Um poema de Alcy Araújo

LIRISMO
Alcy Araújo (1924-1989)

Não,
eu não te darei um mal-me-quer.
Eu te darei
uma rosa de todo ano
e uma estrela
e uma lua branca
muito branca
um lírio
– porque os polichinelos
ficaram inanimados no bazar.
Depois
farei o poema do nosso primeiro beijo
recostarás tua cabeça no meu peito
e meus dedos compridos
acariciarão os teus cabelos
e Deus saberá que nós estamos nos amando
porque haverá luz
e um grande silêncio
no pensamento das coisas…

Senado aprova MP que cria fundo para compensação ambiental

Da Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) a medida provisória que autoriza o Instituto Chico Mendes (ICMBio) a selecionar, sem licitação, um banco público para criar e gerir um fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental. O fundo financiará unidades federais de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas e áreas de proteção ambiental (APAs). Aprovada na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 5/2018), a matéria segue para a sanção da Presidência da República.

Continue lendo

Calendário eleitoral

Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o Brasil tem quase 900 mil eleitores com deficiência.

O dia 9 de maio é também a data-limite para que o eleitor que pretende votar nas Eleições 2018 regularize ou tire seu título de eleitor.
No Amapá todos os cartórios eleitorais estao funcionando das 8h às 18h

TSE terá atuação diligente no combate às fake news, diz Carlos Horbach

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach disse nesta terça-feira (8) que o órgão terá uma atuação diligente e equilibrada em relação às fake news nas eleições deste ano. Segundo ele, a Corte buscará tanto a integridade do pleito como a preservação da liberdade da expressão, direito fundamental de todo o cidadão. “O TSE está de olhos bem abertos para garantir que o debate eleitoral seja o mais limpo possível”, destacou o ministro.

As declarações de Horbach foram feitas durante a 12ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, realizada hoje na Câmara dos Deputados. Promovido pelo Instituto Palavra Aberta, o evento debateu a importância da educação midiática na formação da cidadania e no combate às notícias falsas.

Continue lendo

MPT pede a dissolução judicial da Cooperativa dos Garimpeiros do Lourenço

O Ministério Público do Trabalho (MPT) requereu à Justiça a dissolução da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço (COOGAL), no Amapá, por fraude na formação e administração da entidade. Segundo constatado durante ação fiscal, a cooperativa estaria subordinando trabalhadores cooperados aos garimpeiros donos das máquinas ou aos investidores vinculados às empresas compradoras de ouro. Segundo a legislação brasileira, “a Cooperativa de Trabalho não pode ser utilizada para intermediação de mão de obra subordinada”. Continue lendo

Governo espera autorização da ALAP para contratar 349 agentes de endemias

O Governo do Estado do Amapá (GEA) quer fazer contratação temporária – e em caráter de urgência – de 349 agentes de combate às endemias. Para tanto enviou projeto de lei para a Assembleia Legislativa (Alap) e aguarda a aprovação do projeto para iniciar a seleção e contratação.

O Governo justifica a necessidade das contratações tendo em vista que no início deste ano foi registrado um número significativo de doenças endêmicas. De acordo com a Vigilância Sanitária foram  2.407 casos de malária no primeiro trimestre. Isso se deu porque as ações de campo nos municípios, não atingiram os números aceitáveis de visitas domiciliares, buscas ativas e borrifações nas residências, contra a malária. Com a falta dos profissionais, as metas de diminuição estipuladas pelo Ministério da Saúde, não puderam ser atingidas.

Professor e aluno da escola Santina Rioli participam de feira de ciências nos EUA

Professor Aldenir Melo e o estudante Caio Vinicius

O estudante Caio Vinícius Lima de Souza, 16 anos, e o professor de ciências Aldenir Melo, da Escola Estadual Santina Rioli, irão representar o Amapá na Intel-ISEF – Feira Internacional de Ciências e Engenharia, que será realizada entre os dias 13 e 18 de maio, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Caio Vinícius e Aldenir conquistaram a vaga ao garantir o 6º lugar na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em outubro de 2017, ao apresentarem uma proposta ambiental sustentável para dessalinizar água, usando energia solar. O projeto surgiu a partir da realidade vivida pelas famílias da Vila do Sucuriju, distrito de Amapá. Continue lendo