirar sobre uma tigela as gemas e o ovo. Bater com um batedor manual até obter um creme esbranquiçado. Despejar, sem parar de mexer, o creme de ovos sobre a mistura reservada. Bater bem até obter um creme homogêneo. Ligar o forno à temperatura alta. Abrir a massa numa superfície lisa com um cilindro até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm, de espessura bem fina. Com um cortador circular de 7 cm de diâmetro, cortar a massa em 6 círculos. Dispor em 6 fôrmas para empada com capacidade para 150 ml cada uma, apertar bem com as pontas dos dedos e retirar o excesso. Colocar as fôrmas em uma assadeira de 23 cm x 33 cm e distribuir o creme até encher a borda. Levar ao forno por 40 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada e o creme ligeiramente escurecido. Retirar do forno e servir os pastéis ainda quentes. Se preferir, polvilhar açúcar de confeiteiro e canela em pó.
Preparo: 45 minutos + o tempo de forno
Rendimento: 6 unidades

Purê de Maçã Verde
Ingredientes

4 maçãs verdes descascadas e picadas
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 colheres (sopa) de vinho branco
4 colheres (sopa) de açúcar
sal e pimenta-do-relno moída na hora a gosto

Modo de Preparo
Bater no processador as maçãs, o suco de limão, o vinho e o açúcar at0 obter uma mistura homogênea. Retirar e transferir a mistura para uma panela. Levar ao fogo e cozinhar, mexendo de vez em quando, até obter um purê levemente encorpado. Acertar o sal, retirar do fogo, colocar em uma tigela e polvilhar a pimenta moída. Decore como preferir…

Bom dia!

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 10/12/09 as 4:44 am

Que cada um
leve um pássaro
para a amada.
Quem possuir anjo
leve também
seu anjo.

É Natal

Deus acende
pássaros
e rosas
e estrelas
que tentam
inutilmente
fazer renascer
a cor branca
enodoada
pelo vento
que vem das usinas
nucleares.
(Alcy Araújo, 1924-1989)

Mais um blog sob censura

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 10/12/09 as 1:25 am

O blog do jornalista e escritor Fabio Pannunzio está sob censura.

Pannunzio é autor do livro “A última trincheira” e de reportagens investigativas de grande repercussão.  Foi ele quem descobriu a rota de fuga do empresário PC Farias e o paradeiro de Jorgina de Freitas, na Costa Rica, aquela fraudadora da Previdência Social.
Repórter político da TV Bandeirantes, baseado em Brasília, o jornalista está proibido de fazer em seu blog qualquer referência a mulher de um chefe de uma quadrilha internacional. Contra ela inclusive havia uma ordem de prisão, mas nem essa notícia o jornalista pode dar.
Clique aqui para saber mais, prestar solidariedade ao blogueiro e entrar na luta para garantir o direito à liberdade de expressão e de informação.